segunda-feira, 13 de abril de 2015

A incrível história do homem que comia de tudo


Tarrare (seu nome verdadeiro é desconhecido) nasceu em uma família rural em 1772 perto de Lyon, França. Ele sofria de uma anomalia estranha - o apetite que nunca poderia ser saciada. Em sua adolescência, é dito que ele poderia comer um quarto de uma vaca, mais ou menos o seu próprio peso corporal, em um único dia. Com a idade de 17, no entanto, sabemos que ele pesava cerca de 45 kg (100 libras), apesar de sua incrível apetite e dieta incomum. Por este ponto, ele havia superado a capacidade de sua família em alimentá-lo e ele foi abandonado na infância.

Sem teto, Tarrare juntou-se a uma gangue de ladrões e prostitutas que percorria o interior da França e com quem ele pedia, e muitas vezes roubava, comida. Eventualmente, seu apetite foi descoberto por um charlatão de viagem que o empregou como uma atração de seu show. Tarrare atrairia multidões através de sua proeza em comer. Ele começava o espetáculo comendo rolhas e pedras. Até o final de seu ato, ele estava comendo cestas de maçãs inteiras, e finalmente animais inteiros vivos (sem mastigar). Este ato nem sempre correra como planejado. Em 1788 ele estava se apresentando em Paris e, de repente sofreu uma obstrução intestinal grave. Membros da multidão que o assistia levaram-no para o hospital Hotel-Dieu, onde foi dado laxantes poderosos para "soltar" a obstrução. Ele rapidamente fez uma recuperação completa e se ofereceu para prová-la comendo o relógio do cirurgião, ao que o médico respondeu, sem se impressionar, que "se ele [Tarrare] fizesse isso, em seguida, ele simplesmente o cortaria para recuperar o relógio".


Logo após este episódio, em 1792, a Guerra da Primeira Coalizão estourou. As monarquias da Europa estavam tentando esmagar a jovem República Francesa para a execução de Luís XVI. Tarrare, como muitos outros jovens, se juntou ao exército revolucionário francês para lutar por seu país. No entanto, as rações dadas aos soldados não foram suficientes para satisfazer o seu apetite. Logo ele estava realizando tarefas para outros soldados em troca de uma parte dos seus rações, mais tarde, iria vasculhar latas de lixos e sarjetas em busca de qualquer coisa que pudesse comer. Sofrendo de exaustão extrema, ele foi internado no hospital militar Soultz-Haut-Rhin. Eles quadruplicaram suas rações, mas isso ainda não o satisfazia. Tarrare passou a roubar ração de outros pacientes, invadiu o escritório de um dos médicos e comeu todos os cataplasmas. Os cirurgiões do local não conseguiam entender de onde vinha essa foma insaciável de Tarrare, e decidiram conduzir experimentos, a serem dirigidos pelo Dr. Courville e Baron Percy (cirurgião-chefe do hospital).

O primeiro teste a que Tarrare foi submetido foi ser alimentado com uma refeição que alimentaria 15 pessoas. Além dessa refeição gigante, ele ainda comeu duas grandes tortas de carne, placas de gordura e sal, e quatro litros de leite em uma sessão antes de adormecer imediatamente.

Os experimentos tomaram um rumo mais violento quando ele foi presenteado com animais vivos. Em um ponto ele se alimentou com um gato vivo. Ele rasgou o abdômen do gato com os dentes e bebeu o sangue do animal antes de comer o gato inteiro (não incluindo os ossos) logo depois, Tarrare vomitou o pelo e a pele do felino. Após esta experiência, foi oferecidos à ele uma grande variedade de animais vivos, incluindo cobras (seu favorito), lagartos, enguias, e filhotes.

Eventualmente, foi decidido que o apetite de Tarrare poderia ter aplicações militares para o transporte de mensagens através das linhas inimigas. Tarrare foi presenteado com uma caixa de madeira com uma mensagem dentro. Ele consumiu e excretou o objeto, e a mensagem ainda estava legível. Ele foi convidado a repetir este feito na frente dos generais reunidos do Exército do Reno, como recompensa, ele foi dado 14 kg de carne - pulmões de touros - que ele comeu na frente dos generais.

Para sua primeira missão, ele foi enviado para entregar uma mensagem a um oficial francês mantido em cativeiro em Neustadt. Vestido como um camponês alemão, Tarrare foi atrás das linhas inimigas. No entanto, ninguém tinha pensado no fato de que Tarrare não podia falar alemão. Os prussianos rapidamente descobriram que esse camponês de língua francesa era um espião francês. Tarrare foi capturado em sua primeira missão, e a mensagem que ele "carregara" não foi descoberta. Tarrare fora sentenciado à morrer na forca, mas por não ser considerado "perigoso", foi liberado.

Após este episódio Tarrare voltou para o hospital militar e implorou à Baron Percy para ajudá-lo a curar o seu apetite. Percy colocou o homem em um tratamento à base de láudano, que falhou. Percy também iria tentar pílulas de tabaco, vinagre de vinho, e grandes quantidades de ovos quentes. Todos estes não conseguiram diminuir o apetite monstruoso de Tarrare. Ele iria fugir do hospital para procurar miudezas fora de açougues e lutou com cães vadios por pedaços de carne. Novamente, o caso tornou-se mais assustador quando seu apetite levou-o a beber o sangue de pacientes submetidos à sangria, e ele também foi pego várias vezes no necrotério do hospital tentando comer os corpos dos mortos. Depois de um tempo no hospital uma criança de 14 meses desapareceu misteriosamente do hospital. Tarrare foi considerado suspeito de ter devorado a criança imediatamente, e Percy era incapaz ou já estava sem vontade de defendê-lo e Tarrare foi expulso do hospital.

Não se sabe o que aconteceu com Tarrare nesse período, mas quatro anos depois, em 1798, Percy foi convocado para se apresentar em Versailles hospital. Tarrare estava gravemente doente, e  suspeitava-se que se sentia mal devido a um garfo de ouro que ele tinha engolido dois anos antes de se apresentar.

Percy lhe diagnosticou com tuberculose. Tarrare morreu um mês após esta reunião de diarréia exsudativa. Seu corpo foi dissecado após sua morte. Sua garganta era anormalmente grande, de modo que quando sua mandíbula estivesse aberta, os cirurgiões podiam ver todo o caminho até seu estômago. Seu fígado e vesícula biliar, também eram anormalmente grandes, e todo o seu corpo estava preenchido com pus. Seu estômago era imenso (preenchendo a maior parte de sua cavidade abdominal) e coberto de úlceras. A causa do seu apetite ainda é desconhecida, mas foi especulado que foi o resultado de uma amígdala danificada (uma parte do cérebro) que causou polifagia (fome excessiva).

Tarrare não era um homem atraente por todos os padrões. Ele foi descrito como sendo magro com o cabelo justo e macio. Sua boca era incrivelmente ampla com os lábios quase invisíveis sob as quais os dentes eram fortemente amarelados. Quando ele não tinha se alimentado, sua pele estava aparentemente tão solta que ele poderia envolver a pele do seu abdômen completamente ao redor de sua cintura. Seu corpo estava aparentemente quente ao toque e ele suava muito. Seu cheiro era aparentemente tão ruim que "não poderia ser suportado à menos de vinte passos". Depois que ele tinha comido esse cheiro, aparentemente, tornava-se pior, com os olhos injetados de sangue um visível vapor subiria de seu corpo. Apesar de sua excessiva necessidade de comer, é dito que ele nunca ganhou peso.

2 comentários: