quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Desenhos de crianças retratando o abuso que sofreram

Estes desenhos foram feitos por crianças que foram vítimas de abusos sexuais por pessoas de seu convívio. As imagens fizeram parte da exibição "Monstros na minha casa", que aconteceu na Espanha em 2010. São vários desenhos de crianças diferentes, que sofreram abusos sexuais e psicológicos por pais, padrastos e até colegas de escola. Os desenhos foram feitos com o acompanhamento de especialistas para interpretar cada desenho:

ANDREU, 8 ANOS



Foi abusado pelo padrasto desde os 4 anos. No desenho ele representa ele mesmo em pânico, e dá atenção especial ao zíper da sua calça e os botões de sua camisa, que pra ele representam um símbolo de quando os atos sexuais iriam começar.


FERNANDO, 13 ANOS



Ele foi abusado pelo seu pai desde cedo, e agora mora com a mãe, que conseguiu fazer ele se recuperar bem. Ele desenhou o pai como um demônio em um bar, bebendo cerveja e jogando em caça-níqueis. Os riscos saindo do demônio representam o cheiro de álcool. Fernando sente raiva quando mencionam o pai perto dele.

ELENA, 6 ANOS



Elena sofreu abusos sexuais do seu pai. Agora ela vive com a vó. No desenho, ela coloca sua avó e sua mãe bem grandes. Ela se sente protegida perto das duas. Ela também representa o seu pai transando com ela, bem pequeno, em cima das letras.

MIRIAN, 9 ANOS



Sofreu abuso psicológico. Sua mãe chegou na Espanha com 15 anos de idade e grávida dela. Ela era uma minoria racial por lá, e ela sofreu abusos dos colegas de classe por conta de sua etnia. Ela é a menor pessoa do desenho, que está envolvida com alguma coisa, representando sua solidão. No canto ela tinha escrito "me sinto sozinha" mas apagou porque tem vergonha disso.

DAVID, 8 ANOS



Ele sofreu abuso sexual. No desenho, ele destaca os olhos e o pênis do agressor. Ele escreve também "marica" e "chupa-rolas". O agressor falava isso enquanto o estuprava.

ISABEL, 8 ANOS



Foi abusada sexualmente pelo pai. No desenho ela retrata o momento do abuso. O pai colocou ela em uma cadeira pra penetrá-la por trás. Na parte superior da imagem, ela retrata o irmão mais novo dela, que ficou vendo tudo acontecer pela porta.

JOAN, 8 ANOS



No desenho ele coloca o cara que o estuprou em uma gaiola, fechada com um cadeado, e a chave (no canto superior direito) protegida por espinhos, pra ninguém conseguir pegar.

MARINA, 5 ANOS



Era abusada pelo pai, que também obrigava ela a assistir filmes pornô. No desenho, ela retrata um dos filmes que ela assistiu. Ela disse ao especialista que nesses filmes as pessoas "ficavam peladas e faziam coisa feia".

ESTER, 9 ANOS



Ela desenhou a posição que tinha que ficar quando o seu pai abusava dela.

TONI, 6 ANOS



O especialista pediu pra ele desenhar o cara que abusou dele. Ele disse "é um monstro". Destacou o pênis ejaculando.

ANDREA, 10 ANOS



Representou como eram os abusos, onde ela tinha que tocar o pênis do cara, e ele tocava a vagina dela. Ela ficou com vergonha de responder as questões do psiquiatra, e aceitou escrever as respostas no desenho, por isso os "sims" e o não.

VICTOR, 7 ANOS



Ele era obrigado, aos 4 anos de idade, a fazer sexo oral no seu pai. A linha que sai da boca dele e vai até o pênis do pai representa a sua língua.

SERGIO, 15 ANOS



Sofreu abusos psicológicos desde criança de seu pai e na adolescência começaram os abusos sexuais. No desenho ele se representa em uma cruz, imobilizado pelo pai, do lado direito uma espada verde, representando que agora ele tem forças par lutar.

É, sem dúvida alguma, muito triste e revoltante imaginar que eles sequer sabiam o que estavam fazendo, e o sentimento de medo, terror, vergonha, impotência e até mesmo a inocência das crianças pode ser visto claramente nos desenhos que elas fizeram.

Não se pode imaginar o terror que essas crianças sentiram ao serem abusadas por pessoas que deveria protege-las de todo mal. Isso pra mim e inconcebível e intolerável. Um cara que faz isso com alguém, principalmente sendo esse alguém, uma criança merece a morte mais lenta que se pode ter, e se existir um inferno mesmo, deve haver um setor só pra esse tipo de gente. 

2 comentários:

  1. Cara... Muito triste isso, principalmente o segundo.
    E eu tentei o quanto pude, mas realmente não consegui entender nada desse último. Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio, Felipão \o

      Eu não sou psicologa nem nada, mas eu até posso tentar explicar no modo que eu entendi: notei que há uma pessoa dentro da cruz. Pelo que disseram os psicólogos, se trata de uma representação de como o guri era imobilizado. A cruz parece estar dentro de uma cabeça, talvez a dele própria, o que pode significar que as lembranças do abuso vão ficar na memória pra sempre, e a espada pode se referir que ele está pronto para se defender agora, e impedir que isso ocorra novamente. Abç!

      Excluir