domingo, 14 de fevereiro de 2016

Teoria: Desenho infantil pode provar universo paralelo?


The Berenstain Bears é o nome de um desenho animado muito famoso que passou na TV americana entre 1985 e 1987, ganhando outros episódios em 2003. O desenho foi criado à partir dos livros infantis de mesmo nome, de autoria do casal  Stan e Jan Berenstain. Tanto o livro quanto o desenho apresentam uma família de ursos pardos antropomórficos (Papa Bear, Mama Bear, Sister Bear, Brother Bear e mais tarde Honey Bear) que geralmente aprendem uma lição moral ou relacionada a segurança no decurso de cada história.

Os livros e o desenho eram voltados totalmente ao público infantil, e seus personagens tornaram-se os mais amados da literatura moderna americana, fazendo parte da infância de milhares de pessoas.


Mas por que este desenho infantil aparentemente inofensivo esta causando tanto furor na internet? Algumas pessoas afirmam que apenas o nome The Berenstain Bears pode provar que existe uma "falha na matriz" de nossa realidade.


Na verdade é algo muito simples: praticamente ninguém se lembra que o sobrenome da família, Berenstain, é escrito com A, mas sim com E. Não entendeu? Vou explicar melhor: Aqueles que assistiam a série ou leram os livros podem jurar de pés juntos que o nome é The BerenstEin Bears e não The BerenstAin Bears.

Pode parecer algo insignificante, mas tente imaginar por este lado: um belo dia, você está vendo TV e de repente começa um episódio de Tom e Lerry. Lerry? Você acha estranho, afinal, em sua infância toda você se recorda de que o nome do ratinho marrom é Jerry, e resolve tentar descobrir o que se passa. O que você encontra? Tudo, absolutamente tudo, desde antigos episódios, fotos, livros de colorir, artigos na internet, tudo o que você encontra do desenho está como Tom e Lerry. Entendeu o exemplo?

O fato é que há tantas pessoas que afirmam se lembrar que o nome é BerenstEin, que foi criado para esses "crentes", a alcunha de Berensteinites. Aliás, a esmagadora maioria dos espectadores se lembram que o nome era escrito com E. De fato, até a própria pronuncia do nome muda, então como tantas e tantas pessoas conseguiram "se enganar" dessa forma?

"Eu só percebi que se escrevia com 'A' quando eu li um dos livros para meu filho, há oito meses atrás. Esta foi uma hora de dormir perturbadora" contou um Berensteinite.

A teoria The Berenst[E]ain Bears já existe há alguns anos, mas explodiu definitivamente quando o rapper EL-P postou o seguinte tweet:

"A conspiração de universo alternado  'Berenstein Bears/The Barenstain Bears'. De nada."
Ao contrário de muitas outras teorias da conspiração, a dos Berenstains parece estar ganhando força. Existem aqueles (a maioria) que se intitula "Time Stein", existem os "Time Stain" e aqueles que simplesmente não se lembram. Contudo, esta pequena parcela de pessoas que não se lembram podem ser a prova de uma terceira, mais misteriosa e possivelmente mais obscura, linha do tempo.

Muitos teóricos em particular, acham que a teoria Berenst[E]ain é a prova de um Efeito Mandela.

O Efeito Mandela é uma ideia expressada por Fiona Broome, que surgiu quando um grande número de pessoas tiveram a memória vívida de que Nelson Mandela havia morrido na prisão em 1990 e caralhada. Não é como um boato que você ouviu e acreditou, é uma lembrança REAL que as pessoas tiveram. Como todos sabem, Nelson Mandela morreu em 2013, mas quais são as razões para que uma grande parte da população compartilhe desta memória falsa? Surgiu então o Efeito Mandela, explicado como um fenômeno "relacionado à histórias alternativas e realidades paralelas". Se você se interessou pelo assunto, sugiro que leia o post completo sobre o Efeito Mandela AQUI.

A coisa toda faz total sentido, certo?

Como todas as questões complexas e importantes, você deve primeiro entender a história se quiser entender a teoria. A primeira vez que alguém notou que o nome da família de ursos era diferente daquela que se lembrava foi em 2009, em um fórum de assuntos variados da internet, o Dreadlock Truth. O usuário Burke postou perguntando o porquê o nome de seu livro favorito da infância havia mudado. Ninguém compreendeu o assunto em questão, nem a gravidade da verdadeira mensagem dos ursos. Outros usuários apenas ofereceram alguns motivos: talvez pelo nome soar "judeu" demais e a mudança ter ocorrido como resultado de uma agressão neo-nazista, ou coisas do tipo.


A teoria permaneceu dormente por alguns anos antes de reaparecer em um site humorístico chamado Communist Dance Party em um post de 2011. Embora as palavras tenham sido escritas de forma sarcástica, o escritor O Falso Profeta relaciona a teoria Berenst[E]ain com o efeito borboleta.

"Em algum momento entre os anos de 1986 e 2011, alguém viajou de volta no tempo e, inadvertidamente, alterou a linha do tempo da história humana para que os Berenstein Bears de alguma forma se tornassem os Berenstain Bears", escreveu ele. "É por isso que todo mundo se lembra do nome incorretamente, era Berenstein quando éramos crianças, mas em algum momento quando não estávamos prestando atenção, alguém voltou no tempo e alterou nossa experiência de vida muito ligeiramente." Mal sabia ele o quão importante essa noção viria a ser no movimento.

A próxima aparição da teoria veio depois, no final de 2012, no blog The Wood Between Worlds, no post "The Berenstain Bears: Nós estamos vivendo em nosso próprio universo paralelo." de autoria do autor Resse. As 1.600 palavras que compõe o artigo viriam a ser a principal literatura deste movimento moderno, algo como o Novo Testamento da teoria.

Nele, o autor do blog faz uma "modesta proposta", que implica que todos nós estamos "vivendo em nosso próprio universo paralelo." Ele propaga que existem pelo menos dois universos; o universo "stEien" e do universo "stAin". O autor tenta provar a teoria como verdadeira, e divide-se em termos matemáticos e científicos.

Aqui está um trecho:

Proponho que o universo é uma variedade complexa 4-dimensional. Se você não habla jargões matemáticos, isso significa que eu proponho que as 3 dimensões espaciais e a 1 dimensão de tempo são na verdade complexas entre si, o que significa que assume-se valores de forma a + ib, parte "real" e parte "imaginária".

A partir daí, a teoria tomou forma, e começou a aparecer no ano passado em um subfórum do reddit (conhecido como /subreddit) com o nome "Glitch in the Matrix", onde o "evangelho" da teoria começou a se espalhar. Para quem não sabe, esse subfórum do Reddit é dedicado àqueles que "se lembram de coisas que não aconteceram", digamos assim. A primeira grande aparição da Berenst[E]ain Theory no Reddit ocorreu em um post de um usuário perguntando se alguém já tinha visto um retrato de Henry VIII comendo uma coxa de peru.

O Efeito Mandela tornou-se um tema tão popular que um subreddit dedicado exclusivamente à ideia foi iniciado em 2013. Ele existe como um lugar onde as pessoas podem se questionar sobre fatos do tipo. É um bastião do pensamento intelectual. Um post recente da subreddit foi dedicado ao Berensteinites Roxxorursoxxors, que criou um plano de experiência de 20 anos com o sua filha de dois. A experiência consiste em certificar-se que a criança conheça e leia os livros The Berenstain Bears até que tenha 10 anos. À partir daí, ele irá retirar os livros da posse da criança até que ela complete 25 anos, e então pedirá que ela escreva o nome dos ursos.

Um outro usuário do Reddit mandou um e-mail para o Dr. Henry L. Roediger, um dos principais especialistas em memórias falsas na América do Norte, que explicou: "Eu não tenho certeza de que se esquecer de uma letra em um nome longo é considerado como uma falsa memória. Meu palpite é que, neste caso, "stEin" é lembrado porque é o final comum de muitos nomes, como Einstein, Frankenstein, Goldstein,etc.."

Outro usuário ainda mandou e-mails para a Random House, a editora dos livros The Berenstain Bears desde 1962, em uma tentativa de confirmar a teoria. No e-mail, ele perguntou se o nome da família de ursos sempre foi digitada com "A", e se eles estavam certos de que não havia títulos impressos com o nome Berenstein. O usuário então informou que quase imediatamente após ter enviado o e-mail, recebeu uma resposta da editora. "Foi sobrenaturalmente rápido" ele contou "quase como se soubesse que eu estava enviando o e-mail."

"Obrigado por entrar em contato com departamento de publicidade do livros infantis da Random House," eles responderam. "Por favor, note que, devido ao grande número de e-mails que recebemos diariamente, pode demorar algum tempo para que possamos responder ao seu pedido." É escuso dizer que a pergunta ainda não foi respondida.

28 comentários:

  1. Gente... Eu lembro desse desenho! :0
    Mas não lembro se era com E ou A, só que eu odiava, me causava uma agonia incomputável esse desenho. Não sei explicar. O pior que isso é muito plausível #medo

    P.S: Se você puder postar mais sobre coisas assim, que rolam nesse subreddit, não hesite, Metz. Abç ^3^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe de uma coisa... Eu, sim EU, não é mentira, já tive uma experiência assim. Sério por favor acreditem não é mentira, fui ao mercado comprar algumas coisas e eu podia jurar pela minha vida que havia comprado leite, mas quando minha mãe foi verificar as coisas algum tempo dps ela viu que eu não havia trazido leite... Eu de inicio não entendi e achei que ela estava enganada, mas eu voltei no mercado perguntei se havia esquecido o leite, procurei pela casa mas ele simplesmente sumiu, mas eu me lembro muito bem de estar pegando o leite eu até me lembrava de sentir (comprei leite de caixinha) a caixa na mão mas... Ele não havia chegado, achei que era loucura minha até descobrir esse caso que vi no canal você sabia, sério não estou brincando pois eu acredito muito nessas coisas, mas achei muito assustador o fato de eu me lembrar mas não ter comprado, acho que vou pesquisar mais afundo sobre isso

      Excluir
  2. oi metz!
    uau... no mínimo curioso. nunca ouvi falar desse desenho, mas achei bem interessante. fala mais sobre isso!
    <3

    ResponderExcluir
  3. Eu não me lembro do desenho mas tinha um jogo deles para mega drive, claro que não me lembro do nome escrito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estamos junto shauhsa, eu tinha esse jogo, e eu também não lembro o nome... shit!

      Excluir
  4. Eu não me lembro do desenho mas tinha um jogo deles para mega drive, claro que não me lembro do nome escrito

    ResponderExcluir
  5. Bizarra a história, mas o e-mail que o cara mandou não teria sido respondido por um sistema automático que responde logo no mesmo instante? Porque isso é bem comum, e a mensagem foi bem genérica, pode responder qualquer e-mail que eles receberem.

    ResponderExcluir
  6. O estranho é que eu me lembrava que o Michael Jackson tinha morrido em 2010, mas depois de um tempo, eu vi que ele tinha morrido em 2009, mas jurava de pé junto que ele tinha morrido em 2010... Até hoje eu fico meio encucado com isso, mas agora com esse efeito mandela, algumas coisas ficara claras.

    ResponderExcluir
  7. eu mesmo achava q eu tinha um problema a quase a minha infacia toda por varios fatos semelhantes me ocorreram, ate cheguei a duvidar de mim mesmo coisas de meus irmãos que eram deles a desde que eu me lembrava mudava de donos varias vezez no começo achei q era brincadeira ate q uma vez ja adulto com 18 aos 21 anos e comecei a colecionar revista em quadrinhos comprava varias delas com 21 anos cheguei do serviço e minhas revista nao estavam nas minhas coisas estava com meu irmão eu achei estranho e fui tentar pegar de volta eu tive a surpresa. ele dise q vc esta fazendo disse q estava pegando minhas revistas ele olhou com uma cara de assustado e disse q revistas eu respondi as minhas entao começamos a discutir meu irmao mais velho e minha mãe vieram eu contei oq avia acontecido e eles disseram mas as revistas são do seu irmão ate alguns recibos d compras me mostraram. como eu poderia ter imaginado isso por trez anos alguns meses depois ele veio confirmar que eu estava certo nao antes de quase todas as revista mudarem de dono de novo desta vez estavam com um amigo meu com recibos e tudo meu irmão ficou assustado e não fala mais sobre isso

    ResponderExcluir
  8. A história ou estória da família uso não me empressionou mas essa desse post I de cima deu calafrio.

    ResponderExcluir
  9. Não seria mais simples pegar alguém que tenha uma edição antiga para confrontar a teoria? Se mudou de nome, com certeza as duas terão nomes diferentes. Se todas estiverem com o mesmo título, avalia-se o estado mental de quem diz que o nome possui o sufixo "estein". Comprovada a capacidade mental deles, ai sim teremos um indício de que a teoria é valida. Assim eu acho.

    ResponderExcluir
  10. isso q vc disse não faz sentido jeder jair ser for no caso mudança na linha temporal todas as edição antiga terão mudado tambem, e se for um caso de universo paralelo em qual estamos, no q o nome era escrito com (a) ou no q era escrito com (e). linhas temporais ou universos paralelos ponde mudar pessoas e objetos mas algumas mentes ficam itactas por isso algumas pessoas lembra e outras não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu questionamento é valido.
      Não tenho a resposta.
      Na minha vida cotidiana, tenho vários casos de coisas fora de contesto, que simplimente apareceram do nada e quando pergunto sobre ela as pessoas dizem que sempre estiram lá.
      Pode ser esquizofrenia da minha parte, em exame médico isto foi afastado.
      Falça memória?
      A muitas falças memórias.
      Não posso explicar só aceito as mudanças.

      Excluir
  11. Eu lembro de um episodio do seriado Perdidos no Espaço que eu assisti, mas depois de um tempo eu quis assistir de novo e com surpresa descobri que este episodio nunca existiu??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez o dono desse canal tenha excluido... se realmente ele não exclui, é bem maluco mesmo :v

      Excluir
  12. Aqui temos. Batatinha quando nasce esparrama pelo chão/ Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão.

    ResponderExcluir
  13. Em Relação ao Mandela também lembro de ver na TV várias vezes na minha infância da esposa dele fazendo o discurso da morte dele chorando. Eu era criança, mas lembro que esta imagem passou várias vezes na televisão e em vários canais durante alguns anos, até mesmo os meus pais ficavam tristes de lembrar a morte deles, até que um dia quando vi na TV que o Mandela era o presidente da Africa perguntei aos meus pais se era de algum filho do Nelson Mandela que a TV estava falando e eles disseram que era do próprio. dai oi a primeira vez que fiquei abismado, e em relação do Coca-Cola, pra mim também foi uma coisa que havia percebido. Eu Via antes como COCA COLA sem o hífen.
    Alguém aqui lembra do Romário ter sido artilheiro da copa de 1994 com 5 gols, junto com Roberto Baggio, Klinsmann e Stoichkov?

    Me lembro que saiu na época em 1994 na capa de alguns jornais que além do Brasil ser campeão, o Romário foi artilheiro da Copa do Mundo. Me lembro que não gostei de ver ele ser artilheiro. pois nunca gostei dele como jogador e achava ele metido e soberbo. Eu sempre fui fã do Bebeto e do Túlio Maravilha. Mas quando foi o ano de 1999 eu havia pesquisado um site onde falava sobre todos os artilheiros de todas as copas. A principio gostei do "erro" onde minimizava o baixinho, dai decidi fazer novas pesquisas e encontrei a mesma informação em vários outros sites. Fiquei abismado! O baixinho não foi o artilheiro da copa e no lugar dele, do Roberto Baggio e Klinsmann eu vi apenas o Stoichkov e o Salenko! Stoichkov (Bulgária) e Salenko (Rússia). Me lembro que a Russia havia goleado, mas não lembro de que o Oleg Salenko havia feito os 6 gols em uma única partida.

    Romário tinha sido artilheiro junto com Roberto Baggio, Klinsmann, e Stoichkov com apenas 5 Gols.

    Nunca vi alguém dizer que eu estava certo.

    Mas gostei da nova realidade, com o Mandela vivo com a situação do Baixinho, já que não gostava do baixinho como jogador.

    ResponderExcluir
  14. Vim parar nesse site sem querer e adorei a matéria. Sendo verdade ou não, pra pessoas como (acredito eu que..) todos nós que adoramos esse assunto, é uma excelente leitura.
    Alguem conhece mais historias como essa?

    ResponderExcluir
  15. Gente, era só eu que sempre li o chiclete como BABBALOO? Eu, minha irmã, etc... E descobri um dia desses que é Bubbaloo?!

    ResponderExcluir

  16. Façam o quiz e descubram e vcs sofrem do efeito mandela
    http://mundoestranho.abril.com.br/comportamento/quiz-voce-foi-afetado-pelo-efeito-mandela/

    ResponderExcluir
  17. A falsa memória (sim, porque já é comprovada que é falsa) do capítulo de Dragon Ball sendo interrompido pelos ataques de 11 de setembro se encaixam nessa teoria de múltiplos universos?

    ResponderExcluir
  18. Olha,eu n sou velha assim pra conhecer esse desenho, mas acabei conhecendo hj por causa da teoria e pq eu adoro desenhos, n perco nenhum! Mas eu acho q vcs só se confudiram pq a maioria das palavras terminadas em Stain, se escrevem com a em inglês e talvez vcs n se lembrem pq faz tempo ou se isso for verdade, se existir mesmo esse negócio de universo pararelo, FANTÁSTICO, isso me faz amar + ainda os desenhos!💚💙◕ω◕

    ResponderExcluir
  19. Então, não existem mundos parelelos nessa teoria. Porque essencialmente pessoas que vivem no nesmo espaço temporal discutem entre elas a tal verdade o 'tain'ou 'tein', com frequencia diaria, então podemos supor que pessoas de ambos 'universos' convivem umas com as outras diariamente, podendo ou não discutir tal fato. Mas o mero ato de discutir a existência de dois parelelos no msm local onde nenhum dos foidpode garatir a certeza, ou ambos garanti5r uma certeza absoluta sem remorso, configura um paradoxo, logo tal idéia como rral não existe. Pois se estivessemos em patafoxo, simplesmente não estariamos aqui

    ResponderExcluir
  20. A máscara egípcia de Tutâncamon sempre teve uma única serpente, agora tem 2!!!!! Mas sou grande fã da cultura egípcia, meu sonho era ser arqueóloga desde a infância, eu SEI que tinha somente 1 serpente, perdi a conta de quantas vezes vi essa estátua. Agora todos os registros simplesmente estão alterados, é muito estranho...

    ResponderExcluir
  21. Já vi vários vídeos do livro mudando de a para e!! Incrivél!!

    ResponderExcluir