Se você já teve um resfriado, então você provavelmente conhece a marca Kleenex, uma marca mundialmente popular no ramo de produtos de limpeza pessoal, como papéis higiênicos, fraudas e principalmente lencinhos de papel, como a da imagem abaixo:
No entanto, o que muita gente desconhece, é que a empresa lançou no Japão, uma estranha campanha publicitária, que gerou tanto desconforto nas pessoas que acabou se tornando uma lenda urbana do país. Vamos conhecer então, a maldição da propaganda japonesa da Kleenex.
Na década de 80, a Kleenex lançou três propagandas para divulgar seus produtos no Japão. Em um dos comerciais, uma mulher, trajando uma espécie de toga branca e um bebê com fantasia de Oni, um ogro/demônio japonês aparecem sentados em um amontoado de palha. Ao fundo, ouve-se a canção "It's a Fine Day", interpretada por Jane e Barton.
Embora pareça pouca coisa, muitos espectadores reclamaram a Kleenex dizendo que o comercial era perturbador e os deixou com uma sensação desconfortável. A maioria deles culpou a canção reivindicando que a letra soava como uma maldição alemã, "Sterben, sterben, jeder ist verflucht und getötet werden", algo como "Morra, morra, todos serão amaldiçoados e morrerão". Não sei como a japaiada conseguiu ouvir isso no comercial, mas quem sou em pra discutir. Enfim, não é preciso dizer que é super normal para as empresas receberem queixas sobre os seus anúncios, mas a marca decidiu proibir o comercial de televisão.
E não para por aí! A lenda conta que o vídeo supostamente muda depois da meia-noite. Algumas pessoas ainda afirmam que se você gravar o vídeo e reproduzi-lo, o garotinho fica azul, e se você reproduzir o áudio ao contrário, ouvirá a voz assombrosa:
Keiko Matsuzaka. |
Não se sabe exatamente qual dos três comerciais é o amaldiçoado, e nem em qual ordem as propagandas foram apresentadas ao público, apenas suposções. No entanto, podemos notar alguns pormenores muito curiosos. Veja as três propagandas:
O primeiro comercial, conhecido como "Tenshi", mostra uma criança (aparentemente não é japonesa como dos demais personagens) vestida de anjo. A música tocada é chamada de "Kleenex", e foi feita por Geinoh Yamashirogumi. No segundo comercial, conhecido como Akaoni, vemos o pequeno Oni feliz, brincando com a atriz. O terceiro, que de acordo com as informações, seria a propaganda amaldiçoada, notamos a criança com um olhar de raiva, e está de braços cruzados. A atriz tenta animá-lo, sem sucesso. Note também que no primeiro comercial, a dupla não está sentada em palha, como no segundo. O que isso quer dizer?
Ainda há quem diga que a parede vermelha das duas últimas propagandas foi pintada com sangue humano, e que a maldição foi causada pelas almas daqueles cujo sangue foi usado para pintar o fundo. Pra mim, isso soa muito improvável, já que não existe uma explicação plausível dos motivos que levam alguém a pintar uma parede de sangue em um comercial de 30 segundos, mas fica aí a informação.
Vou assistir hj para desmentir essa teoria ou para acreditar na mesma..
ResponderExcluir