sábado, 24 de dezembro de 2016

Teoria - Os Cosmonautas Fantasmas

Ultimamente estamos muito conspiracionistas aqui no Show do Medo, né?

Bom, como eu acho este tipo de postagem interessante e que mexe com a nossa imaginação, que tal abordarmos mais uma teoria, dessa vez, vinda diretamente de uma das épocas mais perigosas para a humanidade, a chamada Guerra Fria? Conheça a teoria dos Cosmonautas Fantasmas:



Antes de mais nada, vamos entender melhor o que foi a Guerra Fria:


A Guerra Fria compreende um período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre as duas maiores potências mundiais da época: Estados Unidos e União Soviética. Com o final da Segunda Guerra Mundial (1945), a Europa estava arrasada e ocupada pelos exércitos das duas grandes potências, que tinham tanto poder que sobrou para o resto do planeta dividir-se em um sistema global bipolar.  Trocando por miúdos, o após o final da Segunda Grande Guerra, o mundo viu-se no meio de uma grande briga de egos entre os EUA e a URSS, que disputavam entre si o título de rainha do baile. De um lado, o capitalismo, comandado pelos EUA; do outro, o comunismo feroz da União Soviética.

O termo "fria" foi estabelecido porque não houve uma guerra direta entre as duas superpotências, que ficaram só na ameacinha e nas indiretas no Facebook, por assim dizer. Graças a Deus ficaram só nas ameaças, porque se um deles realmente fosse pro pau, o mundo todo tava na merda, pois ambas as potências tinham um arsenal de armas nucleares capazes de destruir a Terra 10 vezes.

A Guerra Fria funcionava mais ou menos da seguinte forma: os EUA queriam mostrar que sua ideologia capitalista era melhor que a de seus adversários soviéticos, que tentavam a todo custo mostrar que a sua ideologia comunista era melhor. Digamos que as duas superpotências disputavam o primeiro lugar em tudo: a Guerra Fria era um conflito de ordem política, econômica, social, ideológica e principalmente militar e tecnológica. Se os EUA tivessem conhecimento para desenvolver bombas atômicas, a URSS também queria, e queria fazer melhor. Se os EUA adquirissem tecnologia para produzir bombas de hidrogênio, a URSS não ficava atrás, produzindo ogivas nucleares menores, mais leves e mais poderosas. Esta busca por armamentos mais poderosos recebeu a alcunha de corrida armamentista. De certa forma, a corrida armamentista ajudou a salvar o planeta, pois os EUA estavam se borrando de medo de que a URSS os atacasse e vice-versa.

Bom, a corrida armamentista não está no cerne da questão. O importante aqui é falar sobre o que ela acarretou para o desenvolvimento da tecnologia, que nos levou à corrida espacial. Na urgência de se mostrar superior aos rivais e sentindo-se ameaçada pelos bombardeiros estratégicos americanos, carregados de artefatos nucleares que sobrevoavam as fronteiras com a URSS constantemente, o país soviético começou a investir em uma nova geração de armas que compensasse esta debilidade estratégica. Assim, a União Soviética dá início à corrida espacial no ano de 1957, quando os soviéticos lançaram Sputnik 1, o primeiro artefato humano a ir ao espaço e orbitar o planeta. Em novembro do mesmo ano, os russos lançaram Sputnik 2 e, dentro da nave foi a bordo o primeiro ser vivo a sair do planeta: a cadela Laika (que morreu, tadinha).

Após as missões Sputnik, os Estados Unidos entraram na corrida, lançando o Explorer I, em 1958. Mas dessa vez a União Soviética estava um passo na frente, e no dia 12 de abril de 1961, mais precisamente em uma quarta-feira, os soviéticos conseguiram lançar a Vostok 1, que era tripulada por Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a ir ao espaço e voltar são e salvo.

É aqui que finalmente nossa teoria começa.

E se eu disser que Yuri Gagarin não foi o primeiro ser humano a ir ao espaço, só o primeiro que voltou vivo de lá? É claro, não há qualquer prova concreta sobre as afirmações deste post e é por isso que a gente chama de teoria, mas aqui conheceremos alguns argumentos que fazem total sentido, sobretudo por conta das condições histórico-políticas daquele período.

Quando Yuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano a ir ao espaço, a URSS inteira ficou em polvorosa. Do dia para a noite, o jovem de 27 anos tornou-se um herói nacional e o homem mais famoso do mundo, sua conquista reconhecida em manchetes de primeira página de Washington à Pequim. Para os soviéticos, esta foi uma validação espetacular do sistema comunista. Eles haviam derrotado os capitalistas norte-americanos em mais um importante marco espacial e demonstraram sua supremacia tecnológica ao mundo. Gagarin era o rosto perfeito da URSS. Comunista comprometido, também era jovem e fotogênico. Para o líder russo Kruschev, este grande golpe de propaganda dificilmente poderia ter sido melhor. Mas havia alguma coisa de podre nessa história toda..

É preciso esclarecer uma coisa: nos tempos da Guerra Fria, as superpotências estavam desesperadas para provar sua superioridade, e não é novidade que ambos escondiam uns dos outros as falhas de seus programas militares, afinal elas seriam habilmente exploradas pela propaganda rival. No momento, o que valia para ambos era chegar primeiro, e esfregar suas conquistas na cara das inimigas. O elemento humano era considerado pouco importante, sendo "aceitável" mortes em missões.

Bom, onde eu estava mesmo? Ah sim, na coisa podre.. vamos prosseguir:

Enquanto a URSS estava na maior festa, algumas pessoas estavam com a pulga atrás da orelha. Um ocorrido anteriormente deixou toda a história nebulosa. Acontece que 5 dias antes do lançamento bem sucedido da Vostok 1, todos os correspondentes jornalísticos ocidentais foram avisados pelo Kremlin de que um voo bem sucedido havia ocorrido. As câmeras de televisão soviética do estado haviam se virado para filmar as boas novas e.. a notícia nunca veio, não até que o vôo de Gagarin foi anunciado no dia 12. De duas, uma: ou um vidente muito do fodão previu a bem-sucedida missão de Yuri Gagarin dias antes de acontecer, um alguém no Kremlin contou demais com "a galinha no cu do ovo", (como uma amiga minha costuma dizer) e cantou vitória antes do tempo.

Acontece que os soviéticos agiram rápido, e graças ao Daily Worker, um jornal comunista britânico com ligações no Kremlin, a noticia de que um lançamento realmente havia ocorrido no dia 7 foi publicada. O jornal afirmou que, de acordo com suas fontes, o vôo foi um sucesso, mas algo no retorno à Terra havia dado errado e o cosmonauta tinha desembarcado longe do curso pré-determinado e ficou gravemente ferido. Foi esta a razão para o encobrimento?

Aliás, você sabe a diferença entre astronauta, cosmonauta e taikonauta? Exatamente! Nenhum. As três denominações dizem respeito à pessoa treinada para uma viagem espacial, seja para comandar, pilotar, servir como membro da tripulação de uma nave espacial ou desempenhando atividades extraveiculares. A única diferença é que cada um dos países que lançou naves espaciais tripuladas batizou seus "espaçonautas" de uma forma diferente, sendo astronauta para os norte-americanos, cosmonauta para os russos e taikonauta para os chineses.

Vamos considerar verdadeira a afirmação do jornal Daily Worker. Mas se o vôo anterior tivesse realmente conseguido colocar um homem em órbita, então quem era ele?
Vladimir Ilyushin.
Embora o Kremlin nunca tenha relevado a identidade do suposto cosmonauta, inúmeros relatos de imprensa no momento sugeriram que tratava-se de um piloto de testes muito famoso chamado Vladimir Ilyushin. Ao contrário do novato Gagarin, Ilyushin era o piloto de teste mais experiente e condecorado da URSS. Seu pai era também um famoso designer de aeronaves com laços estreitos com o Kremlin. Ilyushin era a escolha óbvia para uma missão tão prestigiosa.  Muitas pessoas acreditam nesta teoria, inclusive denominando Ilyushin como o verdadeiramente primeiro homem a alcançar o espaço.

Mas e se a missão não tivesse sido inteiramente bem sucedida? Num clima de propaganda e sigilo, a liderança soviética poderia realmente admitir que tal constrangimento fosse revelado ao mundo? Não seria exagero supor que o Kremlin não mediria esforços para que o vôo mal sucedido de Illyushin fosse apagado da história oficial do espaço soviético. E se eles tiveram capacidade de esconder este fato até os dias atuais, o que eles não fariam para esconder tantos outros voos anteriores que terminaram de forma ainda mais trágica?

Acontece que anos antes do lançamento da Vostok 1, já circulavam boatos de que a URSS havia enviado inúmeras missões tripuladas para fora da órbita, todas estas falhando miseravelmente e culminando na trágica morte de seus cosmonautas. Em dezembro de 1959, um suposto comunista checo de alta patente teria vazado informações sobre "lançamentos espaciais não-oficiais" que haviam falhado. Segundo o espião, a missão de Yuri Gagarin foi apenas uma de uma longa série de tentativas e erros espaciais, e apenas a talvez primeira que não terminou na morte do piloto. Um dos cosmonautas seria Aleksei Ledovsky, lançado ao espaço em um foguete R-5A. Três outros que teriam morrido sob circunstâncias similares foram Andrei Mitkov, Sergei Shiborin e Maria Gromova. Ainda em 1959, o pioneiro teórico espacial Hermann Oberth afirmou que um piloto havia morrido em um vôo sub-orbital balístico que partira de Kapustin Yar no princípío de 1958. Ele não forneceu evidências para a história. Em dezembro de 1959, a agência de notícias italiana Continentale repetiu as alegações de que uma série de mortes de cosmonautas em vôos sub-orbitais havia sido revelada por um comunista checoslovaco de alta patente, mas jamais surgiram provas da realização de vôos sub-orbitais soviéticos tripulados.

Para piorar, em 1960, Robert A. Heinlein escreveu um artigo chamado "Pravda means 'Truth'", onde relatava que em 15 de maio daquele ano, enquanto viajava por Vilnius, na União Soviética, ficou sabendo por cadetes do Exército Vermelho que um homem havia sido colocado em órbita naquele dia, o que foi negado por oficiais horas depois.

É claro que tudo isso não passa de mera especulação, Afinal, não há provas contundentes sobre estes supostos ocorridos. Sera?

Você já ouviu falar nos irmãos Judica e Cordiglia? Esses dois irmãos eram muito feras em eletrônica e eram também experientes em rádio amador. Eles usaram uma estrutura alemã da época da Segunda Guerra, abandonada, que se chamava “Torre Bert” para montar sua antena e com sucatas diversas, aperfeiçoaram o sistema de captação e recepção, conseguindo captar muita coisa que os Soviéticos transmitiam. Com a torre “emprestada” e seu equipamento, eles capturaram e monitoraram um volume colossal de transmissões dos soviéticos, inclusive o lançamento do satélite Sputnik 1, onde usando equipamentos próprios conseguiram até registrar informações de vôo, como a telemetria, além de gravações de voz e de dados visuais.

Na década de 1960, os irmãos afirmaram ter ouvido comunicações de rádio secretas das missões espaciais da União Soviética, incluindo os sons de um cosmonauta que aparentemente morria, sufocando lentamente. Uma de suas gravações mais famosas foi feita em 28 de novembro de 1960. Depois de cerca de uma hora só ouvindo a estática, os irmãos reconheceram um sinal de SOS que parecia estar se afastando da Terra. A história foi confirmada por uma outra estação de rádio escuta, suíço-italiana. Então, apenas semanas antes do vôo de Gagarin, os irmãos alegaram ter capturado a respiração forçada e os batimentos cardíacos acelerados de mais um cosmonauta moribundo, enquanto sua espaçonave vacilava na órbita da Terra:

O vídeo abaixo trás em primeira mão as gravações reais dos últimos momentos da vida deste cosmonauta. Seus batimentos cardíacos podem ser ouvidos, tal como foi gravado pelos irmãos Judica-Cordiglia. De acordo com o site Lost Cosmonauts, o cardiologista Prof. Dogliotti, confirmou que as pulsações são as de um moribundo. Os sons respiratórios são, literalmente, os últimos suspiros do cosmonauta, já inconsciente. Ouça:


No total, os irmãos Judica-Cordiglia lançaram nove gravações ao longo de um período de quatro anos. Os detalhes foram os seguintes:

- Em maio de 1960, uma nave espacial tripulada relata que está saindo do curso. 
- No dia 28 de novembro de 1960, o fraco sinal de SOS em Código Morse é enviado a partir de outra nave espacial que parecia ter problemas de trajetória e saiu da órbita da Terra. 
- Em fevereiro de 1961 um cosmonauta foi claramente audível e registrado, sufocando até a morte. 
- Em abril de 1961, uma cápsula foi gravada. Ela teria feito três órbitas completas ao redor da Terra antes de reentrar na atmosfera, poucos dias antes de Yuri Gagarin fazer o seu vôo histórico. (suspeita-se que o astronauta voltou, mas já estava morto na capsula quando ela foi aberta) 
- Em maio de 1961, uma nave espacial em órbita faz um apelo desesperado por ajuda e depois sai de controle. 
- Na gravação de outubro de 1961, um cosmonauta perde o controle de sua nave espacial, que sai de órbita, mergulhando no espaço profundo. 
- Em novembro de 1962 uma cápsula espacial calcula mal a reentrada, saindo da atmosfera e se perdendo no espaço. 
- Na gravação de novembro de 1963, o que parece ser uma cosmonauta mulher, morre durante a reentrada. 
- Em abril de 1964, um outro cosmonauta é morto quando sua cápsula derrete ao entrar muito inclinada na atmosfera da Terra.
Infelizmente a única gravação que eu encontrei foi a penúltima, da suposta cosmonauta feminina. Depois de muito trabalho, finalmente consegui traduzir o que ela diz, e assim, legendar o vídeo exclusivamente para o Show do Medo. Lembrando que, como eu não manjo de russo, podem haver alguns erros, mas no geral, acredito que a legenda esteja muito próxima da realidade.

Ouça o áudio aterrador:




Desde os anos 1960, a veracidade das gravações é posta em cheque. Muitos afirmam que há uma forte possibilidade de que os dois irmãos italianos tenham inventado alguns “acidentes” para conseguir atenção e assim obter financiamentos para a compra de equipamentos, além de dar material para o monte de jornalistas que viviam no pé deles em busca de algo bombástico para levar ao editor. Especialistas dizem que as transcrições de áudio capturadas revelam que nenhum dos cosmonautas, –  que deveriam ser pilotos da força aérea soviética – estavam seguindo os protocolos de comunicação padrão, como identificando-se quando se fala ou usando terminologia técnica correta. Então ficam aqui mais algumas perguntas: as gravações são reais? Quem eram? Seriam estes fragmentos de vozes russas a prova de que os soviéticos em sua sanha por vencer a corrida espacial abandonaram seus cosmonautas no espaço quando um defeito em seus foguetes os conduziu a um destino terrível? Talvez nunca venhamos a saber a verdade.

No entanto, pensar no desespero desse pessoal chega a doer. E se pra mim já é assustador imaginar, pense no cagaço de Yuri Gagarin ao descobrir que, depois de tantas tentativas falhas ele iria ser o próximo na lista de cobaias da União Soviética. Talvez por este motivo Gagarin nunca mais voou para o espaço novamente. Depois de sua fama inicial, sua vida começou a decair. Ele começou a beber e seu comportamento em funções oficiais e em festas culminava em um grande embaraço. Yuri Gagarin morreu em um misterioso acidente de jato em 1968, sujeito a muitas teorias da conspiração. A triste derrocada de sua vida se deu por conseqüência de viver com uma mentira terrível ou por saber de uma verdade ainda pior?



Fontes da pesquisa: 
Wikipédia: Cosmonautas Fantasmas
The Unredacted: Lost Cosmonauts: The Tombs in Space
Mundo Gump: Os cosmonautas perdidos e o mistério soviético
The Lost Cosmonauts

2 comentários:

  1. Ai sim! Nunca tinha ouvido falar dessa teoria. Me livrou aquele fikme, Apollo 11 (ótimo filme).

    E se tem tudo isso dá Rússia, imagine dos EUA, China, e outros países que "correram por fora".

    P.S.: Feliz Natal, Metz. Desejo que seu PC funcione eternamente, do fundo meu coração S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz natal atrasado pra vc tbm Reinolds! Que seu PC funcione pra sempre também, pra poder estar sempre aqui conosco! <3

      Excluir