quarta-feira, 19 de março de 2014

Spirit Box


Vocês já souberam um pouco sobre FVE's aqui no blog (clique AQUI para relembrar), e hoje vamos aprender sobre uma ferramente muito útil para a gravação de alguns fenômenos do tipo. O Spirit box.

Como dito antes, os espíritos não possuem mais um corpo com cordas vocais para se comunicar, e em um FVE, é importante que se dê ao espírito, uma "voz" para falar. Por isso, usa-se um ruido branco, ou um som estático, para que assim, o espírito possa delineá-la e transforma-la em palavras. Um tipo de ruido branco muito usado, é o som estático de um rádio ou de uma TV.

Entretanto, foi descoberta uma maneira de tornar o diálogo ainda mais fácil e perceptível, dando, não só uma voz ao espírito, mas também, palavras prontas, que só precisam ser combinadas.


O Spirit box (do inglês, Caixa de espíritos), também conhecido como Ghost Box, ou Frank Box, foi desenvolvido por um homem chamado Frank Sumption, e nada mais é que um rádio portátil, mudando as estações de rádio a cada segundo. Porém, esta ferramenta tornou-se uma das maneiras mais eficazes de conseguir respostas do "além".


Ele funciona da seguinte maneira: imagine um rádio AM/FM que está programado para mudar de estação a cada meio segundo e de maneira aleatória. Você faz uma pergunta simples e objetiva, do tipo "Qual o seu nome?" ou "Qual a sua idade?" e através das estações de rádio, o espírito irá manipular as palavras e formar as respostas. Você poderá ouvir desde frases curtas, à respostas detalhadas, dependendo do desejo do próprio espírito.

Existem casos de que o espírito pode até mesmo repetir frases que foram ditas pelo investigador, responder à perguntas mais complexas, fazer perguntas e até mesmo ameaçar os ouvintes.

É realmente impressionante como as respostas se encaixam nas perguntas, e mais impressionante ainda é perceber que algumas frases completas são ditas pela mesma voz. Por exemplo, se você fizer uma pergunta, a frase que ouvir será da mesma voz respondendo com uma frase completa, mesmo que a frequência for de três estações de rádio diferentes.

Veja alguns exemplos tirados do canal Huff Paranormal, mas antes, conheça um pouco sobre o dono do mesmo.

Steve Huff.

Steve Huff é um homem que começou a ouvir vozes do além. Ele e seu filho Brendon tem o dom de ouvir aquilo que não podemos e passou a estudar estes fenômenos. Ele diz que os espíritos, quando percebem que alguém os pode ouvir, se aproximam dessa pessoa para pedir ajuda. Por isso, Steve passou a gravar em vídeo, sessões de FVE e Spirit Box. Algumas delas são feitas coletivamente, onde vários espíritos se comunicam de uma vez. Os resultados são impressionantes.

Você pode ouvir por exemplo, seu nome, o de seu filho, do cachorro e até mesmo o nome de seu falecido pai, ditos várias vezes nas sessões de Spirit Box. Também se ouve claramente, espíritos que pedem ajuda, que zombam da cara dele e alguns mais violentos, que o ameaçam.

Veja estes vídeos:





Em um outro canal do Youtube, chamado ContactMortis, encontrei estes vídeos, que são igualmente impressionantes:



O Spirit Box funciona sozinho, mas existe um apetrecho que muitos investigadores paranormais usam para aprimorar os resultados. Esta ferramenta é chamada de Echo Chamber.

O Echo Chamber é uma caixa, geralmente de madeira, cheia de furos. É usado para "abafar" o ruido branco e ampliar o som das palavras, para assim ter uma percepção mais clara do que é dito pelos espíritos.

Ele funciona mais ou menos como uma peneira. O ruído da estática do rádio fica na caixa, e os sons e as vozes importantes passam pelos buracos.

Veja este vídeo, também do Huff Paranormal para entender melhor:


Para aqueles que não entendem inglês, dessa vez, infelizmente não traduzi nenhum vídeo, porque tratam-se de vídeos muito compridos e o post ia ficar imenso, mas quando eu trouxer outros pra cá, eu traduzo pra vocês s2

Um comentário:

  1. Acompanho o Huff e fico impressionado com a clareza dos diálogos e a exatidão das respostas. Este é um assunto realmente intrigante.

    ResponderExcluir