quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Shell Shock -Traumas de Guerra


O termo "Shell Shock" passou a ser usado para referir-se à um vínculo assumido entre os sintomas e os efeitos de explosões de granadas de artilharia. O termo foi publicado pela primeira vez em 1915 em um artigo no The Lancet por Charles Myers.

Shell Shock é a reação de alguns soldados ingleses na Primeira Guerra Mundial ao trauma da batalha. É uma reação à intensidade do bombardeio e do combate, que produziu um desamparo que aparece várias vezes como pânico, incapacidade de raciocinar, dormir, andar ou falar. No caso do Shell Shock, até mesmo o soldado mais obediente, em uma situação onde se encontra cercado pelos inimigos, vai perder todo o seu auto-controle.


Durante a guerra, o conceito de "Shell Shock" foi mal definido. Casos de shell shock eram comumente interpretados como uma lesão física ou psicológica, ou simplesmente como uma falta de fibra moral. Embora o termo não seja mais utilizado em qualquer discurso médico ou militar, que entrou na imaginação popular e da memória, é muitas vezes identificada como a lesão "assinatura" de guerras.

Na Segunda Guerra Mundial e posteriormente, o diagnóstico de "shell shock" foi substituído pelo de reação de estresse de combate, uma resposta semelhante, mas não idêntico ao trauma de guerra.

Geralmente, aqueles que eram acometidos por essa "doença", começaram a relatar sintomas médicos após o combate, incluindo zumbidos, amnésia, cefaleia, tontura , tremor, hipersensibilidade à barulhos e falta de controle dos músculos. Embora esses sintomas se assemelhavam ao que seria de esperar depois de um ferimento físico cerebral, muitos dos relatórios médicos dos doentes não mostraram sinais de ferimentos na cabeça.

Descobriu-se mais tarde que o "Shell Shock" era uma reação emocional dos indivíduos, e não física. Entretanto, mesmo depois dessa descoberta, homens que sofriam dessa neurose de guerra foram levados a
julgamento, e até mesmo executados por crimes militares, incluindo deserção e covardia. Embora se reconheça que as tensões da guerra poderiam levar os homens a "bugar", um episódio de duração era suscetível de ser visto como um sintoma de falta fundamental de caráter. Por exemplo, em seu depoimento à Comissão Real do pós-guerra que estava estudando essa curiosa anomalia, Lord Gort disse que Shell Shock foi uma fraqueza e não foi encontrado em unidades "boas".

Execuções de soldados do exército britânico não eram comuns. Enquanto havia 240.000 Tribunais Marciais e 3.080 sentenças de morte proferidas, em apenas 346 casos, a sentença foi executada: 266 soldados britânicos foram executados por "deserção", 18 por "covardia" , 7 de " Sair de um posto sem autorização", 5 para "desobediência a um comando legal" e 2 por "Jogar as armas" . Controversa, em 7 de novembro de 2006, o governo do Reino Unido deu à todos os executados, perdão condicional póstumo.

Um dos mais importantes hospitais para tratamento das vítimas do choque psíquico na Inglaterra, era o Craiglockhardt. Nesta instituição, o doutor A. J. Brock desenvolveu uma terapia pela qual os doentes mantinham-se ativos. Brock partia do pressuposto de que as atividades engendravam uma energia moral (moral energy) que facilitava a recuperação do enfermo. As vítimas do shell shock eram incentivadas a escrever poemas e matérias para periódicos produzidos pelos hospitais. Contudo, este não era o único instrumento terapêutico. Os médicos recorriam também ao mecanismo conhecido como faradização (terapia com choques elétricos).

Muitos enfermos acometidos pelo Shell Shock não foram curados.


 "A Guerra destrói corpos e mentes."


Um comentário: