segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O caso Elisa Lam



Tudo começou com um funcionário do Cecil Hotel, em Los Angeles achando o corpo da estudante canadense de Elisa Lam, 21 anos, dentro do tanque de água, em fevereiro de 2013. Elisa estava desaparecida desde o dia 1 de fevereiro.

A polícia local classificou a morte da jovem como “afogamento acidental” e ainda disse que na autopsia não foi encontrado nenhum vestígio de droga, além de nenhuma marca de agressão. A polícia acabou por fechar o caso por isso mesmo.

Entretanto, há muito mais o que investigar. A primeira evidência que devemos considerar é um vídeo do circuito interno de segurança do hotel. No caso, o da câmera do elevador momentos antes da Elisa morrer.



O vídeo de 4 minutos publicado no Youtube mostra Elisa entrando no elevador e apertando todos os botões. Ao notar que o elevador não estava respondendo os seus comandos, ela começou a se comportar de maneira estranhíssima:


Façamos uma análise sobre as imagens acima:

Podemos ver claramente que logo que entrou no elevador, Elisa aperta todos os botões do elevador e espera. 

Como não obtém resposta do mesmo, ela começa a agir cada vez mais estranhamente. Ela se esconde e põe a cabeça para fora, como se estivesse procurando (ou fugindo de) alguém, várias vezes. Ainda não há resposta do elevador.

Ela sai do elevador e fica ao seu lado por um tempo. Depois volta para dentro e aperta novamente todos os botões várias e várias vezes. Ela sai e volta a ficar ao lado do elevador.

Pode-se perceber aos 1m57, que Elisa começa a gesticular intensamente com suas mãos. Em primeira instancia, podemos imaginar que ela estivesse falando com alguém, mas o modo como ela gesticula é totalmente estranho. Ela torce os dedos em evidente estado de nervoso, e depois simplesmente para.

Ela leva as mãos à cabeça e sai do campo de visão da câmera. Depois de alguns minutos, o elevador volta a funcionar.

Algumas pessoas podem concluir que Elisa estava sobre evidente influencia de drogas, mas é necessário lembrar que os testes feitos na autópsia da jovem concluíram que ela não havia ingerido qualquer tipo de entorpecente, inclusive álcool e outros.

Se a morte em si já parece estranha, as circunstancias do caso deixam tudo mais emblemático.

CECIL HOTEL's

Construído em 1920, com a intenção de ser um hotel para viajantes, ou empresários que passariam apenas uma ou duas noites na cidade, o Cecil Hotel’s foi rapidamente ofuscado por vários hotéis glamorosos. Localizado próximo do infame Skid Row, o hotel começou a alugar os quartos a longo prazo por preços absurdamente baixos, coisa que acabou chamando atenção de diversos desordeiros. A reputação do hotel
rapidamente passou a ser de “indecente” e “mórbido” quando se tornou notório devido ao grande número de suicídios e homicídios, assim, como instalação para famosos assassinos em série.

Parte de sua história sórdida, envolve dois assassinos em série, Richard Ramirez e Jack Unterweger.

Agora no corredor da morte, Ramirez, apelidado de “the Nightstalker”, viveu no Cecil Hotel’s em 1985, em um dos andares superiores. Ele pagava em torno de 14 dólares por noite. Com o hotel cheio de viajantes, passou despercebido como ele perseguiu e matou 13 mulheres. Richard Schave, disse “Ele jogava as suas roupas ensanguentadas na lixeira no final da noite e retornava ao hotel pela porta dos fundos”.

Jack Unterweger era um jornalista que cobria os crimes em Los Angeles para uma revista austríaca em 1991. “Acreditamos que ele viveu no Cecil Hotel’s em homenagem ao Ramirez”, disse Schave. Ele foi acusado de matar três prostitutas em L.A., enquanto ainda era um hóspede do Cecil.

Durante os anos 50 e 60, o Hotel era conhecido como um lugar em que as pessoas iam para cometer suicídio, se jogando de uma de suas janelas. Helen Gurnee, 50 anos, pulou de uma janela do sétimo andar do Cecil Hotel’s, caindo em cima do seu letreiro, em 22 de outubro de 1954. Julia Moore pulou da janela de seu quarto no oitavo andar, em 11 de fevereiro de 1962. Pauline Otton, 27 anos, pulou de uma janela do nono andar após uma discussão com seu ex-marido, em 12 de outubro de 1962. Pauline caiu sobre George Gianinni, 65 anos, que estava andando na calçada, a 90 metros abaixo de onde ela havia saltado. Ambos morreram instantaneamente.


Ocorreu também o assassinato de um dos moradores do Cecil. Osgood “Pigeon Goldie”, um operador de telemarketing aposentado, conhecido por proteger e alimentar os pombos em um parque nas proximidades, foi encontrado morto em seu quarto e teve seus objetos furtados em 4 de junho de 1964. Ele havia sido esfaqueado, estrangulado e estuprado. O crime até hoje se encontra sem solução.” - Las Vegas Guardian Express, Elisa Lam, Morbid History Of Two Serial Killers Unfolds At “Cecil Hotel”
O caso de Lisa Lam é mais uma adição sórdida para a história do hotel e pode levar-nos a perguntar: "O que diabos têm de errado com esse lugar?”.

COINCIDÊNCIAS:

A história de Elisa Lam é assustadoramente semelhante ao filme de terror Água Negra, de 2005. Dahlia, a principal protagonista do filme se move em um prédio cheio apartamentos com sua filha Cecília. Ambos os nomes são extremamente relevantes, pois Dahlia Negra é o apelido que foi dado a Elizabeth Short, uma
mulher que foi vítima de um terrível assassinato durante um ritual em 1947. O caso nunca foi resolvido. De acordo com a polícia de L.A., há rumores de que a Dahlia Negra estava hospedada no Cecil Hotel’s antes de perder a vida.

“Pelo menos um livro, diz que Dahlia Negra, ou Elizabeth Short, bebia em um bar próximo ao Cecil antes de desaparecer em 1947, porém, os historiadores culturais Kim Cooper e Richard Schave de Esotouric dizem que isso é apenas rumor.". - LA Observed, Serial Killer Central.

No filme, o nome da filha, Cecília, é, obviamente, muito semelhante ao nome Cecil Hotel. Depois de se mudar para o seu apartamento, Dahlia percebe uma água escura vazando do teto em seu banheiro. . Ela finalmente descobre que uma jovem chamada Natasha Rimsky fora afogada em um tanque de água no último andar do edifício, o que fez a água se tornar preta. Ainda no filme, o proprietário do prédio sabia sobre este fato, mas recusou-se a tomar as devidas medidas. O corpo de Elisa Lam também estava no reservatório de água do hotel há mais de duas semanas, fazendo com que os hóspedes reclamassem do gosto e de o fato de a "água estar negra".

O final do filme também é assustadoramente relevante: O prédio cheio de apartamentos, o mau funcionamento do elevador e o fantasma da mãe de Cecília trançando os seus cabelos. Será que a morte de Elisa Lam foi um desses assassinatos ritualísticos espelhados em filmes de Hollywood?

Outra estranha Coincidência: Logo após a descoberta do corpo de Elisa Lam, um surto mortal de tuberculose ocorreu em Skid Row, perto Cecil Hotel. Você provavelmente não vai acreditar, mas o nome do kit de teste utilizado neste tipo de situação é: LAM-ELISA!

SUICIDIO OU HOMICIDIO?

As Autoridades de Los Angeles determinaram em junho de 2013 que a morte de Elisa Lam foi acidental e que ela “provavelmente era bipolar”. Diante disto, algumas perguntas permaneceram sem respostas.

Como é que Elisa, ainda que fora do seu juízo normal, acabara dentro de um tanque de água do hotel, sendo que esta é uma área de difícil acesso? Aqui está uma reportagem descrevendo o local onde fica o reservatório de água:


Como afirma o repórter no vídeo, a área de cobertura é protegida por um sistema de alarme e o reservatório de água é difícil de alcançar. Como Elisa chegaria ate essa área? Além disso, como é que ela fecharia a tampa do reservatório de água?

Como é geralmente no caso de estranhas mortes, as autoridades têm sido extremamente sigilosas e não transparentes durante a investigação. Mas... O que será que realmente aconteceu no Hotel? Por que existem tantas coincidências? Por que Elisa Lam agiu de maneira tão estranha no elevador? Houve algum aspecto ritualístico nesta morte? Por que acontecem tantas coisas assim no Cecil Hotel’s?

Existe alguma coisa paranormal envolvendo entidades do mal acontecendo lá? O mistério é grande e parece que as autoridades já não querem mais o investigar. Talvez eu deva citar aqui o slogan que aparece nos pôsteres do filme “Dark Water”: “Alguns mistérios não são destinados a serem resolvidos”... 

Referências: Isso é Bizarro e MEDO B 

Nenhum comentário:

Postar um comentário