sábado, 28 de fevereiro de 2015

Os mistérios de Puma Punku


Puma Punku é um lugar maravilhoso, não só por ser um complexo de templos incrivelmente misterioso com o poder de confundir e maravilhar a mente, mas também por ser um lugar onde noções de tempo e espaço são simplesmente desnecessárias. Este complexo de templos localizado perto de Tiahuanaco na Bolívia é uma das ruínas mais fabulosas e antigas que existem na America do Sul.


Em Puma Punku - ou "A Porta de Puma", como os povos Aymara chamam - encontramos evidências de alto nível de conhecimento avançado de geometria, matemática, engenharia e astronomia.


Pesquisas com radar de penetração de solo, magnetometria, condutividade elétrica induzida e suscetibilidade magnética apontam a presença de numerosas estruturas como fundações de paredes de edifícios, dutos de água, características do tipo "piscinão", revestimentos, terraços, complexos residenciais e calçadas de cascalho, todos atualmente enterrados e escondidos sob uma superfície de terra de mais ou menos um quilômetro entre Pumapunku e Kalasasaya - outra estrutura arqueológica
incrível.

Talvez o maior mistério envolvendo Puma Punku é como os seres humanos da época conseguiram transporta enormes blocos de pedra das pedreiras localizadas a cerca de 100 km de distância e como eles conseguiram alcançar a perfeição nos cortes e na colocação destes blocos de pedra tão grandes, de uma forma tão perfeita. Engenheiros e construtores de hoje não podem representar ou replicar essas conquistas, datadas de mais de mil anos atrás.

Os arqueólogos não podem chegar a uma conclusão e responder como esses blocos eram transportados. Alguns acreditam que foi graças aos grandes esforços trabalhistas de Tiahuanaco. Várias teorias tem sido propostas sobre a forma como essa força de trabalho pode transportas as pedras das pedreiras até Puma Punku, mas não passam de pura especulação. Acredita-se que os construtores da Puma Punku usaram cordas de pele de lhama e rampas planas inclinadas para mover esses blocos incríveis para o local desejado, mas esta explicação não é amplamente aceita, já que é preciso muito mais do que cordas de pele de lhama e rampas para mover pedras e blocos que podem chegar à mais de 100 toneladas por 100 km de distância.

Entre os maiores blocos de pedra encontrados em Puma Punku, podemos citar uma com 7,81 metros de comprimento, 5,17 metros de largura, em média 1,07 metros de espessura, e estima-se que pesa cerca de 131 toneladas. O segundo menor bloco de pedra dentro de Puma Punku tem em média 7,90 metros de comprimento, 2,50 metros de largura, e médias de 1,86 metros de espessura. O seu peso foi estimada em 85,21 toneladas. Pesquisas levam a crer que estes dois blocos de pedra foram extraídos perto do Lago Titicaca aproximadamente a 10 km de Puma Punku. Outros blocos de pedra encontrados em Puma Punku foram extraídos perto da Península de Copacabana a cerca de 90 km de distância e através do lago Titicaca. Então, talvez este seja um dos maiores mistérios em Puma Punku. Como é que o homem antigo pode fazer isso?


Outro mistério intrigante em Puma Punku é a montagem das paredes. Cada pedra foi finamente cortada para interligarem-se como um quebra-cabeça grande e pesado, formando juntas sem a necessidade de uso de argamassas. A precisão de corte desafia habilidades da engenharia atual. Uma técnica comum de engenharia é cortar o topo da pedra inferior a um certo ângulo e colocar outra pedra em cima dela que foi anteriormente cortada com o mesmo ângulo. O que deixa perplexo os cientistas, engenheiros e arqueólogos é a precisão com que isso foi conseguido. A precisão milimétrica com que esses ângulos foram utilizados na crianção das juntas é indicativo de um conhecimento altamente sofisticado de corte de pedra e uma profunda compreensão da geometria descritiva. Algumas das junta encontradas em Puma Punku são tão bem colocados e com tanta precisão que nem mesmo uma fina folha de papel pode ser colocada entre eles. O nível de alvenaria que encontramos em Puma Punku é simplesmente fantástico. Essas pedras parecem ter sido cortadas à laser. São tão precisas e seu corte tão suave, que ainda não existem explicações lógicas de como o homem antigo pode chegas à esse resultado sem o uso de equipamentos modernos atuais.


Engenheiros antigos em Puma Punku e Tiahuanaco devem ser considerados autores intelectuais. Seu conhecimento em matemática, geometria e geologia é algo que a maioria dos engenheiros de hoje não tem. Esses engenheiros antigos eram verdadeiramente grandes, desenvolveram infra-estrutura cívica complexa, inventaram as linhas de esgotos à prova d'água, mecanismos hidráulicos e sistemas de irrigação funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário