domingo, 1 de fevereiro de 2015

O caso Pelicano


O caos Pelicano ficou conhecido como um dos mais notórios avistamentos de objetos voadores não identificados ocorridos no Chile. O fato aconteceu no dia 24 de junho de 2010, quando 2 pilotos de voos comerciais e um piloto de um avião militar queixaram-se quase que simultaneamente com o controle de voo sobre estranhas naves cruzando suas linhas aéreas. O mais estranho de tudo é que nenhuma das aeronaves tinha contato uma com a outra, mas todas foram testemunhas do mesmo fenômeno inexplicável. O caso foi divulgado pelo General da Reserva das Forças Aéreas do Chile (FACH) e atual diretor da Comissão de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA) Ricardo Bermúdez.
O incidente ocorreu enquanto um dos aviões comerciais aproximava-se dos céus de Santiago, capital do Chile. O piloto afirmou ao controle de voo que um estranho objeto havia passado no sentido leste-oeste a cerca de 4 mil pés acima deles. O segundo avião comercial, que vinha logo atrás confirmou, dizendo que também havia visto o objeto desconhecido manobrar a uma velocidade incrível. Algumas horas mais tarde, foi a vez da aeronave Alpha Pelican, que presenciou 2 objetos, um voando no sentido norte-sul e que passou por baixo, enquanto o outro passou de leste à oeste praticamente no mesmo nível do avião que pilotava. Nenhuma dos supostos OVNIs foi visto nos radares dos aviões ou do controle de voo.

Ouça o áudio do contato das três naves com o controle de voo, com a transcrição em português abaixo do vídeo:


PILOTO 521: Santiago Principal 5-2-1...

Centro de Controle Aéreo (CCA): Prossiga.

PILOTO 521: Senhor, tivemos um tráfego a poucos segundos atrás de oeste para leste.. Eu diria há 4 mil pés acima de nós.

CCA: O tráfego que você reportou às três horas, poderia ser.. tem outros dois.. você tem um à.. hmm.. às 5.. Correção! Você tem um tráfego às 7 16 milhas 3-5-0 e outro tráfego em 7-8-3-0 23 milhas ao norte, que poderia ser..

PILOTO 521: Não, esses dois eu tenho à vista. Como eu disse à você, este outro tráfego passou por nós um pouco mais alto, em direção ao leste.

CCA: ROGER... essa informação veio do TICA (radar) ou foi visual?

PILOTO 521: Não, é visual, vimos o objeto claramente.

CCA: ROGER, não há tráfego relatado.



PILOTO SKU169: Sim, afirmativo! 169.. nós também vimos. Parecia que era um.. hã.. eu não sei.. poderia ser um objeto que entrou na atmosfera.

ACC: Recebido ...



ALPHA PELICANO: Santiago Alfa Pelicano.

ACC: Alfa Pelicano, prossiga.

ALPHA PELICANO: Eu estou em 92, ao norte de Tongoy.. eu vi um tráfego rumo ao norte em um nível inferior.

ACC: Negativo... sem informações de tráfego voando em sua via aérea ou nas proximidades de sua posição indo à norte.

ALPHA PELICANO: Ah... à 3 mil pés abaixo de mim indo ao norte e outro tráfego aconteceu a leste... de oeste para leste no mesmo nível.

ACC: Recebido. Então, você teve dois avistamentos, uma de oeste para leste, no mesmo nível que o seu e o primeiro passou a 3 mil pés acima de você?

ALPHA PELICANO: Não, foi por baixo! Passou por baixo à direita.

ACC: Recebido. Eu não tenho nenhuma informação.

ALPHA PELICANO: A primeira foi de cerca de 3.000 pés abaixo de mim e que era de leste a oeste.. não tenho certeza do que poderia ser... aconteceu muito rápido...

ACC: Alfa Pelican Santiago, recebi esta parte da sua notificação.. Vou ligar de volta.

ALPHA PELICANO: Recebido Pelican.

Nenhum comentário:

Postar um comentário