quinta-feira, 1 de maio de 2014

O desastre do Station Nightclub

Em 20 de fevereiro de 2003, o Station Nightclub - uma boate temática, localizada  na cidade americana de West Warwick, Rhode Island - estava apresentando shows de bandas estilo Glam Rock e Rock'n'Roll, quando um incêndio iniciou-se no palco do local às 11h07. O fogo foi causado pela pirotecnia da banda principal da noite, o Great White.

As chamas se alastraram quase instantaneamente, graças a espuma de isolamento acústico do teto, feito de material altamente inflamável. O incêndio tomou conta de toda a instalação em pouco mais de cinco minutos. Por causa da rapidez com que o fogo se alastrou, muitas pessoas que se encontravam na boate não conseguiram sair a tempo, e acabaram por morrer ou por inalação de fumaça tóxica ou queimadas vivas ou pisoteadas, graças ao desespero para saírem da boate. Cerca de 100 pessoas perderam suas vidas - inclusive o guitarrista do Great White, Ty Longley - e mais de 230 ficaram feridas.

Abaixo, vocês poderão ver um vídeo gravado de dentro da boate por um sobrevivente. Preciso dizer que este vídeo é, no mínimo, chocante. Você pode acompanhar desde o inicio do incêndio, quando as pessoas tentam sair da boate em ordem, até que percebem que o fogo está se alastrando com muita velocidade, e acabam por se desesperar. Ouvir os gritos e pedidos de ajuda vindos de dentro da boate é angustiante e ver as chamas tomando o local te dão uma sensação indescritível.. de fato, um dos vídeos mais chocantes que eu já vi. Assista com precaução: 


Abaixo, um compilado de imagens do que sobrou da boate após o incêndio:



Nenhum comentário:

Postar um comentário