domingo, 18 de maio de 2014

Game Show - Ib

Mais um RPG hoje! Dessa vez, você é uma garotinha chamada Ib. Seus pais a levaram para uma galeria de arte. Entretanto, ao se deparar com uma das pinturas, as coisas na galeria começam a mudar: a música para, as pessoas somem, seus pais desaparecem da recepção e uma estranha mensagem em uma mancha de tinta a chama para um mundo novo e assustador. Ficou curioso? Então conheça Ib:


Esse jogo é, simplesmente fantástico! Eu nem sei o que dizer dele, porque ele me surpreendeu em tudo. Eu não pensei que seria tão interessante de jogar, afinal, o que pode ser curioso e assustador em uma galeria de arte (HUE)? Há uma história tão complexa e interessante, que você não quer parar de jogar, enquanto não zerar o jogo. Existem vários puzzles a serem resolvidos, muitos deles referentes às próprias pinturas da galeria.


Depois de mergulhar nesse mundo, as pinturas e esculturas tomam vida, muitas delas tornando-se até mesmo conscientes de sua presença.

Dicas:
As rosas são vidas. Sua rosa é vermelha, e as de Garry são azuis.

Nunca deixe de salvar o jogo.


Observe todo o cenário.

Em Ib, você também irá conhecer personagens que irão ajudá-la, como é o caso de Garry. Um homem que você encontra pelo caminho, e que torna-se um grande aliado.

Como em outros RPG's, esse também possui vários finais. Abaixo, estarão estes finais, o que irá acontecer e como alcançá-los, mas há spoiler. Quem não quiser perder a surpresa, pule a parte em vermelho com a tag [SPOILER].


[SPOILER] Existem dois grupos de finais (bad ends e good ends). Band ends e good ends são alcançados mediante uma única característica, que eu considero um divisor de águas. Esse divisor de águas é a morte de Garry.

Quando Garry morre: Para obter as terminações do Bad End, Garry tem que morrer. Garry vai morrer se a raiva de Maria em Garry é 3 ou superior. Para levantar a raiva que você pode fazer o seguinte:

  • Chutar a cabeça de manequim no quarto Espelho (Área Gray)
  • Na área de Violet, puxe o cabo mais à direita no quarto Cord. Um Manequim será descartado como resultado.
  • Chute a boneca persistentemente em vez de movê-lo de lado na área Violet.
  • Deixar o quarto da boneca na Área Violet. ( Isso adiciona dois pontos de raiva)
  • Diga a Mary que você irá com Garry na Área Brown. ( Ela não vai fazer esta pergunta se sua raiva já estiver grande)
  • Quebre todas as cabeças de manequim na Área Brown.

Bad Ends:


Juntas, para sempre:

Para conseguir esse final, você deve ir direto para a galeria depois de deixar a caixa de brinquedos (para não queimar a pintura de Mary). Quando você descer as escadas, você encontrará seus pais conversando com Mary sobre o jantar e, aparentemente, Mary tornou-se sua irmã. Mary vai até você e diz que ela encontrou Ib . Então vocês duas vão para casa .

Se você ainda tiver o doce Garry lhe deu, Mary vai levá-lo e comê-lo. Se você tentar comê-lo, Mary vai tirar isso de você e depois descartá-lo, dizendo que é perigoso.


Retrato esquecido:

Depois que Mary arrancar as pétalas da rosa de Garry, volte, tome o isqueiro e queime a pintura de Mary. Então, vá para a galeria e salte no mural. Neste final, o retrato Enforcado onde Garry estava olhando no início é substituída por um retrato de Garry dormindo (presumivelmente morto) chamado Forgotten Portrait. Ib não se lembrará dele, mas quando sua mãe te chamar para ir embora, Ib se vira para olhar para a pintura mais uma vez antes de correr para sua mãe.


Ib All Alone [1]
Neste final que você tem que queimar a pintura de Mary. Mas, em vez de saltar no mural, vá com o Garry falso. A única coisa que você vê é Ib indo embora com o falso Garry. Ib provavelmente morre nesta final.


Ib All Alone [3]
Neste final queimar a pintura de Mary é opcional. Em vez de saltar no mural, passe longe dele. Ib será presa no mundo alternativo indefinidamente.


Ib All Alone [4]
Neste, basta apenas dormir na cama na Fase Final.


Bem-vindo ao Mundo de Guertena:


Neste final , você fica na galeria alternativa com Mary e Garry, e tem uma "festa" onde Mary lhe apresenta para seus amigos, as bonecas, as senhoras e os manequins. Para conseguir esse final você deve matar Garry, falhar o quarto de boneca, e ter uma boa relação com Mary. Então, quando ele pede para você chamar o nome de Garry ou a olhar para trás, escolha "Stare Back" e você terá esse fim.


Morte de uma pintura:

Semelhante ao fim  "Bem-vindo ao Mundo de Guertena". A única diferença é que você deve ter um mau relacionamento com Mary, o que leva a ela deixando a galeria sozinho. Depois de entrar na verdadeira galeria, você vai ver que ninguém está por perto. Então você tem que verificar todos os lugares da galeria. Logo você vai ver sinais de morte de Mary. Você vai ouvir os passos, a tela vai ficar cada vez mais escura até que torna-se preta, em seguida, Mary vai exclamar: ".......... pai ..........! " e eventualmente morre.


Quando Garry não morre: Para obter as seguintes terminações, Garry tem que viver. Portanto, tente evitar as ações que causam sua morte.


Recantos da Memória

Queime a pintura de Mary. Quando Garry machuca a mão, não dê a ele o lenço. Em seguida, vá a galeria e salte no mural. Neste final, você encontrará Garry diante da escultura da rosa. Quando você falar com ele, ele não vai lembrar de você e vai embora. A mãe de Ib vem e diz-lhe alguma coisa sobre a escultura da rosa.


Ib All Alone [2]
Queime a pintura de Mary. Vá para a galeria, mas em vez de saltar para o mural, vá com a mãe falsa. Ib provavelmente morre nesta final.


Promessa de Reunião:

Queime pintura de Mary, e dê ao Garry o lenço quando ele machuca sua mão. Você precisa de um bom relacionamento com Garry para ser capaz de fazer isso. Você pode obter um bom relacionamento com Garry por fazer essas coisas: (você não precisa fazer tudo, mas a maioria deles )

  • Na área de Gray, leia o cartaz sobre o truque da mão à direita na sala de labirinto.
  • Faça Garry parar  de chutar o manequim no quarto Mirror.
  • Pegue o casaco de Garry no cofre.
  • Fale com Garry sete ou mais vezes no cofre depois de dar de volta o seu casaco.
  • Na área Violet, vá embora do labirinto no início da Área.
  • Olhe para o quebra-cabeça de leite
  • Quando as luzes se apagam , não diga " ....................."
  • Fale com Garry sete ou mais vezes à luz do sol falso em Sketchbook
  • Quando você cair na caixa de brinquedos , não responda " ......................... "

Depois de dar-lhe o lenço, volte para a galeria e pule no mural. Você encontrará Garry diante da escultura rosa. Fale com ele, ele não se lembra de você no início, mas quando ele vê o lenço, lembra. Garry quer devolver o lenço, mas quer lavá-lo também, para que haja um motivo para se reunirem novamente. [/SPOILER]


Comandos:
← → ↓ ↑: Movimentam o personagem.
Enter: interagem com pessoas e objetos.
Esc: Abre o inventário.
Shift: Pausa o jogo.

Reações:
(Infelizmente não encontrei nenhum vídeo em português.)





Como baixar o jogo:
Clique AQUI e você será redirecionado à pagina de download do jogo. Então, clique em Download Ib 1.06 como mostra a imagem:


Após, uma nova página irá abrir. É só clicar em DOWNLOAD (48.05 MB).

Bom jogo!

2 comentários:

  1. Fala Metzger!

    No próximo Game Show, tem como você falar sobre Pulse Phobia? (isso se você não já tiver falado sobre ele). É um daqueles joguinhos indies simples, mas é meio longo e da uns sustinho do kraiu!

    O Terror Games Bionic fez uma gamplay sobre!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jogo eu não conheço, mas vou testar essa semana e capaz que eu faça sim!

      Valeu pela dica, Leon!

      Abç!

      Excluir