terça-feira, 1 de julho de 2014

A tragedia de ballonfest

Parece surreal imaginar que simples bexigas de festa podem ter causado uma tragédia tão impressionante - e de certa forma, bonita - como a que aconteceu em Cleveland.

Em 1986, os organizadores da United Way of Cleveland bolaram um plano que julgaram perfeito para gerar um pouco de publicidade e criar um belo espetáculo no processo: encher com gás hélio, 1,5 milhões de balões de festa comuns, soltá-los simultaneamente e definir um recorde mundial.

Infelizmente, eles não tinham idéia das terríveis consequências que desencadearia ao fazê-lo.

Os balões de latex colidiram com uma frente de ar mais frio e uma chuva inesperada os derrubou, obstruindo a terra e vias navegáveis ​​do Nordeste do Ohio. Nos dias seguintes ao evento, os balões foram vistos até no Lago Erie, no Canadá. 


Dois pescadores, Raymond Broderick e Bernard Sulzer, que tinham saído no dia 26 de setembro, foram dados como desaparecidos por seus familiares no dia do evento. As equipes de resgate avistaram seu barco ancorado em meio a milhares de balões, mas os corpos foram encontrados duas semanas depois. A esposa de um dos pescadores que se afogaram processou a United Way e a empresa que organizou o evento.


O saldo da Ballonfest (como foi apelidado): dois pescadores mortos e milhões de dólares em danos por meio de ações judiciais.

Veja algumas fotos do incidente:












Referências: Blogblux

2 comentários: