quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Outro avião some em circunstâncias misteriosas

Não, você não está tendo um Deja vu, esse é OUTRO CASO de um avião desaparecido. Um fodendo Airbus da companhia AirAsia da Indonésia simplesmente evaporou dos radares no último sábado com uma caralhada de gente à bordo. As informações são do jornal O Globo:


JAKARTA, Indonésia - Um avião da companhia AirAsia com 162 pessoas a bordo (155 passageiros e com início da noite na Indonésia, as buscas foram interrompidas, sem que haja qualquer sinal do paradeiro da aeronave.



sete tripulantes) perdeu contato com as autoridades em terra neste domingo (noite de sábado no Brasil), enquanto sobrevoava o mar de Java após a decolagem de uma cidade provincial na Indonésia com destino a Cingapura. Os dois países lançaram uma investigação imediata e uma operação de resgate. Entretanto,

O voo QZ8501 interrompeu o contato com a torre de controle às 7h24m deste domingo (21h24 de sábado em Brasília), quarenta minutos após a decolagem.

A AirAsia, uma companhia aérea regional de baixo custo, presente em vários países do Sudeste Asiático, disse em um comunicado que o avião desaparecido, um Airbus A320-200, seguia o plano de voo programado. No entanto, antes de perder a comunicação, tinha solicitado um desvio devido às condições meteorológicas, ainda no espaço aéreo controlado pela Indonésia.

“Não ousamos supor o que aconteceu, exceto que ele perdeu o contato”, disse a jornalistas Djoko Murjatmodjo, diretor-geral interino dos Transportes, na Indonésia. Ele acrescentou que a última comunicação entre o controle de tráfego aéreo piloto foi às 6h17 (horário local, 20h17 de sábado no Brasil), “quando perguntou se ele poderia evitar uma nuvem virando à esquerda e subindo até mais de 34 mil pés”.

O gerente disse que não havia nenhum sinal de socorro do voo QZ8501.

Segundo Murjatmodjo, acredita-se que o avião tenha desaparecido em algum lugar sobre o Mar de Java entre Tanjung Pandan na ilha de Belitung, e Pontianak, na parte indonésia da ilha de Kalimantan.

Ele também acrescentou que o capitão tinha um número significativo de horas de voo (6.100), e que o primeiro oficial tinha um total de 2.275 horas de voo.

O contato com o aparelho foi perdido cerca de 42 minutos depois de decolar do aeroporto para a cidade de Surabaya, na Indonésia, disse Hadi Mustofa, um funcionário do Ministério dos Transportes, a televisão indonésia “MetroTV”.

O Airbus decolou do aeroporto internacional Juanda de Surabaya, no leste da ilha indonésia de Java, às 05h20, e sua aterrissagem estava prevista em Cingapura às 08h30 (22h30 de Brasília).

De acordo com um comunicado da direção da aviação civil de Cingapura, o contato foi perdido no espaço aéreo indonésio, "200 milhas náuticas (350 quilômetros) a sudeste da fronteira entre as regiões de informação de voo de Jacarta e Cingapura".

O avião tinha dois pilotos, cinco membros da tripulação e 155 passageiros, incluindo 16 menores de idade e um bebê, informou a companhia em um comunicado. Autoridades indonésias tinham dito anteriormente que a bordo da aeronave estavam 161 pessoas, provavelmente porque não tinham contabilizado a criança.

A companhia aérea informou que entre os passageiros havia seis estrangeiros - três sul-coreanos, um cidadão de Cingapura, um da Malásia e um britânico. Em meio aos seis tripulantes, um era francês.

No aeroporto de Surabaya, dezenas de parentes ainda aguardam notícias sobre os passageiros, muitos deles falando em seus celulares e chorando. Alguns pareciam atordoados.





Este é o terceiro grande incidente aéreo deste ano que a Malásia está envolvida. No dia 8 de março, o voo 370 da Malaysia Airlines, um Boeing 777, desapareceu pouco depois de decolar de Kuala Lumpur para Pequim. Até hoje segue desaparecido com 239 pessoas a bordo em um dos maiores mistérios da aviação. Outro voo da Malaysia Airlines, também um Boeing 777, caiu na Ucrânia oriental, enquanto cobria a rota entre Amsterdã e Kuala Lumpur, no dia 17 de julho. Todos as 298 pessoas a bordo da aeronave morreram.

Ainda de acordo com O Globo, as informações são tristes:

As autoridades da Indonésia confirmaram nesta terça-feira (30) que os destroços encontrados por um pescador no Mar de Java são do voo QZ-8501 da AirAsia, desaparecido desde o último domingo (28) no horário local, noite de sábado (27) no Brasil. O Airbus A-320-200 levava 162 pessoas de Surabaia, na Indonésia, para Cingapura.


A Agência Nacional de Buscas e Resgate do país (Basarnas) afirmou que os pedaços da porta e de uma rampa de emergência da aeronave estavam a cerca de 10 quilômetros da última posição registrada pelos radares.Cerca de 30 navios e 21 aviões de Indonésia, Austrália, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul e Estados Unidos estão envolvidos nas buscas.

Três corpos foram recuperados até agora, segundo Bambang Soelistyo, diretor da agência. Os corpos de duas mulheres e um homem foram levados para o navio de guerra Bung Tomo, que participa do resgate, de acordo com informações da France Presse.

Mais cedo, um porta-voz da marinha indonésia chegou a informar que 40 corpos já haviam sido recuperados do mar. Ele afirmou posteriormente que se tratou de um mal entendido com sua equipe.
O mau tempo atrapalha os trabalhos de resgate.


Além disso, um avião militar detectou uma “sombra” no fundo do oceano, que pode corresponder ao avião desaparecido. “Um Hércules da Força Aérea achou um objeto descrito como uma sombra no fundo do mar com a forma de um avião”, disse Bambang Soelistyo, chede da Basarnas.

O Ministério das Comunicações da Indonésia (Kemenhub) afirmou que o logotipo da companhia asiática foi identificado em alguns dos objetos localizados no mar, conforme o jornal local "Detik".

As partes do avião estão no estreito de Karimata, que separa as ilhas de Bornéu e Belitung, próximo de uma base aérea que serviu como ponto de decolagem para os aviões que participam da operação internacional de busca e resgate.


Fotos de corpos flutuando no mar foram transmitidas pela televisão e parentes de passageiros reunidos em um centro de crise em Surabaya choravam com as mãos na cabeça. Segundo um repórter da Reuters, algumas pessoas entraram em colapso em meio ao choro e foram socorridas.

"Vocês têm de ser fortes", disse a prefeita de Surabaya, Tri Rismaharini, ao confortar familiares das vítimas. "Eles não são nossos, eles pertencem a Deus."

Foto registra momento de resgate de um dos corpos.
A confirmação ocorreu horas depois de as autoridades divulgarem que um pescador tinha encontrado vários objetos no Mar de Java. Helicópteros e navios foram enviados ao local para recuperá-los e determinar sua procedência.

O CEO da AirAsia, Tony Fernandes, escreveu no Twitter que “meu coração está cheio de tristeza por todas as famílias envolvidas no QZ 8501. Em nome da AirAsia, minhas condolências a todos. Palavras não podem expressar o quanto estou triste”. A mensagem foi publicada após a localização dos destroços.
A fabricante de aviões Airbus disse nesta terça que irá trabalhar com investigadores para ajudar a identificar a causa da queda.

"A Airbus foi informada pelas autoridades indonésias que o local do acidente do voo QZ8501 foi localizado", disse a empresa em um comunicado.

"Com a segurança como sua principal preocupação, a Airbus reafirma o seu compromisso total para fornecer toda a assistência técnica necessária às autoridades de investigação a fim de estabelecer a causa deste trágico acidente."

O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia.

O contato com a aeronave foi perdido na manhã de domingo cerca de 40 minutos após a decolagem, depois que a tripulação pediu uma mudança do plano de vôo devido a uma tempestade.
Antes da descolagem, o piloto havia pedido permissão para voar em uma altitude superior para evitar a tempestade, mas o seu pedido não foi aprovado devido ao tráfego pesado na popular rota, de acordo com a AirNav, o serviço de navegação aérea da Indonésia.
Equipe de resgate.

Na sua comunicação final, o piloto pediu para alterar o seu curso e reiterou o seu pedido original para subir e evitar o mau tempo.

"O piloto pediu para os controladores de tráfego aéreo para se desviar para o lado esquerdo, devido ao mau tempo, o que foi aprovado imediatamente", declarou o diretor de segurança da AirNav, Wisnu Darjono, à AFP:

"Depois de alguns segundos, o piloto pediu para subir de 32.000 para 38.000 pés, mas seu pedido não pôde ser imediatamente aprovado porque alguns aviões estavam voando acima dele naquele momento", explicou.

Essa foi a última comunicação com o vôo.

"Dois ou três minutos depois, quando o controlador estava dando uma autorização para o nível de 34.000 pés, o avião não deu nenhuma resposta", disse Darjono.

Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cingapuriano.

4 comentários:

  1. Acho que os alien pegam avião e não vacas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer desenho nas plantação e roubar vaca dos fazendeiro é coisa de n00b.. HAHA!

      Excluir
  2. E é sempre pela mesma área que esses aviões somem...
    É por isso que se for pra indonésia, vá andando...

    P.S.: Feliz Ano Novo Metz!!!! Que o SCP- 999 apareça e faça a magia dele em seu pescoço... ;)
    Abração... \o/ ^3^

    ResponderExcluir