terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Teoria: O Efeito Mandela

O tema "Efeito Mandela" já foi anteriormente citado no Show do Medo, por meio do post "Teoria: Desenho infantil pode provar universo paralelo?". De fato, muitos leitores mostraram interesse no assunto, expondo também sua próprias experiências pessoais nos comentários. Por isso, nada mais justo que nos aprofundarmos nessa teoria tão fascinante, chocante e assustadora. Será realmente possível que nossa realidade tenha sido capaz de misturar-se com realidades alternativas?


Para entendermos melhor o Efeito Mandela, precisamos primeiramente conhecer de forma básica a
pessoa que deu seu nome à teoria: Nelson Rolihlahla Mandela, ou simplesmente Nelson Mandela, foi um importante líder político que atuou na Africa do Sul durante o apartheid, regime de segregação racial adotado pelo país em 1948. Não vamos nos aprofundar em suas conquistas ou lutas, no entanto, é importante mencionar que sua ação como líder da resistência negra contra o apartheid o levou a tornar-se réu em um julgamento, acusado, dentre outras coisas, por traição. Em 11 de junho de 1964, depois de um julgamento vergonhoso, Mandela recebe pena de prisão perpétua, e estaria fadado a viver o resto de sua vida em uma cela. Depois de 27 anos em cárcere, por meio de uma campanha internacional que pedia a sua libertação, Nelson Mandela foi finalmente liberado em 1990, tornando-se simbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid. Em 1993 candidatou-se à presidência da Africa do Sul, que ganhou com 62% dos votos. Nelson Mandela conquistou prêmios por sua luta, inclusive o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Mandela acabou por falecer no dia 5 de dezembro de 2013 aos 95 anos, vítima de uma infecção pulmonar que o castigava no fim de sua vida.
Ufa!! Finalmente conhecemos melhor a história de Nelson Mandela, mas afinal de contas, o que Nelson Mandela tem a ver com o Efeito Mandela? Calma, vamos chegar lá..

O Efeito Mandela é uma teoria que prevê que não há apenas um universo, e sim vários universos paralelos entre si. Essa teoria é baseada em grandes grupos de pessoas, que tem memórias alternativas semelhantes sobre eventos passados. Os defensores da teoria afirmam que, para que essas experiências coletivas sejam verdadeiras, o tecido da realidade deve ter mudado em algum ponto do passado e que, portanto, não só existem universos paralelos e habitáveis, mas que estes universos estão constantemente se alternando entre si.

Confuso? Digamos que essa teoria surgiu quando um grande número de pessoas tiveram lembranças iguais, de eventos do passado que não aconteceram realmente, e que esse fator pode provar que existem universos paralelos que, por algum motivo, acabam se chocando entre si, fazendo com que determinadas pessoas "vejam" a realidade de outros universos por um curto período de tempo, o que pode explicar o porquê dessas lembranças diferentes das do resto do mundo.

O Efeito Mandela foi descrito pela primeira vez on-line em 2010, por uma blogueira chamada Fiona Broome. Broome descreveu sua experiência em uma convenção chamada Dragon Con, onde descobriu que outras pessoas tinham uma memória falsa semelhante à dela,em que Nelson Mandela havia morrido durante sua prisão na década de 1980. "Eu pensei que Nelson Mandela havia morrido na prisão. Eu me lembrava claramente das notícias de seu funeral, o luto na África do Sul, alguns tumultos nas cidades e o discurso sincero de sua viúva. Aí, descobri que na verdade ele estava vivo." Conta Broome.

Além de Broome, um blog chamado The Wood Beetween Worlds (que também citamos no post "Teoria: Desenho infantil pode provar universo paralelo?") escreveu um longo texto onde propõe, por meio de cálculos matemáticos e física quântica, que todos nós estamos vivendo em nosso próprio universo paralelo.


Tanto o post original de Fiona Broome quanto o do blog The Wood Beetween Worlds receberam centenas de comentários, e o efeito Mandela tomou forma, recebendo significativa atenção de mídias como o Buzzfeed, The Onion, Seventeen Magazine e sobretudo o Reddit, que criou um subfórum inteiro dedicado à sua discussão, e onde muitos usuários compartilham suas memórias.

O Efeito Mandela não se resume apenas à morte de Nelson Mandela. Muitas pessoas se empenham em coletar "lembranças equivocadas". Aqui vai uma lista com 10 surpreendentes exemplos do Efeito Mandela, que você provavelmente nunca pensou a respeito:

1. DARTH VADER NUNCA DISSE "LUKE, EU SOU SEU PAI":


"Luke, eu sou seu pai" é uma das frases mais famosas dos filmes, mas o que muitos não sabem é que o vilão mais aclamado dos cinemas na verdade nunca disse isso. Em realidade, ao ser afrontado por Luke Skywalker, a frase dita por Darth Vader foi "Não, eu sou seu pai!"


2. C-3PO NÃO ERA TODO DOURADO:

Muitos fanáticos de Star Wars com certeza vão se decepcionar ao descobrir que C-3PO, o dróide de protocolo construído por Anakin Skywalker, na realidade nunca foi todo dourado. De fato, muitas pessoas não se recordam de que C-3PO tem uma de suas pernas prateada, como pode ser visto na imagem abaixo.



3. SEX IN THE CITY OU SEX AND THE CITY?


É Sex and the City, mas muitas pessoas insistem que o "in" esteve no título da série em algum momento. Algumas delas inclusive até postaram fotos de recordações antigas que suportam sua memória "falsa".

4. A MÚSICA "WE ARE DE CHAMPIONS" DO QUEEN ACABA DE FORMA INESPERADA:


Muitos dos que estão familiarizados com a famosa canção We Are de Champions da banda Queen lembram-se perfeitamente de como a mesma termina. As palavras finais proferidas por Freddy Mercury são "Não há tempo para perdedores, porque nós somos os campeões ... do mundo!" certo? ERRADO! Na versão original da música, não há nenhum "do mundo!" e esso pequeníssimo tem levado os fãs do Queen à loucura inclusive eu, puta queo pariu!

5. RICH UNCLE PENNYBAGS, O PERSONAGEM QUE ILUSTRA O JOGO "MONOPOLY" NÃO USA MONÓCULOS:


Se você tem o famoso jogo de tabuleiros Monopoly guardado, pegando poeira dentro do seu guarda-roupa, corra para conferir e se espante ao descobrir que mas na verdade, o personagem Rich Uncle Pennybags, que ilustra as caixas do "Banco Imobiliário" gringo nunca usou monóculos.

6. GEORGE O CURIOSO NUNCA TEVE CAUDA:


Muitas pessoas chegam até a afirmar que se lembram perfeitamente de ver o simpático macaquinho usado sua cauda para se balançar nas árvores. No entanto, se você buscar imagens de George no Google, verá com surpresa que ele não tem rabo.


7. HANNIBAL LECTER NUNCA DISSE "OLÁ CLARISSE":


Se você já assistiu ao clássico Silêncio dos Inococentes, saberá que a frase mais famosa do filme é "Olá, Clarice" dita por Hannibal Lecter à agente Clarice Starling em seu primeiro encontro. E se você já assistiu ao Silêncio dos Inocentes, saberá que Lecter nunca disse isso. Na verdade, Hannibal diz "Bom dia", no entanto, muitas pessoas tem a nítida lembrança de que o canibal cumprimentou a personagem de outra forma.

8. FRUIT LOOPS NA VERDADE É FROOT LOOPS:


Alguns dizem que originalmente um dos cereais mais amados da molecada se chamava "Fruit Loops" e que depois mudou para "Froot Loops", enquanto outros acreditam que o nome sempre foi "Froot Loops" e que posteriormente mudou para "Fruit Loops". Enquanto uma parcela de pessoas afirmam que a mudança aconteceu durante suas infâncias, outros dizem que simplesmente notaram há pouco tempo. Seja lá em qual versão você acredite, ao pesquisar o cereal ou comprar uma caixa no supermercado, você notará que o nome "Froot Loops" estará impresso, a menos, claro, que você esteja lendo isso de alguma outra dimensão.


9. LOONEY TUNES OU LOONEY TOONS?


Os fãs de desenhos animados vão se surpreender ao descobrir que a série de curtas metragens em realidade se chama Looney Tunes, e não Looney Toons. A última ortografia tecnicamente faria mais sentido, já que os personagens são desenhos animados (cartoons), no entanto, você não vai encontrar essa ortografia em qualquer lugar, exceto em fotos ocasionais que foram photoshopadas.


10. MAC DONALD'S OU MC DONALD'S?


Quem nunca deixou a tentação tomar conta de si e foi buscar a alegria em um drive thru de fast food que atire a primeira pedra. Uma das empresas mais conhecidas do mundo de comidas rápidas, calóricas e pouco nutritivas é a amada Mc Donald's. Mas espera aí.. é Mc Donald's ou Mac Donald's? Muitos fãs de fast food afirmam que o nome da empresa era escrito com um "A" entre o "M" e o "C", sendo então MacDonald's antes de ser McDonald's. Embora existam muitas pessoas que acreditam na existência desse pequeno detalhe, não há nenhuma prova disso. Este é um dos exemplos menos conhecidos do efeito Mandela, mas ainda vale a pena mencionar.


Fontes: 
Buzzfeed 
A History of Mystery
Wikipédia
Know your Meme

26 comentários:

  1. Metzger, já ouviu falar sobre "Setealém" XD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha, não.. mas fui procurar e JESUS QUE COISA LOUCA!

      Valeu pela dica, Darth!

      Excluir
  2. Tia Metz tu acabou de ferrar minha mente com o Hannibal qie nunca disse "Olá Clarisse" eu posso jurar que ele falou isso. Kkkk que coisa não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd ele não fala isso, mas me lembro claramente da referida frase. Buscando em minha memoria, encontrei uma lembrança peculiar, ne recordo que no seriado "eu, a patroa e as crianças" Mike solta essa mesma frase, dessa forma ele imputou a frase em nossas mentes sem nem ao menos ela existir

      Excluir
  3. O "Hello, Clarice" e o do Monopoly acabaram de explodir minha mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Esse do Silêncio dos Inocentes eu reparei quando fiz o Quarta do Terror desse filme e também estranhei muito.. esse do Monopoly nem se fala! HAHA!

      Excluir
  4. Meu deus! Eu jurava que tinha cú...quando fui olhar não havia NADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ce tá falando do cu de quem me jovem?

      Excluir
    2. Do meu cú. Obrigado pela preoCUpação.

      Excluir
  5. Caramba eu acredito 100% nessa teoria. Mano eu me lembro perfeitamente do velho do Monopoly usando aquele óculos

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, quem lembra da bolacha TRAKINAS de Baunilha até metade dos anos 90?? Era embalagem azul clara e recheio branco estilo Negresco. Ela saiu de linha em torno de 1995 e não há registros no google, em lugar nenhum e poucas pessoas se lembram que ela já existiu, poucas pessoas mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bolacha eu pensei que era biscoito. não sabia que se chamava bulacha.

      Excluir
  7. Me lembro dela hahahahah mas encontrei uma foto no Google

    ResponderExcluir
  8. Só eu que me recordo de um protagonista negro na turma do Scooby doo

    ResponderExcluir
  9. Em una festa minha amiga deu na minha cara, de leve, na brincadeira. Eu disse isso a ela e ela disse que nunca tinha feito isso, e eu afirmei que sim, e ela que não. Seria isso um efeito mandela? Kakkskkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso são os efeitos do alcool msm ahsauhsauhsauhsa

      Excluir
  10. Essa teoria é um pouco demais pra minha cabecinha, mas enquanto eu entendia do que se tratava a teoria, eu me lembrei de uma vez que eu jurava saber de algo que supostamente não aconteceu.
    Quando eu tinha lá meus 13 anos, eu era apaixonada por Crepúsculo, chegando a ler todos os livros e vi todos filmes. Há um mês atrás, eu estava vendo um dos filmes da saga e me lembrei de um fragmento de um dos livros (que apesar de ter sido há muito tempo eu ainda lembro de algumas coisas) que se EU NÃO ME ENGANO é quando ela beija ele, mas enfim, essa parte do livro fala da Bella imaginando como seria a vida dela se ela tivesse escolhido o Jacob, que ela imaginou duas crianças de cabelo preto correndo, e quando eu fui pesquisar no google de qual livro era esse fragmento, não apareceu nada mesmo, mesmo eu lembrando claramente de ter essa "cena" no livro. Apesar de ser um exemplo bem do tosco, eu fiquei com isso na cabeça desde aquele dia. Mais alguém que leu os livros lembra disso ou é da minha cabeça? Só queria saber isso mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro. Acho que é em Eclipse.

      Excluir
  11. Não q Eu tenha presenciado, mas me lembro q no carro de John Kened só avia 4 pessoas,
    lembro bem porq vi esse video masi de 15 vzs, pesquisando sobre a conspiração q veio mata-lo.
    E agora são 6 pessoas no carro, estou extasiado com isso.

    ResponderExcluir