domingo, 27 de abril de 2014

SCP Foundation - SCP-099

Item#: SCP- 099

Classe de Objeto: Seguro

Procedimentos de contenção especiais: SCP- 099 é mantido pendurado em uma parede de 1m por 75 centímetros, em uma sala a prova de fogo na Galeria 27 de clima e umidade controlados para se manterem
padrão. Devido às suas propriedades, SCP-099 só pode ser visto dentro da galeria pelo pessoal de Nível 2 ou superior, e apenas a uma distância superior a cinco metros e por um período máximo de cinco minutos por dia. Quando não está sendo visto, deve-se manter-se guardado e eletronicamente bloqueado.

Descrição: SCP-099 é uma pintura de 73 x 50 cm, intitulada "O Retrato". Criado em 1935 pelo pintor surrealista René Magritte, a pintura original possui propriedades meméticos que desencadeiam paranóia aguda e persistentes efeitos psicológicos, quando vistos por muito tempo ou a uma distância de cerca de três metros ou menos. A pintura retrata uma cena simples, com a adição de um único olho olhando para o telespectador.

A reprodução da obra estava atualmente no Museu de Arte Moderna de Nova York, com elementos críticos removidos para evitar que a paranóia ocorresse. Para uma descrição detalhada das mudanças, referem-se ao documento 099b (N/T: Não encontrei este documento no site da Fundação). Reproduções e fotografias da obra original detalhadas mantem suas propriedades meméticas.

Aqueles que viram a pintura por muito tempo ou de muito perto tornam-se sujeitos à ilusão de que qualquer ser ou representação de um ser com olhos está olhando para eles. Em casos extremos, os sujeitos relatam que objetos inanimados estão fazendo contato visual.

A condição é tão grave que os indivíduos vão mesmo reportar fazer contato visual com as pessoas cujas cabeças estão completamente viradas. Dependendo do comprimento da exposição original para a pintura, os indivíduos podem sofrer desta condição até à morte, e ela pode resultar grave paranóia e enochlophobia (N/T: enochlophobia, seria o semelhante ao que conhecemos como Agorafobia, ou, pessoas que tem medo de multidões.)

Adendo: SCP-099 foi recuperado a partir da coleção particular de Kay Sage, outra pintora surrealista. A recuperação foi realizada pela MTF Theta-6 "Pink Panther". Sra. Sage desconhecia a recuperação e substituição de SCP-099, embora a investigação pré-recuperação sugere que ela estava consciente de suas propriedades e era ou imune ou tinha o cuidado de não olhá-lo muito de perto.

Magritte ainda estava vivo no momento em que SCP-099 foi armazenado na Galeria 27. Ele permaneceu sob vigilância da Fundação até sua morte em 1967. A pesquisa sugere que o gatilho memética da pintura foi criada intencionalmente, embora o efeito e o poder do gatilho foram provavelmente não intencionais. A Fundação tem estudado o resto das obras de Magritte e não encontrou propriedades meméticas anômalas até esta data.

Testes de conversão do gatilho: [DATA expurgado ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário