quinta-feira, 11 de julho de 2013

O suicídio de Budd Dwyer


Político republicano, após seu mandato de senador, Dwyer mudou-se para o Tesouro Nacional. No final do ano de 1986, Budd Dwyer foi acusado de receber uma quantia de US$ 300 mil de suborno. Durante as investigações, a defensoria ofereceu a Dwyer uma proposta de passar no máximo cinco anos na cadeia, em troca de um testemunho de culpa, retratação pública e cooperação com as investigações.

Dwyer recusou a oferta e continuou alegando inocência. A pena máxima poderia chegar a 55 anos de cadeia e a devolução integral dos US$ 300 mil. Em 22 de janeiro de 1987, na véspera do pronunciamento de sua sentença, Budd convocou uma coletiva de imprensa para "esclarecer o caso". Muitos acreditaram que ele finalmente assumiria a culpa.

Na conferência, nervoso e agitado novamente alegou inocência e declarou que ele não se afastaria da tesouraria do estado. Neste momento, Dwyer parou de ler seu discurso e chamou três de seus assessores, entregando um envelope para cada um. Depois descobriu-se que um continha uma nota de suicídio para sua esposa, outro continha uma nota de doação de órgãos e afins. e o terceiro continha uma carta para o governador recém-empossado.



Após distribuir os envelopes, Dwyer pegou um outro envelope e retirou dele um revólver Magnum 357, alertando aos que estavam presentes na platéia: “Por favor, deixem o recinto se isto os ofende."

Os presentes clamaram a Dwyer para abaixar a arma. Alguns tentaram se aproximar dele, e o ouviram dizer: "Afastem-se, esta coisa vai machucar alguém."

Estas foram suas últimas palavras. Sem dar ouvidos aos apelos, Dwyer enfiou o cano do revólver na boca e puxou o gatilho. Ele caiu no chão, em frente às câmeras de cinco emissoras.

Muitas estações de televisão da Pensilvânia exibiram ao vivo o fato, que ocorreu perto do meio-dia. Devido a uma tempestade de neve que ocorria no estado naquele dia, muitas escolas fecharam e muitas crianças em idade escolar testemunharam o suicídio.

Após o ocorrido, muitas estações exibiram o vídeo somente até o momento anterior ao suicídio; outras estações sequer exibiram o vídeo. Pouquíssimas estações exibiram o vídeo na íntegra, sem edições.

Abaixo, o vídeo do sucídio de Budd Dwyer, mas aviso que são cenas extremamente fortes, portanto só assista se tiver certeza absoluta que quer ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário