quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Quarta do Terror - Apollo 18: A Missão Proibida


Ficha Técnica:
Direção: Gonzalo López-Gallego
Ano: 2012
País: EUA
Duração: 86 Mnutos
Título Original: Apollo 18

Sinopse:
Oficialmente, a Apollo 17, lançada em 17 de dezembro de 1972, foi a última missão à Lua divulgada. Mas, um ano depois, dois astronautas americanos foram enviados para lá em uma missão secreta, financiada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O que você está prestes a ver são imagens reais que eles fizeram durante a missão Apollo 18. Enquanto a NASA nega a sua autenticidade, outros acreditam que essa foi a verdadeira razão para o homem nunca ter voltado à Lua.


Elenco:
Sabe quando você está à caminho de casa/escola/trabalho e encontra uma pedrinho no chão, aí você fica chutando ela o caminho todo e quando chega ao seu destino, fica com aquele sentimento de dó por não poder levá-la junto? Então..


Crítica:
Essa semana, escolhi para vocês, mais um Mocumentary, ou falso documentário. O enredo de Apollo 18 gira em torno de uma teoria conspiratória sobre as três últimas missões tripuladas denominadas como Apollo que foram abruptamente canceladas pela NASA. De acordo com a informação oficial, a agencia espacial norte-americana cancelou as missões Apollo 18, 19 e 20 por questões orçamentárias, no entanto, a teoria conta que, pelo menos a Apollo 18, aconteceu de forma secreta.

O filme aborda um tema que mexe com o imaginário de muitas pessoas: o universo e seus mistérios. Afinal, é difícil de entender os motivos que levaram o governo americano a cancelar estas missões importantíssimas em plena Guerra Fria, momento da história onde União Soviética e EUA não poupavam esforços pra determinar quem tinha o maior pau. E por que a antiga URSS abandonou os grandes projetos de levar seus cosmonautas à lua depois que a Apollo 11 conseguiu o feito?

Apollo 18 não é uma obra-prima do cinema, mas é um daqueles filmes que te fazem pensar por um bom tempo depois que ele acaba. E talvez esta seja a sua graça, seu chamariz, os "e se?" que acabam por invadir sua mente.


É obviamente difícil de acreditar que [SPOILER] as missões foram canceladas por causa de pedras lunares que fazem o estilo "invasores de corpos" [/SPOILER], mas E SE a NASA cancelou as demais missões por ter encontrado algo perigoso demais na superfície lunar? E SE as missões canceladas realmente aconteceram, quais foram os motivos que impediram o país de contar vantagem e esfregar na cara da concorrência?

Eu sei que até o momento, eu praticamente falei mais sobre a teoria do que do próprio filme, mas como eu disse, Apollo 18 nos faz devanear sobre esse tema, talvez um dos mais misteriosos que já existiram.

O filme é bom pela experiência vívida que consegue passar ao expectador. Porém, esperava-se algo mais impactante, já que a própria proposição era propícia para a construção de um longa de altíssima qualidade e impacto. Apenas imagine o quão bom seria se tivessem substituído o foco da desgraça que abateu os astronautas - que na minha humilde opinião é muito ficcional - para algo mais próximo da realidade.

No entanto, até mesmo este pormenor que achei negativo a princípio pode ser considerado como algo positivo em Apollo 18. No filme, os astronautas estão totalmente cercados de inimigos desde o momento em que pisam em solo lunar, sem sequer imaginar os perigos que os cercam. [SPOILER] Quem desconfiaria que umas pedrinhas random poderiam ser na verdade formas de vida sanguinárias? [/SPOILER]

Outra coisa bacana a se dizer de Apollo 18, é que o diretor se empenhou em não construir apenas mais um found footage qualquer, embora muitas cenas corriqueiras que já vimos incessantemente em outros filmes do gênero também se apresentam neste. Vocês entenderão isso ao assistir o filme.


Por fim, mesmo com algumas falhas evidentes, Apollo 18 consegue passar o desespero de três astronautas presos, cercados e sem esperança de salvação. É um filme claustrofóbico, que prende a atenção do espectador em todos os momentos. É impossível você assistir sem sentir uma pontada de desespero, ao se imaginar na mesma situação em que os personagens se encontram. Eu gostei do filme, mesmo com os problemas que tem. Vale a pena assistir.

Nota:

Assista:
Clique AQUI.

Bom filme!

4 comentários:

  1. Tia eu recomendo que vc assista o filme "ABC da morte" bem eu não sei como descrever ele,ele e um daqueles filmes que ou vc ama ou odeia e tem uma proposta bem interressante . Recomendo demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ABC da Morte é um filme muito legal, já tive o prazer de assisti-lo. Aliás, algumas semanas atrás eu procurei pra assistir pela internet, justamente pra fazer o Quarta do Terror, mas não achei nenhum site confiável pra ver, infelizmente..

      Excluir
  2. Bom filme! Vasculhei por meses a internet atrás de uma legenda mas acabei por acaso encontrando o filme passando na HBO. Assisti e gostei muito! Claro que há suas falhas e furos, alguns podem ser justificados pelo baixo orçamento, mas a forma como o roteiro foi criado para que encaixasse na historia real, a concepção dos aliens, a produção (pra um filme "amador", ficou incrível!). Resumindo. Assistiria novamente quantas vezes pudesse e indico pra quem gosta de scifi!

    P.S.: Já viu/ouviu falar de Monsters? Eu achei um bom filme, principalmente pela produção e a história que fugiu do clichê de todo filme monstro. Não é brm um terror/suspense, é algo como um drama sci fi. Enfim, fica a dica ;)

    Abç! ^3^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Apollo 18 é um filme muito bom, mesmo com os problemas. Essa foi a segunda vez que assisti, mas sempre me lembrava dele. É um longa que não sai da sua memória.

      Não assisti, está na lista!

      Excluir