terça-feira, 9 de setembro de 2014

12 filmes que inspiraram crimes na vida real

Muita gente não fica sabendo, mas existem centenas de casos de pessoas que cometeram crimes baseando-se em filmes, geralmente de cunho violento. Essas pessoas tornam-se fanáticas por um determinado filme, e acabam "reencenando" um trecho do filme, em grande maioria dos casos, cometendo assassinatos.

Os criminosos "copycats", como são conhecidos, levantam questões profundas, não só na criminologia, mas na psicologia e filosofia. Quem é o culpado? Os cineastas e diretores devem ser responsabilizados por suas criações, bem como pelas consequências dos mesmos?

Abaixo, o Show do Medo listou 12 casos de filmes que inspiraram crimes hediondos:

Laranja Mecânica (1971)

O filme Laranja Mecânica foi uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito pelo autor Anthony Burgess. Tanto o livro quanto o filmes dispõe de muitos momentos de violência gráfica, o que chocou o público e o transformou em um grande sucesso, sobretudo na Inglaterra. Depois que filme foi lançado, muitos crimes apresentaram semelhanças com o filme, principalmente em terras inglesas. A violência foi tanta, que o diretor Stanley Kubrick tirou o filme de circulação no mesmo ano em que foi lançado.

Entre os casos mais notórios, podemos citar a morte de um morador de rua, que foi brutalmente espancado por um grupo de jovens (semelhante à cena em que a gangue de Alex espanca um bêbado), um garoto vestido com as roupas características dos personagens do filme, que esfaqueou outro jovem e uma gangue de rua, que estuprou uma menina holandesa que estava em Lancashire, enquanto cantavam "Singin' in the Rain", a mesma música em que o protagonista Alex cantava em uma das cenas de estupro, cena essa considerada a mais famosa do filme.

O Colecionador (1965)


Outro filme do cinema britânico que deixou sua marca na lista de filmes sangrentos. O Colecionador conta a historia de um jovem colecionador de borboletas socialmente desajustado, que anseia pelo amor da deslumbrante Miranda. Quando ele ganha dinheiro suficiente para comprar sua própria casa, decide raptar Miranda, com o intuito de fazê-la se apaixonar por ele. Não é difícil descobrir que ela não cai de amores pelo seu raptor, e ela acaba morrendo, trancada no porão. Vinte anos após o lançamento do filme, O Colecionador serviu de base para vários sequestros/assassinatos dos serial killers Leonard Lake e Charles Ng. Lake, que fizeram como primeiras vítimas, as jovens Kathy Allen e Brenda O'Connor, e depois delas, estima-se que outras 23 mulheres. Baseando-se no filme, eles construíram um bunker subterrâneo para manter as mulheres trancadas, visando usá-las como empregadas domésticas e escravas sexuais, documentando algumas das "interações" em fitas de vídeo, denominadas como "M. Ladies". Quando eles notaram que seus planos não estavam funcionando como planejado, eles assassinavam as jovens. Os crimes só chegaram ao fim quando Charles foi pego pela polícia por furto. Em sua casa, a polícia encontrou uma verdadeira câmara de tortura, com máquinas e ferramentas que foram caracterizadas como "aterrorizantes".

Matrix (1999)


Pode parecer brincadeira, mas até mesmo Matrix inspirou uma série de assassinatos. Além dos sobretudos usados ​​pelos assassinos Loukaitis, Harris, Klebold (Conhecidos como "school shooters", o primeiro entrou armado na escola Frontier Middle School in Moses Lake e matou 3 pessoas; os outros dois ficaram conhecidos pelo "Massacre de Columbine, onde mataram 13 pessoas na Columbine High School) que lembram os sobretudos utilizados pelos protagonistas de Matrix, a sua premissa filosófica de que a nossa realidade não é, de fato real, e sim um programa virtual também faz parte do enredo do filme, e foi eternizado por vários assassinos como verdade.

De acordo com a lógica dos assassinos que se espelharam em Matrix, as pessoas que eles mataram não existem de fato, portanto, não havia crime. Esse é o caso do estudante sueco Vadim Mieseges, que fazia intercâmbio nos EUA. Mieseges disse à polícia que "ele tinha sido sugado para dentro de Matrix". Ele matou e desmembrou uma senhora. O mesmo fez Tonda Lynn Ansley, que acreditava estar em Matrix, e comparou o assassinato a um simples sonho. 

Talvez o caso mais conhecido seja o de Lee Boyd Malvo, o adolescente que ajudou John Allen Muhammad nos ataques de 2002 que ficaram conhecidos como "Beltway sniper attacks", onde uma série de tiroteios coordenados ocorridos durante 3 semanas em  Maryland , Virginia e Washington, mataram cerca de 10 pessoas. Malvo disse ao psiquiatra Dewey Cornell que ele havia assistido Matrix por "mais de 100 vezes".

O Clube da Luta (1999)


O filme mais aclamado pelo público masculino, O Clube da Luta, deixou uma ferida aberta no coração dos machos alfas de todo o mundo. Depois de assistir ao filme, os homens se sentiram inferiorizados pela sociedade, e não demorou muito até que eles decidissem responder à opressão: diversas bombas de fabricação caseira foram encontradas em vários lugares de Nova York, inclusive em um Starbucks e no Upper East Side. As bombas seriam explodidas no fim de semana do Memorial Day de 2009, data póstuma para lembrar dos homens e mulheres que morreram enquanto serviam nas Forças Armadas dos Estados Unidos, que morreram na Guerra Civil. Os atentados foram eventualmente rastreados e levaram as autoridades até Kyle Shaw, um membro de um “clube da luta” local. Kyle, você esqueceu da primeira regra do clube da luta..

Assassinos por Natureza (1994)


Talvez esse filme seja considerado campeão em inspirar assassinatos, não só por ter sido associado com o maior número de massacres separados, mas também porque a grande maioria dos assassinos admitiram sem problemas que o filme era a fonte de suas ações.

O filme conta a história de Mickey e Mallory Knox, um casal homicida que se uniu pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. Depois de aparecerem na TV, o casal tornou-se popular, e quando foram capturados pela polícia, a popularidade enorme dos criminosos aumenta ainda mais, servindo de alvo para programas sensacionalistas transformarem tudo num grande circo.

Os assassinatos mais famosos alegadamente causados ​​por Assassinos por Natureza foram cometidos pelo casal Sarah Edmonson e Benjamin Darrus, que não ficaram famosos pelo o número de vítimas (2), nem pelo modus operandi específico (os assassinos usavam LSD e assistiam ao filme várias vezes antes de disparar contra as vítimas logo depois), mas sim pela ação judicial que as famílias e amigos das vítimas abriram e venceram contra os criadores do filme, o que desafiou a Primeira Emenda da própria Constituição. Assassinos por Natureza também foi uma influência para os autores do massacre de Columbine, com a frase "vai NBK" nas entradas de diário de Eric Harris e Dylan Klebold, sinalizando o início de sua fúria. Jeremy Steinke em uma fita de áudio alegou que o assassinato dos pais e do irmão de sua namorada era seu "legado de amor ao Assassinos por Natureza". 

Parece pouco? O filme também serviu de base para outros homicídios:

  • A decapitação de uma menina texana de 13 anos por um menino de 14 anos que queria "ser famosa como os Assassinos por Natureza." 
  • Nathan Martinez assassina sua mãe e sua irmã depois de ficar obcecado pelo filme. 
  • Angus Wallan e Kara Winn assassinam sua colega de quarto. 
  • Eric Tavulares assassina Lauren Aljubouri enquanto assistiam ao filme.

O que muita gente desconhece é que quando Tarantino escreveu o filme, ele baseou-se na história do casal Charles Starkweather e Caril Ann Fugate. Ou seja: os assassinatos reais foram baseados no filme, que foi baseado em assassinatos reais.. pera, me perdi.

Boneco Assassino (1988)


A maldade e a sede de sangue de Chucky também inspirou assassinos por várias partes do mundo. Martin Bryant, considerado o pior serial killer da Austrália, matou 35 pessoas naquilo que ficou conhecido como "O Massacre de Port Arthur" em 1996, mexendo com a psique de todo o país. Esquizofrênico, ele ficou obcecado pelas características infantis do boneco e pela sua capacidade vingativa de causar destruição e mortes por onde ele passava. Ele passou por um psiquiatra, que afirmou que o fator mais importante do massacre foi, de fato o Boneco Assassino.

Em 1993, a morte do pequeno James Bulger em Liverpool agitou o país em uma raiva fervente. Os assassinos: dois meninos de 10 anos, fãs de Chucky.

Novamente na Inglaterra, a cidade de Manchester foi abalada pela pela trágica morte de Suzanne Capper, uma adolescente de 16 anos, que foi torturada, e em seguida, incendiada ainda viva. Durante as torturas, os autores gritavam "'I'm Chucky. Chucky wants to play!" como o personagem do filme.

Pânico (1996)


A roupa de Ghostface é um dos mais instantaneamente reconhecíveis dispositivos do cinema de terror moderno. Um manto negro simples e uma máscara branca, inspirou hordas de fantasias de Halloween. E, embora o filme deliberadamente enfraquecesse muito do gênero de terror, infelizmente, tem inspirado vários assassinatos sangrentos.

 Talvez o mais notável deles é o caso do belga Thierry Jaradin, um motorista de caminhão que matou sua vizinha Alisson Cambier. Ela tinha feito amizade com Thierry, e foi visitá-lo em sua casa um dia quando ele a convidou. Depois que ela recusou ir para a cama com o rapaz, ele se desculpou, pediu licença para ir a outro cômodo da casa, onde vestiu o traje icônico do Ghostface. Ele selecionou duas facas grandes, que ele acabou usando para esfaquear Cambier 30 vezes na maneira exata que a vítima na cena de abertura do filme sofreu. Enquanto isso, na Inglaterra, dois adolescentes esfaquearam uma colega depois de assistir o filme, pensando que o ocultismo estava falando através do filme e dizendo-lhes para matá-la. Daniel Gill e Robert Fuller levaram sua amiga Ashley Murray até um local isolado, antes de atacá-lo e deixá-lo morrer. Ela foi encontrada no dia seguinte e conseguiu sobreviver, mas a tentativa de homicídio foi tão abominável que o juiz decidiu manter os jovens agressores presos, apesar da sua tenra idade.

Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)


Até mesmo os filmes de um super herói como o Bátima tornaram-se armas perigosas na mente de pessoas desequilibradas. Em 2012, enquanto o filme Batman - O Cavaleiro das Trevas estava em exibição nos cinemas de Colorado, um homem de cabelos tingidos de laranja abriu fogo contra a sala lotada de espectadores. Dizem as testemunhas que sobreviveram ao massacre, que o homem, mais tarde identificado como James Holmes arremessou uma bomba de gás e passou a atirar a esmo contra a plateia com um fodendo fuzil AR-15, enquanto gritava "Eu sou o Coringa!". Alguns dos disparos atravessaram as paredes do cinema e feriram pessoas na sala adjacente, onde o mesmo filme estava sendo exibido. Cerca de 10 pessoas foram mortas.

Mas este não foi o único cara que se inspirou no Coringa. Em 2010, um homem de Winsconsin bolou um meio criativamente insano para se vingar do primo talarico. Ele invadiu a casa do primo vestido e maquiado como o Coringa, e, ao encontrá-lo na cama com sua ex-namorada, passou a espancar violentamente o casal. O motivo da fantasia? Desde pequeno, o primo traíra tinha pavor do principal vilão do Batman. Why so fura-zóio, jovem?

Robocop 2 (1990)


Os filmes de Robocop foram inspirados na série de quadrinhos homônima de Frank Miller, uma narrativa violenta geralmente envolvendo um policial cyborg no futuro distópico de Detroit. Nathaniel White foi um assassino em série que iniciou uma onda de assaltos e assassinatos, enquanto em liberdade condicional no início de 1990. Embora já possuisse uma personalidade violenta, White particularmente saboreou a violência retratada no filme. Ele abateu Sua primeira vítima, a grávida Juliana Frank, de forma idêntica à uma das mortes retratadas em RoboCop: "A primeira garota que eu matei era do filme Robocop. Eu fiz exatamente como no filme. Eu cortei sua garganta, e em seguida, peguei a faga e a cortei do peito ao estômago, e deixei seu corpo em uma determinada posição."

O Franco Atirador (1978)


O filme O Franco Atirador também é acusado de influenciar as pessoas a matar, mas em vez de assassinatos, ele inspira suicídios. A trama não é complexa: os soldados americanos capturados pelo exército Viet Cong são forçados a jogar roleta russa. Um dos soldados, Nick, acabou ficando tão afetado pelo seu tempo em cativeiro que ele opta por permanecer no Vietnã, onde ele repetidamente brinca de roleta russa por dinheiro. Eventualmente, a probabilidade o alcança e ele acaba morrendo. Parece haver algo quase hipnotizante sobre a roleta russa, pois são muitos os exemplos de pessoas dispostas a jogar o jogo de Nick. Mickey Culpupper atirou na própria cabeça depois de uma rodada de "brincar de Franco Atirador", em 1980; relatórios semelhantes vieram das Filipinas, Finlândia e Líbano. Também em 1980, um homem foi capturado e torturado de uma maneira semelhante às cenas de tortura dos Viet Congs. Apesar de ser aclamado pela crítica, O Franco Atirador tem inspirado muitos à sentar no colo do Capiroto.

Jogos Mortais (2004)


A franquia Jogos Mortais, que foi concluída com o Jogos Mortais 3D, envolve filmes em que o assassino Jigsaw, um homem amargurando e sadomasoquista, que escolhe suas vítimas para passarem por testes torturantes, que os obriga a auto-mutilação a fim de escaparem de uma morte brutal. Jigsaw se apresenta às "vitimas" como um boneco ventríloquo em um vídeo, com uma voz distorcida, normalmente incluindo a frase: "Eu quero jogar um jogo." Em uma brincadeira idiota, duas adolescentes de 13 anos decidiram deixar uma mensagem de voz no telefone de Beverly Dickson, uma amiga do colégio, imitando o assassino do filme. A mensagem dizia: "Olá, Beverly eu quero jogar um jogo. Você precisa decidir se a vida vale a pena ser vivida. Temos um dos seus amigos escondidos em sua casa e você deve encontrá-lo dentro de 10 minutos e pegar a chave que está em seu coração. Há aberturas em sua casa, enchendo-a de um gás tóxico que a matará se você ultrapassar o tempo de 10 minutos. Então você decide, é o seu jogo. Você quer viver ou morrer?" Quando ouviu a mensagem, Beverly ficou tão aterrorizada que sofreu um pequeno derrame. A polícia rastreou a chamada e as meninas foram acusadas ​​de assédio por telefone (Beverly sobreviveu, mas tem problemas de sono recorrentes) e foram penalizadas com uma fiança de US $ 2.000.

8 comentários:

  1. Essa do Jogos Mortais foi FILHADAPUTAGEM lvl FILHADAPUTAMENTE filhadaputa.
    Só digo isso.

    ResponderExcluir
  2. A dos Jogos Mortais foi filha da putagem nível master o.O

    Mas cá entre nós, os caras já eram doentes e malucos, o filme é só um estopim. Capaz que acabassem matando sem filme mesmo...

    Como sempre, excelente post ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Todo ser humano aprende o que é certo e o que é errado logo na infância. Um filme ou um jogo nunca vão mudar essa concepção na mente de alguém que tem as idéias bem determinadas. Não é porque eu jogo GTA que vou atropelar prostitutas na praia, e não é porque eu assisto Senhor dos Anéis que eu vou subir numa montanha pra queimar o anel (carinha aquela)..

      Excluir
  3. " embora o filme deliberadamente enfraquecesse muito do gênero de terror" ??? isso é uma piada, lol o terror estava morto na década de 90, Pânico trouxe o gênero de volta com tudo

    ResponderExcluir
  4. " embora o filme deliberadamente enfraquecesse muito do gênero de terror" ??? isso é uma piada, lol o terror estava morto na década de 90, Pânico trouxe o gênero de volta com tudo

    ResponderExcluir