terça-feira, 15 de abril de 2014

Machigeriita-P e o lado sombrio dos Vocaloids

Vocaloid é um software que, basicamente, sintetiza vozes. Com vozes previamente gravadas, os usuários podem criar canções, basta ter uma letra e melodia, e então pode-se alterar e aprimorar efeitos, etc.
Conforme foram modificando essas vozes e criando novas músicas, foram nascendo os personagens, que são os responsáveis, em grande parte, por todo o sucesso da coisa. Na Ásia os Vocaloids fazem bastante sucesso, lançam CDs e eles até mesmo fazem shows (hologramas, é claro).

A maioria das pessoas que já ouviu falar de Vocaloid, ou que já ouviu as músicas, geralmente acaba conhecendo o lado mais pop e feliz, principalmente quando se fala de Hatsune Miku, uma das Vocaloids
mais conhecidas.

Mas nem tudo são flores...pode até ser que as canções de mais sucesso dos Vocaloids sejam alegrinhas e bem pop, mas alguns compositores escolheram ir por um lado mais sombrio, triste e, até mesmo, assustador.

É o caso de Machigeriita-P ou, Daisuke Kuchiki, conhecido por suas composições voltadas para o horror, está ativo desde os primórdios do movimento Vocaloid e já conquistou muitos fãs. Suas músicas trazem elementos que remetem à infância e seus respectivos medos, ou até mesmo contos de fada transformados em tragédias...mas não falarei de contos de fadas, hoje vou falar de um circo.


Apresento à vocês: Dark Wood Circus!


O vídeo mostra uma criança (no caso, a Vocaloid Meiko) e sua jornada através de um circo, descobrindo coisas nem tão divertidas assim...

Ela se encontra com Hatsune Miku, a diva deformada, Kaito, a besta canibal e com os gêmeos Kagamine Rin e Len, que são agora um só, com duas cabeças.

Até aí, é apenas mais uma história macabra, criação de Machigeriita-P, certo? Bem, não exatamente. É claro, que é sim uma criação de Daisuke, no entanto, há uma história real (ao menos é o que dizem...) e que torna tudo ainda mais triste e bizarro.

Durante um período chamado Edo, no Japão, era comum que crianças de ruas, orfãos e até mesmo crianças que tivessem uma família, fossem raptadas e levadas para uma espécie de circo, lá elas eram mutiladas até a deformação e violentadas em frente a uma plateia, para a diversão dos espectadores. As crianças que se negassem a fazer o que era pedido, tinham ácido derramado em seus rostos, tornando todo aquele sofrimento ainda maior.

A música faz referência a tudo isso, mostrando o desejo de morrer que aquelas crianças tinham e como era terrível toda aquela situação que, ainda assim, divertia algumas pessoas, além de trazer algumas mensagens ocultas, também ligadas aos acontecimentos nos circos do período Edo.

Até onde tudo isso é verdade? Não podemos dizer, mas depois de saber da história que motivou a criação da música, assista ao vídeo:


(PS: A tradução em inglês é melhor na minha opinião, transmite melhor o significado da música).

Nenhum comentário:

Postar um comentário