Charles Bridge
A história da ponte é macabra: existem 27 estátuas ao longo da ponte, estátuas de líderes Checos, hoje santos. As estátuas foram construídas no local exato onde esses líderes foram executados brutalmente, por Jan Mydlar: 24 decapitações e 3 enforcamentos.
Um dos locais mais famosos de Praga, Charles Bridge é normalmente a primeira parada para muitos
visitantes. A ponte está alinhada com as estátuas de pedra dos santos, dando aos visitantes a sensação de que eles estão sendo observados enquanto fazem seu caminho para o outro lado. No entanto, a lenda que um desses santos ainda "vive" em uma estátua:
O conto diz que no século 14, São João Nepomuceno tinha acabado de tomar a confissão da rainha Joana, esposa do rei Venceslau IV. Quando o santo recusou-se a dizer ao rei, precisamente o que foi confessado, o rei mandou o padre ser torturado antes de ser jogado para fora da ponte e em seguida, deixa-lo para morrer afogado. Seu fantasma permaneceu na ponte de 300 anos, até o século 17, até que foi congelado e colocado em uma estátua. Alguns afirtmam que ao tocar a estátua, qualquer segredo se torna seguro e garante-se que ele não seja descoberto por ninguém.
Apesar de São João já não assombrar mais a ponte, não é aconselhável cruzar a área à meia-noite. Isto é, quando os fantasmas dos dez senhores, executados na Idade Média, aparecem cantando canções tristes, com a intenção de assustar alguém atravessando a ponte durante a hora das bruxas.
A lenda também diz que esta ponte jamais cairá, porque à sua argamassa foram incorporados ovos e vinho.
Josefov
Josefov foi a primeira área do gueto judeu de Praga, e é aqui que os famosos fantasmas do rabino Loew e do Golem de Praga ainda residem. No início do século 16, quando os judeus foram acusados de assassinar crianças cristãs, o rabino Loew criou o Golem, uma figura moldada do barro do rio Vltava para ajudar a salvar a população judaica. Rabino Loew trouxe a vida à figura recitando encantamentos em hebraico e, em seguida, o teria liberado para proteger a comunidade. O Golem cresceu cada vez mais até que o Imperador pediu ao rabino para destruí-lo. No entanto, o rabino estava relutante em destruir a figura que salvou os judeus de muitos ataques, e assim, colocou a estatueta no sótão da Sinagoga Novo Mundo onde está até hoje. Loew ordenou que ninguém deveria jamais entrar no sótão e até mesmo os nazis eram incapazes de penetrar esta área da Sinagoga.
Mosteiro de Strahov
O belo Mosteiro de Strahov tem duas impressionantes torres góticas que dominam o horizonte da cidade. O conto fala de uma pobre mulher que viveu durante o tempo da praga. A peste derrubou um a um seus filhos e ela usou o pouco que tinha de dinheiro para tocar os sinos da capela em homenagem às crianças. Depois que ela morreu, os sinos continuaram a tocar e em noites de lua, o hino 'a Maria' é ouvido depois de todos terem saído da capela.
Outra lenda muito conhecida é a lenda do cavaleiro sem-cabeça. Durante a noite, à 1h da manhã exatamente, é possível ver um cavaleiro sem cabeça sair a galopar a toda a velocidade do mosteiro. O cavaleiro leva a cabeça pendurada na mão.
A lenda diz-nos que este cavaleiro é um padre que se recusou a ajudar um moribundo. Quando o vieram procurar, ele estava a jogar às cartas, e disse que só iria ajudar o moribundo no final do jogo. Quando, mais tarde, montou no cavalo, o cavalo deu-lhe um coice que lhe arrancou a cabeça.
Quando é avistado, o cavaleiro nunca repara na audiência e continua a galopar como se não visse ou não se importasse.
Também se diz que nos arredores do mosteiro, durante a noite, se ouve um sino misterioso. Diz-se que o sino veio de Jerusalém e está escondido, ninguém sabendo o local.
Por ultimo, a livraria do mosteiro possui diversos livros com conteúdo místico e secreto. Estes livros não estão acessíveis ao publico, pois diz-se que contêm material que o mundo ainda não está pronto para conhecer. Diversos historiadores confirmaram a existência destes livros secretos que nunca foram lidos.
Tyn Court
Diz-se que o fantasma de um jovem guarda turco aparece no Tyn Court nas noites de lua cheia.
No século XVI, um jovem turco apaixonou-se por uma beldade de cabelos loiros quando a viu pela primeira vez às portas do Tyn Court.
Devoto, o turco regressou à sua terra nativa para receber as bênçãos muçulmanas que lhe permitiriam casar-se com a jovem. Ele tinha-lhe pedido a ela para esperar por ele, e ela assim o fez. No entanto, passado meses (há quem diga que foram mesmo anos), a rapariga apaixonada começou a hesitar. Cheia de ciúmes, a jovem começou a suspeitar que o seu amado se tinha apaixonado por outra pessoa.
E assim, na mesma noite em que o jovem turco regressou, a rapariga casou-se. Num ataque de fúria, ele puxou-lhe pelas longas madeixas loiras e decapitou-a. No entanto, ainda apaixonado, arrependeu-se no momento.
Há quem tenha visto o fantasma do rapaz a vaguear à procura do corpo da sua amada para lhe devolver a cabeça.
Mosteiro Emauzy
O culpado desta assombração é o chamado “Diabo Emauz”. Diz-se que foi enviado para o Mosteiro um cozinheiro do Inferno para testar a devoção dos monges beneditinos eram, conhecidos por serem muito devotos.
O cozinheiro preparou refeições tão deliciosas e com tanta mestria que em pouco tempo os monges sucumbiram ao pecado da gula e depressa esqueceram a devoção, com a ajuda de pratos saborosos e dos melhores vinhos.
Um dia, no entanto, o plano do cozinheiro foi descoberto, e este foi transformado num galo preto. Depressa os monges regressaram aos seus hábitos virtuosos.
Relógio Astronómico de Praga
O relógio astronômico é uma das principais atrações de Praga. No início de cada hora, aparece a estátua de um esqueleto que toca o sino, simbolizando a chegada da morte. No entanto, no final deste ato, aparece um galo e canta, simbolizando o início de um novo dia e afastando a morte.
O criador do relógio, Mikulas de Kadan, perdeu a visão durante a construção do relógio. A lenda diz que os vereadores da Câmara mandaram cegar o mestre que tinha construído o relógio, com uma espada incandescente, para que ele não pudesse construir uma cópia do relógio em outras cidades. Quando o relógio foi remodelado pela primeira vez, em 1490, pelo Mestre Hanus, os olhos do relojoeiro foram removidos.
Segundo a lenda, quem tenta remodelar o relógio, fica cego.
O Fantasma de Franz Kafka
A casa onde Franz Kafka- um dos maiores escritores de ficção do século XX, com obras como a novela Metamorfose- morou, em Praga, é hoje uma livraria. No entanto, não é possível encontrar livros do famoso escritor na mostra, nem dentro da loja, nem em qualquer lugar da cidade.
A escrita de Kafka, conhecida pelo seu elemento grotesco e perturbador, foi altamente influenciada pelos segredos da cidade. De acordo com várias testemunhas, o fantasma do Kafka ainda hoje assombra a cidade de Praga, vagueando pela “old town”.
Golden Lane
Há diversas histórias sobre a famosa Golden Lane. Diz-se que havia um tesouro escondido em um poço da casa “Golden Well”, que era um poço que emitia luz dourada. Um dia, uma criada curiosa caiu ao poço e afogou-se, enquanto procurava o tesouro. Um dia, o poço foi revistado e um tesouro foi, de fato, encontrado por detrás de uma pedra. O fantasma da criada pode ser visto a vagar e a gemer pela casa.
Outra história diz-nos que um guerreiro e a sua esposa foram mortos nessa casa, e que os seus cadáveres sem cabeça assombraram a casa durante anos, até seus corpos serem encontrados e cremados.
O fantasma de um homem em chamas, alegadamente, vaga ao longo da Golden Lane durante a noite. Este fantasma toma inicialmente a forma de um homem que vem pedir às pessoas ajuda para carregar um saco cheio de dinheiro, e diz que só pode ser salvo se o ajudarem a levar o saco da Golden Lane à Old Town Square. Contudo, quando alguém aceita ajudar o homem, este começa a arder imediatamente, o que faz com que as pessoas fujam apavoradas.
Karolinum
Neste gabinete de medicina, podemos hoje em dia ouvir o ranger dos ossos de um pobre homem cujo esqueleto foi comprado há bastante tempo por um dos professores da Universidade de Charles que queria adicionar o seu esqueleto raro (o homem tinha mais de dois metros de altura) à sua coleção. Julgando que ia viver durante mais anos que o professor (que era 40 anos mais velho), o homem vendeu o seu esqueleto ao médico por 30 coroas tchecas, gastando todo o dinheiro numa noite de bebedeira.
No entanto, nessa noite, pouco depois da meia-noite, o estudante foi assassinado e o esqueleto foi adicionado à coleção do professor.
Ainda hoje a silhueta alta e ossuda do esqueleto aparece nos arredores do Karolinum, pedindo dinheiro às pessoas para o ajudarem a comprar de volta o seu esqueleto.
Castelo de Praga
É reconhecido pelo Guiness como o maior castelo do mundo. Foi também um local de grandes confrontos políticos e religiosos.
Diz-se que qualquer usurpador que coloque a coroa do Santo Venceslau na sua própria cabeça, morrerá no espaço de um ano.
Durante a ocupação Nazi, Reinhard Heydrich habitou o castelo. Diz-se que colocou a coroa na sua cabeça e foi assassinado um ano depois.
A Golden Lane e a câmara de tortura do castelo são os locais mais assombrados.
Monte Petrin
Este monte sempre foi conhecido pelos inúmeros rituais pagãos nele praticados.
Todo o tipo de rituais, desde rituais de adivinhação e vidência eram praticados. É considerado um local de culto que se manteve até ao século XVIII.
Existiu uma cascata em Petrin que se diz ter sido guardada por fadas e espíritos aquáticos. Diz-se que um dia, um turista furioso atirou uma mão cheia de terra para a água, e que nesse mesmo instante o turista foi desfeito em pedaços pelos guardiões da cascata.
Mesmo no topo da montanha costumava existir uma grande pedra lisa. Qualquer pessoa que se deitasse na pedra e dormisse, teria sonhos premonitórios e visões do futuro. Os cristãos destruíram esta pedra.
Diz-se que qualquer pessoa que reze em todas as capelas de Petrin, não sofrerá fome durante um ano inteiro.
Estas são apenas algumas das lendas que encontrei. Há muitas mais. Praga é um lugar lindo, fantástico e misterioso. Dizem que há sempre um nevoeiro constante pairando no ar, o que deixa a cidade com um tom muito místico e arrepiante.
Se você conhece outras lendas, ou quer conhecer os mistérios de outras cidades do mundo, deixe um comentário.
Legal, sempre quis conhecer Praga, com essas lendas agora, essa vontade está maior ainda! ;3
ResponderExcluirDepois de assistir O Albergue, fiquei um pouco receosa sobre ir para países eslavos HAHA!
Excluirkkkkkkkkk sábia decisão minha jovem
Excluir