Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2014

Misteriosa doença da Bela Adormecida ataca moradores de aldeia russa

Não estamos falando de um conto de fadas. Em um pequeno vilarejo russo, residentes simplesmente entram em colapso e dormem por dias a fio sem qualquer motivo aparente.



Os cientistas não estão claros quanto ao que está causando a síndrome do sono misterioso, (apelidado de Doença da Bela Adormecida) que tem afetado dezenas de moradores na aldeia Kalachi e nas proximidades da cidade soviética de Krasnogorsk. Tudo começou na primavera de 2013, quando muitos moradores procuraram ajuda médica contra fadiga, fraqueza, sonolência, perda de coordenação, perda de memória parcial, e, ocasionalmente, alucinações. Em janeiro de 2014, os pacientes simplesmente caiam onde estavam e dormiam durante vários dias seguidos.


O bizarro distúrbio do sono atinge moradores de aldeia Kalachi e da cidade soviética de Krasnogorsk. Uma mulher, Lyubov Belkova, estava vendendo roupas em sua tenda do mercado local, quando de repente tombou e dormiu. Dois meses depois, uma mulher que trabalhava com Lubov no mercado adormeceu da mesma maneira. Logo, todas as mulheres do pequeno mercado adormeceram também. O mesmo aconteceu à muitos outros moradores.

Marina Felk de 50 anos, uma leiteira em Kalachi que dormiu por dois dias seguidos, explicou como a doença bizarra a atingiu:

"Eu estava ordenhando as vacas no início da, como de costume, e adormeci. Eu não me lembro de nada, só de acordar em uma enfermaria de hospital, onde as enfermeiras sorriram e me e disseram: 'Bem-vinda de volta do sono, princesa, você finalmente acordou. O que mais me lembro? Nada. Eu dormi por dois dias e duas noites. As mulheres da minha ala disseram que eu tentei acordar várias vezes, dizendo que eu precisava urgentemente ordenhar minhas vacas."

O mistério da doença da Bela Adormecida não apenas ataca os moradores nativos; pessoas de fora podem ser afetadas da mesma maneira. Lexey Gomwent de 30 anos foi visitar sua sogra em Kalachi e também foi atingido pela praga do sono.

"Eu vim com a minha esposa para visitar a minha sogra. Na parte da manhã, eu queria terminar meu trabalho. Liguei meu laptop, abri as páginas que eu precisava para terminar a leitura - e foi isso. Parece que alguém apertou um botão para me desligar. Acordei no hospital, com minha esposa e minha sogra ao meu lado. O médico não encontrou nada de errado comigo depois de uma série de testes que realizou. Eu dormi por mais de 30 horas."

Por que as pessoas na vila Kalachi e na cidada de Krasnogorsk adormecem durante dias a fio? Os aldeões se preocupam com várias pessoas que foram recentemente anunciadas como mortas e enterradas antes que a condição misteriosa fosse conhecida. Eles temem que alguns dos seus "mortos" podem ter sido enterrados com vida.

Kalachi e Krasnogorsk - cidades soviéticas "top secret"

Na era da URSS, Krasnogorsk, que fica perto da fronteira noroeste de Moscou, era uma cidade soviética "secreta". Habitada na época por vários milhares de cidadãos, foi operada e governada diretamente por Moscou, que também monitorou as operações de uma mina de urânio nas proximidades. O status de secreto começou quando cientistas alemães responsáveis pelo foguete V2 foram capturados e liquidados em Krasnogorsk com suas famílias. Hoje Kalachi tem cerca de 700 habitantes residentes e seu status "top secret" foi elevado.

Cientistas, ambientalistas e especialistas médicos buscam respostas

Um médico diagnosticou o comportamento bizarro como encefalopatia de etiologia desconhecida - em outras palavras, um dano cerebral. As vítimas simplesmente começam a sentir um desejo irresistível de dormir. A aldeia de Kalachi foi visitada por especialistas em toxicologias, radiologistas, neurologistas e ambientalistas, que após a realização de vários milhares de testes independentes, não encontraram nenhuma causa, ambiental ou de outra forma, para o distúrbio bizarro de sono (eles ainda testaram os suprimentos de vodka locais). A única explicação possível em que se há uma certa concordância é a de uma doença psicológica.

A doença do sono parece atingir a aldeia em ondas com o primeiro início na Primavera de 2013, seguindo em Maio de 2013, Janeiro de 2014, março de 2014 e maio de 2014. Até o momento, entre 40 e 60 pessoas foram abatidos pela estranha anomalia.

4 comentários:

  1. Russos… Me arrependo de descender 'se povoloko o_o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser dahora ter a capacidade de tomar vodka com nescau no café da manhã HAHAH!

      Excluir
    2. Nunca tentei, valeu a ideia e.e
      'Xo fazer minha tigela de cereal de caviar com vodka aqui…

      Excluir