quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Quarta do Terror - Os Caça Fantasmas


Ficha Técnica:
Direção: Ivan Reitman
Ano: 1984
País: EUA
Duração: 107 Minutos
Título Original: Ghostbusters


Sinopse:
Peter, Raymond e Egon são professores universitários de parapsicologia da Universidade Columbia de Nova Iorque, que subitamente têm sua verba para pesquisa suspensa e são colocados na rua pelo reitor, que os considera uma farsa. O trio decide abrir seu próprio negócio, e criam o Ghostbusters, empresa dedicada à capturar fantasmas.


Graças ao negócio, os Ghostbusters conhecem  Winston, mais um integrante da equipe. Eles também conhecem Dana, a primeira cliente a contratá-los, e que fará parte de uma trama para libertar o antigo Deus sumério Zull, o Deus da Destruição.

Elenco:
Os três patetas, Ellen Ripley, Denzel Wóshito, a galera do Titanic, uma amoeba verde e o boneco da Michelin vestido de marinheirinho.


Critica:
O Quarta do Terror dessa semana é, na verdade, uma homenagem. Em 2014, Ghostbusters está fazendo 30 anos de sucesso, e eu achei digno trazer pelo menos um dos filmes desse sucesso aqui no Quarta do Terror. Embora não seja um filme de terror propriamente dito, Ghostbusters foi o marco de toda uma geração, envolvendo um tema bastante explorado na época, mas de maneira muito bem humorada.


O fato é que Ghostbusters fez um sucesso fenomenal em sua época, e até hoje vem angariando adeptos por todo o mundo. Mas o que faz Os Caça Fantasmas serem tão aclamados assim?

No meu ponto de vista, Ghostbusters foi um divisor de águas. Na época, filmes como Poltergeist exploravam o contexto assustador dos fantasmas, enquanto Os Caça Fantasmas optaram por focar mais no humor que poderia-se encontrar neste tema, o que tornou o filme, algo totalmente inusitado e distinto.

As atuações dão um tempero a mais no filme, com destaque para Bill Murray, que interpretou Peter Venkman, usando toda a sua habilidade para deixar o personagem o mais espontâneo possível.


Não posso deixar de citar Harold Ramis, o ator que fez com muita maestria Egon Spengler, que era o sujeito desengonçado e nerd da turma. Infelizmente ele veio a falecer em fevereiro de 2014, mas os fãs do filme não deixaram de prestar suas homenagens, não só ao ator, como também ao personagem. Veja algumas:

"E lembrem-se de não cruzar os raios!"






Ahh esses feels..

Por último, mas não menos importante: a música! Quem pqp nunca ouviu o fodendo tema desse filme, e mesmo não entendendo porra nenhuma, ergueu o braço e gritou junto com o refrão a palavra "Ghostbusters"?


Enfim, o filme de hoje não é de terror, mas é sem dúvida, um clássico que deve ser eternizado, como a obra de arte que é. E sim, sou fanboy pra caralho.

Vale imensamente a pena assistir, assistir e assistir de novo!

Nota:


Assista:
Clique AQUI e em seguida em Assistir. Depois, escolha a opção VK, espere carregar um pouco e assista.

Bom filme!

4 comentários:

  1. Ótimo post metzger,Ghostbusters é um clássico q eu cresci assistindo,e quero q no meu velorio o tema do filme seja tocado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Johann!! Realmente, filmes como Ghostbusters fizeram nossa infância valer a pena <3

      Also, me convide pro velório HAHA!

      Excluir
    2. De nada metzger,e pode se considerar convidada pro velório

      Excluir