quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Quarta do Terror - Sanatorium


Ficha Técnica:
Direção: Brant Sersen
Ano: 2013
País: EUA
Duração: 108 minutos
Titulo Original: Sanatorium


Sinopse:
Para o 100 º episódio da série de TV popular, "GhostTrackers", uma equipe de especialistas paranormais investiga o famoso e assombrado Sanatório Hillcrest, cenário de um massacre violento. No Ano Novo de 1955, enquanto o pessoal do sanatório comemorava, Richard Howl, um paciente louco que estava morrendo de tuberculose, calmamente deixou seu quarto de hospital e caminhou até Ala Infantil nas proximidades, onde barbaramente espancou três crianças até a morte enquanto elas dormiam em suas camas. Depois de cometer esses brutais assassinatos, Richard Howl dirigiu-se ao seu quarto e se enforcou com o fio elétrico de uma luminária no teto. As enfermeiras que o encontraram horrorizadas, descobriram uma nota escrita com sangue onde se lia: "As crianças vão se juntar a mim no INFERNO" …


Na Noite de Ano novo, 55 anos mais tarde, Tyler e Samantha, o jovem marido e esposa anfitriões do programa "GhostTrackers", levam sua equipe de especialistas paranormais até as entranhas do hospital abandonado para investigar os rumores de que vozes do além, aparições fantasmagóricas, e incidentes de crianças desaparecidas na região que tornaram Hillcrest infame.

Esta montagem, feita a partir dos vídeos gravados pela equipe de paranormais, representa a única prova real do bizarro e inexplicável desaparecimento dos investigadores.

Elenco:
Ghost Hunters, Destination Truth, Detetives Paranormais e Ghost Adventures.

Crítica:
Sanatorium trata-se de um Found Footage, estilo de filme que ganhou muito espaço nos longas de terror atuais por "transmitir" uma sensação de veracidade à história. Ouço muita gente reclamando que os found footages viraram coisa clichê, mas eu francamente gosto desse estilo. Não penso como uma padronização de filmes de terror, mas sim como uma ferramenta que ajuda no desenvolvimento do enredo.


Eu vi muita gente dizendo que o filme é uma bosta, mas, na minha humilde opinião, ele não chega a estar na lista dos 100 piores de 2013/2014. Sanatorium só foi, como muitos outros filmes, mal aproveitado. Para se ter uma noção, me pareceu que o diretor gastou tempo demais com bobagens, como em relação as várias cenas da equipe gravando besteiras ou com a vida amorosa do casal do filme, o que torna o início do mesmo chato e extremamente maçante.

Mas o filme tem sim, muitos aspectos bons que valem ser citados. Algumas das cenas, as "aparições" precisam de muita atenção do espectador para serem percebidas, o que tira muito daquela coisa de que um fantasma precisa ser totalmente visível e barulhento. Algumas das manifestações acontecem em pleno dia, enquanto a equipe paranormal faz uma checagem do local antes de gravar o programa, ou enquanto montam o equipamento, ao invés de focar as situações de suspense apenas em um único momento, fato que deixa o filme bem mais interessante.


Quanto ao final, não sei se eu gostei ou não. Tudo aconteceu tão rápido e sem muita explicação, que eu fiquei na dúvida, por isso, vou me manter em silêncio e deixar que vocês tirem suas conclusões.

De qualquer jeito, eu acho que o filme vale a pena ser visto sim.

Nota:


Assista:


Bom filme!

8 comentários:

  1. Eu gostei, não é aquele clássico com fantasmas monstruosos, mas dá aquele suspense básico estilo Atividade Paranormal, só que melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. O mistério é esse: você sabe que tá com medo, só não vê do que HAHA!

      Excluir
  2. O filme e legal, entretanto, quase quebrei meu disco Willy and the poor boys do Creedence, isso sim me deu medo EU QUASE CHOREI NA VERDADE... quase... só quase.

    ResponderExcluir
  3. Um filme muito assustador, que prima por utilizar como plano de fundo a gravação de um reality show ao estilo de "Caçadores de Fantasmas", veiculado pelo canal SyFY. No filme tudo leva a um fim inquietante e nos faz perguntar acerca dos riscos que os verdadeiros caçadores de fantasmas correm.

    ResponderExcluir
  4. Muito foda top top ����������

    ResponderExcluir
  5. Assisti o filme hoje, em 2020, e saí loucamente procurando alguém que me explicasse tudo que aconteceu. As coisas aconteceram tão rápido que eu nem tive tempo de digerir kkkkkk Achei a crítica super válida.

    ResponderExcluir