sábado, 20 de junho de 2015

Quarta do Terror - Poltergeist



Ficha Técnica:
Direção: Tobe Hooper
Ano: 1982
País: EUA
Duração: 116 Minutos
Título Original: Poltergeist
Sinopse:
Uma família passa a ser atormentada por uma entidade, que inicialmente manifesta-se apenas movendo os objetos. Conforme o tempo passa, o espírito torna-se cada vez mais violento, chegando ao ponto de capturar a caçula do casal, levando-a para outra dimensão através do tubo de imagem do televisor. Desesperados, os pais procuram investigadores paranormais em busca de uma solução para esse pesadelo.


Elenco:
Quéroleine não vá/vá/não vá para a luz, o moleque cagão, o Kapiroto, o palhaço.

Crítica:
Eu lembro perfeitamente da primeira vez que assisti Poltergeist no Corujão da Globo, e lembro ainda melhor da pura sensação de medo que fiquei depois dele e da bela insônia que me perseguiu aquela noite. Bons tempos onde eu realmente me assustava com filmes de terror, há bons 15 anos atrás.

O filme não é novo, mas a experiência proporcionada à quem o assistiu na época de seu lançamento, assim como para quem assiste hoje, é sem sombra de dúvidas, contemporâneo. 


Poltergeist começa de maneira bem calma, não deixando de dar pequenas evidências de que há algo de errado na casa. Uma das cenas que marcou minha memória, mesmo não envolvendo terror, foi a do enterro do passarinho, não me pergunte porquê.

É claro que há outras tantas cenas dignas de serem citadas: a cena das cadeiras, do palhaço, o momento em que Carol Anne desaparece,  e claro, a cena em que os pais estão puxando um beck enquanto os filhos dormem.


Falando sério agora, para mim Poltergeist sempre será referência para todos os filmes de terror do estilo "assombrações". Mesmo com seus mais de 30 anos e com efeitos especiais considerados atualmente como fracos ou bobos, esse filme ainda consegue prender a atenção do espectador de uma maneira chocante, tal como nenhum outro filme atual consegue, conseguiu ou, ouso dizer, conseguirá. 


Termino essa crítica deixando aqui o meu grande desejo de que o remake de Poltergeist faça jus à esse clássico do cinema (eu ainda não assisti). Sem qualquer dúvida, Poltergeist é um daqueles filmes que você precisa ver. Vale imensamente a pena assisti-lo.

Nota:

Assista:
Clique AQUI e depois em Assistir. Escolha a opção Dropvideo.

Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário