terça-feira, 16 de setembro de 2014

Os sinistros sons do universo



É dito que os sons não podem se propagar no vácuo do universo, mas o universo não é tão silencioso quanto se imagina. As ondas eletromagnéticas emitidas por toda a galáxia podem ser gravadas por um aparelho chamado espectrógrafo, que transforma essas ondas em ruídos. Existem inúmeros ruídos sendo emitidos por toda a galáxia, que simplesmente não podemos ouvir sem ajuda, por serem extremamente sutis. Você teria que ter uma audição milhares e milhares de vezes mais potente do que a que possui, e isso seria impossível para qualquer ser vivo conhecido. Mas é claro que o ser humano dá um jeitinho em tudo. Hoje, existem muitos astrônomos empenhados em driblar essa limitação, usando amplificadores enormes para deixar a melodias do universo mais audível. É claro que não trata-se de pura curiosidade científica: este barulho cósmico pode nos ajudar a descobrir novos planetas, galáxias e quem sabem um dia, universos, além de nos auxiliar a desvendar um dos maiores mistérios que existem, os buracos negros.


Essa necessidade de ouvir os sons do espaço não são novidade. Desde os anos 30, os cientistas apontam antenas para o espaço, afim de tentar captar as ondas eletromagnéticas que ele transmite. Todo corpo celeste funciona como uma espécie de emissora de rádio: solta ondas que, com a ajuda de uma antena qualquer, podem ser traduzidas na forma de sons. Essa técnica foi responsável por descobertas fundamentais da astronomia - como os quasares, as galáxias jovens e hiperativas. Mas nada se compara ao que os sons do Universo poderão nos revelar no futuro.

Como dito acima, qualquer corpo celeste tem a capacidade de emitir uma onda eletromagnética distinta. Nosso sistema solar, por exemplo, tem uma grande riqueza de "melodias", que muitos consideram assustadoramente fascinantes. Ouça alguns destes misteriosos lamentos que a Via Láctea emite:

Mercúrio:

Vênus:


Terra:


Marte:


Júpiter:


Saturno:


Urano:


Netuno:


Sol:

Lua:


Anéis de Saturno:


Anéis de Urano:


BÔNUS - Os sons de um Buraco Negro:


Eu simplesmente acho fascinante como o universo funciona. Tão fascinante que tenho medo.. 

10 comentários:

  1. Os sons eu não ouço mas, eu posso sentir o... MEU COSMO ELEVAR AO SETIMO SENTIDO, METEORO DE... desculpa ontem vi o filme em 3d deles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses sons fazem ELEVAR O COSMO DO SEU CORAÇÃO! HAHA!

      Excluir
  2. TERRA E URANO= MUSIQUINHA DO DIA
    VOU OUVIR ISSO 503050502850304 VEZEA.
    E SIM, ISSO É MAIS DE 8000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A do Urano parece aqueles vídeos que você acha no Youtube do tipo "1 hora de som relaxante" HAHA!

      Excluir
  3. Eu acho que a de Mercúrio e do Sol já foram usadas em trilhas sonoras de filmes de terror, se não foram deviam ser O.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu já tô me cagando só de ouvir, que dirá assistir um filme com esses belíssimos sons HAHA!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkk somos dois, ah vou aproveitar a oportunidade pra dizer que sou um grande fã seu e do seu trabalho ^^

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir