quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Quarta do Terror - 30 Dias de Noite


Ficha Técnica:
Direção: David Slade
Ano: 2007
País: EUA, Nova Zelandia
Duração: 113 Mnutos
Título Original: 30 Days of Night



Sinopse:
Na pequena cidade de Barrow, no Alasca, o sol não aparece durante 30 dias no inverno. Da escuridão e das terras geladas da inóspita região surge uma força do mal que espalha terror entre os habitantes do lugar. A única esperança de salvação dos moradores de Barrow é um casal de policiais. Porém, esses heróis estão divididos entre proteger as próprias vidas ou ajudar a cidade a sobreviver até o retorno da luz do sol.


Elenco:
O Papai Noel mais badass que eu já vi.

Crítica:
Aproveitando esse calor de rachar o cu, escolhi à dedo o filme do Quarta do Terror dessa semana, que se passa justamente na neve, no frio, longe do sol, só pra ver se dá uma refrescadinha.

Para quem não sabe, 30 Dias de Noite foi baseado em uma minissérie de quadrinhos de horror chamada 30 Days of Night, redigida por Steve Niles e ilustrada por Ben Templesmith. A história se passa em Barrow, Alasca, Estados Unidos, onde a cada inverno o sol não se levanta por aproximadamente 65 dias. No entanto, a cidade da minissérie tem poucas semelhanças com a cidade real. Na hq, por exemplo, Barrow passa apenas 30 dias sem luz solar.




Não se pode negar que 30 Dias de Noite trás um enredo muito bom e original. A forma como remontaram os vampiros - quase como uma sociedade "civilizada" distinta à nossa, com sua linguagem, sua hierarquia, forma de pensar, agir e até seu próprio ciclo social - sem, porém, deixar de colocar algumas das características mais marcantes dessas criaturas, foi muito criativa. Contudo, aparentemente o diretor e a produção por trás de 30 Dias de Noite não foi capaz de produzir um filme de boa qualidade, mesmo tendo o enredo ali, mastigadinho, bem na mão. Mesmo com tudo para ser um excelente filme, a forma como o longa foi montado deixou muito a desejar, ficando até bastante confuso em certos pontos, e deixando outros tantos sem explicação.

No filme, vemos uma comunidade pacata onde todos se conhecem pelo nome, se preparando para a noite que durará 30 dias. Eles estão acostumados com essa rotina, afinal de contas, todo ano isso acontece. Na primeira noite, depois do último dia de sol que Barrow teve, um forasteiro chega à cidade, anunciando que o fim se aproxima. Com isso, a energia da cidade, bem como os telefones, internet e qualquer outro meio de comunicação são abruptamente cortadas, e a cidade se vê presa sob a mira de um bando de vampiros sanguinários.


Mas, espera.. afinal, [SPOILER] quem era o forasteiro? Sequer seu nome foi citado no filme. Aliás, de onde ele veio? E quanto aos vampiros? De onde vieram e por que nunca atacaram a cidade antes? Uma outra dúvida surgiu depois de uma conversa entre o xerife e o tal forasteiro, que disse que seria homenageado pelos outros. Por que? Seria relativamente lógico pensar que talvez tenha sido ele o responsável pelos vandalismos ocorridos na cidade antes do anoitecer, no entanto isso não fica claro no filme, deixando a encargo do expectador a responsabilidade de imaginar que seja isso, o que pode estar errado, não sei. [/SPOILER] E se você acha que é só isso, meua migo.. há muitos outros buracos na história.

Talvez o mais falho aspecto de 30 Dias de Noite seja a cronologia. Mesmo com quase duas horas de filme, as situações apresentadas passam tão rápido que você não consegue acompanhar direito. Quando viu, já foi. Há uma grande falta de informação quanto aos dias passados. É claro que eu não espero que mostrem como foram todos os 30 dias, mas ficou estranho demais. É quase um efeito reverso dos 5 minutos de Namekusei.

Acho que o grande problema de adaptar um livro ou uma hq a um filme é esse. Por melhor que seja o diretor, não existe um meio de se conseguir resumir uma história de 300 páginas em duas horas de filme. Por isso, até que não culpo David Slade pelos erros cometidos em 30 Dias de Noite, sobretudo por ter criado um filme onde aparentemente apenas aqueles que conhecem a hq puderam entender. Espero apenas que na sequência (que já existe e, se tudo der certo, será o próximo filme exibido no Quarta do Terror), algumas questões sejam respondidas, e alguns erros sejam consertados.


Nota:
Esta é a primeira nota que explico, depois de 57 edições de Quarta do Terror (já, gente?). Não posso deixar de dar uma nota baixa, porque simplesmente o filme não é bom para quem não leu as hq's. Talvez para quem conheça a história, 30 Dias de Noite seja um filme legal, mas, francamente, não fez o menor sentido para mim, da mesma forma que não fará para outras tantas pessoas que não conheciam a hq. Uma boa adaptação é aquela que explica a história para quem não conhecia, e diverte aquele que conhece. Infelizmente, o que vi foi um filme criado para quem conhece a hq, deixando de lado quem a desconhece. Esperemos os próximos filmes..


Assista:
Clique AQUI e escolha a opção Video.tt

Bom filme!

2 comentários:

  1. Tia Metz, sempre tive a curiosidade de tu colocar filmes que cè julga ruim. Eu curto um trashzinho, sabe? Bjsss no suvaco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, na maioria das vezes, eu coloco filmes que eu ainda não assisti. Mas se tiver um filme bosta que eu ainda não tenha visto, e que eu assista pro QdT, eu posto de boa..

      Um trash às vezes cai bem, sim.. HAHA!

      Excluir