terça-feira, 30 de setembro de 2014

10 fobias mais bizarras

Todos nós provavelmente sofremos de uma fobia ou duas, mas a vida de algumas pessoas são praticamente debilitadas por seus medos. Esta lista analisa algumas das fobias mais incomuns que afligem as pessoas nos dias de hoje. Se você sofre de alguma destas fobias, não se esqueça de nos dizer sobre isso nos comentários.

Agirofobia


Agirofóbicos tem medo de ruas que cruzam, estradas e outras vias, ou um medo das próprias vias em si. Isto, naturalmente, faz com que seja muito difícil viver confortavelmente em uma cidade. A fobia abrange várias categorias, em que os sofredores podem temer especificamente estradas largas até ruas suburbanas simples, e também pode incluir o temor de andarilhos cruzando qualquer rua, mesmo em um cruzamento designado. Esta fobia é considerada independente do medo de carros.
Mageirocofobia – Medo de cozinhar


Este distúrbio pode ser debilitante e potencialmente levar a uma alimentação pouco saudável quando se vive sozinho. Os portadores dessa fobia também podem se sentir extremamente intimidados por pessoas com habilidades em culinária, e esta intimidação e sentimento de inadequação é provavelmente a causa do transtorno para muitos.

Pediofobia – Medo de Bonecas


Pediofobia é o medo irracional de bonecas. Bonecas não apenas assustadores – todas as bonecas. Estritamente falando, o medo é um horror de uma “falsa representação de seres sencientes”, por isso também inclui geralmente robôs e manequins, o que impede seus sofredores de irem às compras. Esta fobia não deve ser confundida com pedofobia que é o medo de crianças. Minhas desculpas a aqueles que sofrem de pediofobia pela foto acima.

Deipnofobia – O medo de uma conversa no jantar


É certo que algumas conversas durante o jantar podem ser muito estranhas, mas algumas pessoas ficam tão apavoradas com a ideia de falar com outra pessoa durante o jantar que elas evitam jantar em grupos.

Eisoptrofobia – Medo de espelhos


Eisoptrofobia é um medo de espelhos, em sentido amplo, ou mais especificamente o medo de ser colocado em contato com o mundo espiritual através de um espelho. Sofrem de ansiedade excessiva, embora eles percebem que o medo é irracional. Como o medo muitas vezes é baseado em superstições, eles podem pensar que quebrar um espelho vai trazer má sorte ou que olhar em um espelho irá colocá-los em contato com um mundo sobrenatural dentro do vidro.

Demonofobia – Medo de demônios


Demonofobia é um medo anormal e persistente de seres sobrenaturais do mal que pessoas acreditam que existem e vagueiam livremente. Aqueles que sofrem desta fobia percebem que seu medo é excessivo ou irracional. No entanto, eles ficam excessivamente ansiosos quando se discutem sobre demônios, quando se aventuram sozinhos em uma floresta ou uma casa escura, ou ao assistir filmes sobre possessão demoníaca e exorcismo.

Penterofobia – Medo da sogra


De todas as fobias nesta lista, a penterafobia é provavelmente a mais comum. Trata-se, como dito acima, do medo de uma sogra. Estou certo de que a maioria das pessoas casadas têm em um momento ou outro. Este medo é tão comum na sociedade ocidental que aparece frequentemente em filmes e outras formas de entretenimento. Das muitas terapias disponíveis para esta doença mental, o divórcio parece ser a mais popular. A fobia relacionada com a penterafobia é novercafobia, que é o medo da madrasta.

Araquibutirofobia – Medo de que alguma comida pastosa grude no céu da boca


Devo dizer que encontrar informações sobre este transtorno é extremamente difícil – o que me faz perguntar se é, talvez, o fruto de uma imaginação sobre-ativa, mas é definitivamente bizarro e bastante conhecido, e por isso parece merecer um lugar aqui. Este distúrbio parece ser um medo que é facilmente contornado: não comer coisas pastosas, como creme de amendoim. No entanto, para uma criança que é forçada a comer manteiga de amendoim e geléia todos os dias, pode-se ver com esse trauma grave na vida adulta. Aqui é o testemunho de um suposto sofredor: “Sempre que estou perto de manteiga de amendoim eu começo a suar excessivamente e meu corpo começa a convulsionar. O céu da boca começa a coçar. Eu não posso viver com esse medo mais.”

Catisofobia – Medo de se sentar


Este distúrbio pode ser desencadeado por um caso particularmente desagradável de hemorróidas, mas em alguns casos graves, pode ser devido a abusos físicos relativos a sentar-se em objetos pontiagudos ou dolorosos. Às vezes, o medo é proveniente a algum castigo nos tempos de escola, ou pode ser uma indicação de alguma outra fobia como estar sentado na frente de pessoas de elite e influentes.

Automatonofobia – Medo de um boneco de ventríloquo


Automatonofobia caracteriza-se pela fobia (ou medo) de bonecos, ventríloquos, estátuas de cera e criaturas animadas. Tudo que imite um ser vivo. Em algum momento da vida o individuo que tem automatonofobia já teve algum tipo de experiência traumática com bonecos ou então assistiu a algum filme que o atemorizou com este tipo de coisa. 

Fonte: O Cientista

20 comentários:

  1. Eu tenho Automatonofobia, e no momento, sentado no escuro do meu quarto e com essa última foto no meu pc.....sei lá.....acho que não conseguirei dormir hj..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense em pôneis cor de rosa saltitando alegremente por sobre um lindo arco iris feito de algodão doce. Isso sempre me deixa filiz (mentira).

      Excluir
    2. Não há a mínima possibilidade disso me deixar feliz, acho mais fácil ficar feliz com a hd coletion do jigsaw :3 mas foda-se

      Excluir
  2. Eu não tenho fobia nenhuma, pra falar a verdade…
    Só tenho medo de não agir racionalmente.
    Isso todo mundo tem, pq quando age por impulso… Fodeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ajo muito por impulso, e concordo plenamente com a sua última frase HAHA!

      Excluir
  3. olha a minha: http://nerdempanico.blogspot.com/2014/09/fobia-de-meteoros-como-superar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu vivo sonhando que o mundo acaba por causa de meteoros?

      Excluir
  4. Dentre dessas fobias tenho nenhuma, mas sofro de Coulrofobia...é terrivel quando to andando e aparece um Wild Palhaço do nada y-y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, eu acho que não chega a ser fobia, mas eu tbm não sou muito chegada em palhaço, não.

      Excluir
  5. Eu não gosto de espelhos, mas não chega a ser fobia. Minha fobia são as aranhas, aqueles monstros de oito patas. E se vc considerar que existem aproximadamente 40 000 espécies de aranhas, presentes em todos os continentes e em praticamente todos os habitats terrestres, minha vida é muito complicada. Só em casa, deve ter 50 aranhas, simplesmente pq não as mato (pq exige chegar perto), eu evito e sofro com isso.
    (momento desabafe no show do medo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei o que vc sente. Eu tenho fobia por barata. É só ver aquele bicho do Capiroto que eu começo a tremer e fujo como o Diabo foge da cruz..

      Excluir
  6. Eu tenho medo de palhaço ou seja Coulrofobia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente acabou adquirindo esse medo, principalmente pelo fato de que palhaços são os demonhos preferidos do Capiroto HAHA!

      Excluir
  7. Eu, estranhamente, tenho medo de gente loira... (não me julguem) Fico extremamente desconfortavel na presença de alguem de cabelos claros Ç_Ç Cara, por que so tao estranho assim? O.o Alguem sabe se tem nome pra isso? e__e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui pesquisar na gringa, e realmente encontrei algumas referências sobre a sua fobia. Então a boa notícia é que você não está sozinho nessa HAHA!

      Mas não tem nome, talvez por ser pouco frequente, por isso eu batizei como Carlaperezfobia. HAHA!

      Excluir
    2. Eu acho que isso começou quando eu tinha 3 anos, a muié q tomava conta de eu era loira e era uma santa na presença da minha mãe, já quando tava sozinha comigo aquela cachorra me espancava e me trancava no meu quarto, cadela, depois disso quando eu via gente lora eu começava a chora feito um bebê T-T gent q ódio daquela vagaba imunda espancadera de quianças ù_ú!

      Excluir
  8. Loira desgraçada,bater em um criança,um ser inocente.Mas palhaço,eu tenho muito medo e tb te compreendo Metzger tb tenho medo de barata, uma vez meu irmão jogou uma em cima de mim,tirei a blusa morrendo de chorar e sai correndo so de sutiãn pela rua,não me julgem.

    ResponderExcluir