sábado, 28 de dezembro de 2013

13 inventores mortos por suas próprias criações

Enquanto alguns inventores desfrutam de fama e fortuna graças às suas invenções, outros têm como seus dispositivos seus próprios inimigos. Aqui estão 13 azarados (e, em alguns casos, imprudentes) inventores que morreram graças às suas próprias criações.

1. Franz Reichelt, “o alfaiate voador”


Este francês nascido na Áustria é lembrado por sua morte acidental saltando da Torre Eiffel ao testar sua invenção, uma espécie de paraquedas. Os primeiros testes foram bem-sucedidos com o uso de manequins, então ele queria testar sua invenção pessoalmente. Centenas de pessoas assistiram ao salto da torre de 57 m – Franz caiu e morreu instantaneamente.


2. Horace Lawson Hunley (1823-1863)


Hunley era engenheiro naval confederado e desenvolveu um modelo de submarino de guerra. Em 15 de outubro de 1863, embora ele não fizesse parte da tripulação, Hunley decidiu assumir o comando durante um exercício de rotina. O submarino afundou e todos os oito membros foram mortos.

3. William Bullock (1813-1867)


O pai da gráfica e impressão rotatória moderna foi morto pela sua própria invenção em um acidente bizarro. Bullock tentou chutar um cinto de condução para uma polia, mas sua perna estava presa na máquina e foi esmagada. Nove dias depois, ele morreu durante uma operação para amputar a perna, que havia sido infectada, mas acabou morrendo.

4. Otto Lilienthal, o pai do voo planado


Durante o seu último voo, o inventor do planador Otto Lilienthal caiu de uma altura de 15 m. Ele sofreu uma fratura na terceira vértebra cervical, e morreu 36 horas depois do acidente, em uma clínica.

5. Sylvester H. Roper (1823-1896)


O construtor da primeira motocicleta, do velocípede e um dos primeiros automóveis, morreu em 01 de junho de 1896 enquanto testava um modelo final de um velocípede à vapor. Ele foi visto quando estava caído sobre a pista. É desconhecido se a causa da morte foi um ataque cardíaco causado pelo acidente ou se ele sofreu de insuficiência cardíaca.

6. Aurel Vlaicu (1882-1913)


O construtor de um modelo de aeronave de metal morreu quando tentava cruzar as montanhas dos Cárpatos, a bordo de seu avião Vlaicu II, que caiu dia 13 de setembro de 1913.

7. Valerian Abakovsky (1895-1921)


O inventor de um trem de alta velocidade com motor de aeronave e hélices morreu na viagem de volta a Moscou após um teste bem sucedido. O vagão descarrilou e matou seis passageiros.

8. Alexander Bogdanov (1873-1928)


Em 1924, Bogdanov iniciou seus experimentos de transfusão de sangue na esperança de alcançar a juventude eterna ou rejuvenescimento parcial. Depois de onze transfusões, sua visão melhorou, mas uma transfusão o matou: em 1928, ele tomou o sangue de um estudante que sofria de malária e tuberculose.

9. Sabin Arnold von Sochocky (1883-1928)


Sochocky inventou a primeira tinta luminescente à base de rádio, mas morreu de anemia aplástica resultante da intoxicação do elemento. Por falar nisso, o rádio era um material muito popular no início do século 20, e foi responsável pela morte de muitas pessoas, sobretudo pintores.

10. Max Valier (1895-1930)


No final da década de 1920, Max Valier e Fritz von Opel estavam trabalhando em carros foguetes. O primeiro teste foi bem sucedido com combustível líquido, realizado em janeiro de 1930. Em 19 de abril, Valier realizou o primeiro test drive de um carro foguete movido à propulsão líquida. Dia 17 de maio, durante outro teste, um carro foguete movido à álcool explodiu e Valier foi morto.

11. Thomas Midgely Jr. (1889-1944)


O inventor da gasolina com chumbo adquiriu poliomielite em 1940 com 51 anos, o colocando em uma cadeira de rodas. Ele desenvolveu um sistema de polias e cordas para ajudar os outros levantá-lo da cama. Tragicamente, esse mesmo sistema o matou em 1944 enforcado – estrangulado pelas cordas de sua própria engenhoca.

12. Henry Smolinski (1933-1973)


Smolinski e seu parceiro, Hal Blake, fundaram a Advanced Vehicle Engineers em 1971 para projetar e construir um carro voador. O primeiro protótipo (e único) foi o AVE Mizar, que combinava um Ford Pinto com a extremidade traseira de um Cessna. As asas caíram durante um voo de rotina, matando ambos os engenheiros.

13. Karel Soucek (1947-1985)


O dublê canadense inventou uma cápsula para descer as grandes cachoeiras de Niagara Falls. Em 1985, ele foi ao alto do Houston Astrodome, um grande estádio coberto no Texas, EUA, onde foi criada uma cachoeira artificial que caía sobre uma piscina 55 metros abaixo. Contudo, ao invés da cápsula cair no centro da piscina, ela bateu na borda e foi totalmente destruída, o que feriu Soucek seriamente. Ele morreu algumas horas mais tarde em um hospital.

Fonte: Mistérios do Mundo

Um comentário: