quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Super Post - As mensagens de Arecibo

Na postagem sobre o misterioso sinal WOW!, falamos e entendemos bastante sobre como a radioastronomia funciona. Para resumir, nós começamos a construir radiotelescópios bem grandes com o intuito de captar sinais oriundos do espaço, em busca de mais informação acerca do universo e principalmente na busca por civilizações alienígenas inteligentes. Sugiro que antes de prosseguir, leia o post sobre o sinal WOW! pois o caso é pertinente para que possamos compreender o assunto desta postagem.

Embora tenhamos nos aprofundado muito sobre o tema, há algo que ainda não falamos: receber ondas de rádio não é a única função de um radiotelescópio, eles também podem enviá-las ao espaço. E foi o que fizemos.. e talvez tenhamos recebido uma resposta diretamente das estrelas! Conheça a história das mensagens de Arecibo:



Quem me conhece sabe que nesse tipo de postagem, eu gosto de dar o maior número de detalhes possíveis, por isso, vamos começar devagar, explicando algumas coisinhas pertinentes ao assunto antes.

Você sabe o que é um Crop Circle? Resumidamente, crop circles, também conhecidos como círculos nas plantações, círculos ingleses ou agroglifos são aqueles desenhos, geralmente apresentando forma circular, que aparecem da noite para o dia em plantações do mundo todo. O primeiro agroglifo conhecido surgiu na Austrália na década de 70, onde um fazendeiro encontrou um círculo achatado de juncos no pântano, depois de, supostamente, observar um OVNI sobrevoando o local. Após isso, surgiram crop circles em vários campos de trigo, capim, colza, cana e outros cereais espalhados pelo mundo todo, em especial no sul da Inglaterra, Itália, Alemanha, Bélgica e mais atualmente no sul do Brasil.


Embora o consenso científico pregue que quase todos os casos de crop circle sejam de origem humana, formadas por fenômenos naturais ou meteorológicos, muitos ufólogos acreditam que estas formações são criadas por fontes alienígenas.

Não vou me aprofundar em crop circles no momento, pois pretendo criar um post completo sobre o assunto, como os primeiros a surgirem, os hoaxes e como determinar se os agroglifos são de origem humana ou não. No momento, para vocês, basta entenderem apenas isso.

Agora vamos conhecer o projeto SETI: SETI (sigla em inglês para Search for Extraterrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre) é um projeto que tem por objetivo a constante busca por vida inteligente no espaço. Uma das abordagens, denominada radio SETI, visa analisar sinais de rádio de baixa frequência captados por radiotelescópios terrestres, uma vez que este tipo de sinal não ocorre naturalmente, podendo ser interpretado como evidência de vida extraterrestre.


O programa SETI ganhou fama em 15 de agosto de 1977, quando Jerry Ehman, um voluntário no projeto, testemunhou um sinal surpreendentemente forte recebido pelo telescópio. Este sinal ficou conhecido como sinal WOW! Olha ele ai de novo!

Um dos radiotelescópios mais usados pelo SETI foi o de Arecibo, o maior radiotelescópio fixo do mundo. Localizado em Arecibo, Porto Rico, este radiotelescópio (também denominado como Observatório de Arecibo) tem uma antena parabólica com 305 metros de diâmetro e foi construído originalmente em 1963, na cratera de um vulcão extinto, para estudar a ionosfera terrestre. Ele é operado pela Universidade Metropolitana de Porto Rico e é atualmente a principal ferramenta na busca de vida extraterrestre, através dos projetos do SETI. Até 2016, o radiotelescópio de Arecibo foi considerado o maior radiotelescópio do mundo, perdendo o posto para a China, que construiu um novo, com cerca de 500 metros de diâmetro.


Bom, agora que entendemos o que são crop circles, o que é o SETI e também conhecemos um pouquinho do radiotelescópio de Arecibo, vamos ao que interessa.

Como falamos mais acima, os radiotelescópios não servem apenas para captar sinais, mas também para enviá-los para o espaço. Em 1974, o radiotelecópio de Arecibo recebeu algumas modificações que permitiam que a transmissão de sinais fosse potencializada para até 20 terawatts. Para você ter uma idéia, 1 terawatts equivale a 1 trilhão de watts. É muito watts vish..

Com o intuito de testar as mudanças do radiotelescópio, o SETI decidiu transmitir uma mensagem codificada, cuja decifragem se baseia na compreensão do código binário. Esta mensagem seria então enviada para o universo, mais precisamente para um aglomerado globular estelar chamado M 13, que fica há cerca de 25.000 anos-luz de distância da terra, e possui mais ou menos 300.000 estrelas na Constelação de Hércules. Aglomerados globulares estelares são grupos de milhares de estrelas muito velhas que são ligadas gravitacionalmente, formando uma espécie de "nuvem" de estrelas em formato esférico, denso e super brilhante.

Exemplo de Aglomerado Globular Estelar

Para projetar a mensagem que seria transmitida pelo radiotelescópio de Arecibo, o SETI convidou ninguém mais que Frank Drake e Carl Sagan, dois dos mais famosos astrônomos e astrofísicos do mundo. Eles conceberam uma mensagem com 1.679 pulsos de código binário transmitido a uma Frequência de 2380 Mhz. A tal mensagem tinha exatamente 23 colunas e 73 linhas, e, transformada em imagem, possuía cerca de 210 bytes e levaria pouco menos de 3 minutos para ser transmitida.

Frank Drake e Carl Sagan.

Vou tentar fugir dos termos matemáticos, mas em suma, os astrofísicos decidiram codificar  a mensagem em código binário pois este é mais simples de se decodificar do que um código decimal, por exemplo. O código binário transforma todos os caracteres da nossa linguagem em apenas dois algarismo (0 e 1). Por exemplo, nosso alfabeto possui 26 letras. Cada uma das letras tem seu código binário. O "A", em código binário, se torna "01000001", o "B", vira "01000010" e o "C" torna-se "01000011". Os números também tem seu código binário: o do "1" é "00110001", o "2" vira "00110010" e por aí vai.

O código era assim:


Convertendo-a em 23 colunas de 73 linhas obtemos a matriz mostrada na figura abaixo:


O número de pulsos também não foi escolhido ao acaso. 1.679 é o produto, ou seja, o resultado da multiplicação dos dois números primos 23 e 73, que são, como dito acima, o número de colunas e o número de linhas que haviam na mensagem (23x73=1.679).

Toda essa lenga-lenga foi criada com o pensamento de que, se uma civilização avançada tem capacidade para receber tal mensagem, eles provavelmente tem conhecimentos matemáticos suficientes para decodificar o código, e por fim, perceber que este foi enviado por outra civilização avançada.

Enfim, a mensagem estava pronta, e, transformada em uma imagem mais clara, ficaria assim:


Confuso? Vamos entender melhor o que significa:

A mensagem codificada consistia em 7 seções (partes) distintas, mostrando cada uma, diferentes aspectos da nossa civilização. Abaixo, você verá cada uma das seções e o que elas representam:


Em resumo, a mensagem de Drake e Sagan explicava nosso sistema de cálculo, as primeiras substâncias que formam a vida na Terra, nosso código genético, a altura e a população humana, nosso sistema solar (que na época, tinha 9 planetas, contando com Putão) e nosso planeta e, por último, ainda enviava o desenho de nossos radiotelescópios.

Nesse ponto, gostaria de explicar melhor os motivos que levaram o SETI a enviar a mensagem para este local em particular. Como eu disse, o radiotelescópio de Arecibo, por conta de seu tamanho, era fixo ao chão e, portanto, não podia ser direcionado, exatamente como ocorria com o radiotelescópio Big Ear (novamente, se você não leu o post sobre o misteriosos sinal WOW!, sugiro que pare este artigo aqui e vá ler). Logo, o radiotelescópio de Arecibo podia apenas captar e enviar mensagens para onde a rotação da Terra o levasse. Um destes lugares era o aglomerado globular M 13, que, novamente, ficava a 25.000 anos-luz da Terra, o que significa que a mensagem só chegaria ao destino 25.000 anos terrestres depois de ser enviada (isso se a mensagem viajasse à velocidade da luz). Em 25.000 anos, o aglomerado globular já não estaria mais no mesmo local, visto que tudo no universo, incluindo ele próprio, estão em constante movimento. Então a mensagem, ao chegar ao seu destino, provavelmente se chocaria com o nada, e permaneceria viajando em linha reta até que encontrasse um novo destino. Mas por que então foi decidido enviar uma mensagem, sabendo-se que não chegaria ao aglomerado globular em tempo, antes dele se deslocar completamente? A intenção do SETI foi simplesmente testar as modificações do equipamento, e para tal, decidiram fazer algo especial, visto que este seria a primeira transmissão intencional de um equipamento terrestre para o espaço.

Então, finalmente, no dia 16 de novembro de 1976, a mensagem foi enviada com sucesso em direção ao aglomerado globular M 13. O tempo passou, o SETI foi aperfeiçoando suas técnicas e finalmente a mensagem foi esquecida.

Agora se segura nas ceroulas, porque à partir daqui, os fatos serão apresentados bem mais rápido.

Avancemos então para 24 anos após o envio da mensagem de Arecibo para o espaço, mais precisamente para o ano de 2000. Em uma área adjacente ao telescópio de Chilbolton, na Inglaterra, uma formação de crop circle apareceu da noite para o dia. A figura, perfeitamente simétrica, mostra uma série de discos que se unem, formando uma imagem circular em meio ao campo.



Não foi dada qualquer importância ao desenho, até que um ano depois, no dia 14 de agosto de 2001, dois novos crop circles se formaram no mesmo local, nos arredores do telescópio de Chilbolton, e é aqui que o mistério começa. A primeira formação diz respeito à um desenho feito com uma técnica totalmente inédita e diferente da usada pelos falsificadores.


Do chão, viam-se apenas capim emaranhado e círculos dispostos sem qualquer organização aparente, quase como pixels de uma imagem, mas em grandes altitudes, era possível observar claramente um rosto humanoide com evidentes características extraterrestres. Outro fato perturbador foi a técnica usada para a fabricação deste desenho: geralmente uma formação de crop cricle envolve "abaixar" os talos das plantas, porém, no caso, "mechas" das mesmas foram giradas com intensidades diferentes, formando assim, "redemoinhos" circulares de dimensões distintas umas das outras. Esta técnica é semelhante á utilizada por nós nas telas de LED e é a mesma usada para imprimir em papéis.


Mas não para por ai! Exatamente 3 dias depois deste misterioso rosto surgir em uma plantação aos arredores do radiotelescópio de Chilbolton, um novo agroglifo apareceu ao lado do primeiro, mais chocante e inexplicável ainda. Era algo parecido a uma faixa de dados, feita por meio de fileiras de pontos criados à partir de capim levantado e achatado. Logo, as pessoas perceberam semelhanças incríveis com a mensagem enviada ao espaço pelo telescópio de Arecibo.


Veja a comparação entre as duas mensagens:


As semelhanças, de fato, são gritantes. É claro que não demorou muito para que o agroglifo fosse interpretado, com base na mensagem enviada pelo radiotelescópio de Arecibo. Vamor ver então, as diferenças entre ambas as mensagens:


O que significa tudo isso? De forma resumida, esta faixa pode ser uma resposta à mensagem enviada pelo  radiotelescópio de Arecibo. Na mensagem, uma suposta civilização extraterrestre avançada nos conta que compartilhamos o mesmo conhecimento matemático básico, que o silício é um dos elementos químicos primários em seu planeta, que temos aparência destoante e, entre outras coisas, nos mostraram como é seu sistema solar. Eita porra!

Uma outra coisa chamou muito a atenção: lembram-se do primeiro crop circle a surgir nos arredores do observatório de Chilbolton? Aquela imagem simétrica complexa cheia de círculos? Agora compare este agroglifo com o desenho da antena na faixa acima e perceba que ambos são muito parecidos, o que sugere que o primeiro crop cricle pode ter sido enviado pela mesma civilização alienígena que o rosto e que a faixa. EITA PORRA!


E o mistério não parou por aí. Em 2002, dois novos crop circles surgiram em Winchester, Inglaterra, dando ainda mais força à teoria alien. O primeiro foi feito com padrões horizontais de linhas de espessuras variadas, similares à imagem de TV, que formavam um novo rosto, claramente extraterrestre. O segundo era um disco com diversos pontos em seu interior, que representavam "plantação e pé e plantação abaixada". As técnicas usadas, como nos primeiros casos, eram totalmente inéditas na história dos crop circles. Ao todo, a imagem tinha cerca de 120 x 80 metros de comprimento, o que a tornava enorme.


Paul Vigay, um consultor em computação britânico, logo notou que aquele segundo agroglifo não era apenas um disco cheio de pontinhos, mas uma espécie de bilhete, pronto para ser decodificado. Ele então pegou a imagem e ampliou em seu computador, e, por meio de alguns programas, descobriu que lá havia uma mensagem em código ASCII, conhecido como "a linguagem dos computadores". Digamos que os computadores só entendem a linguagem binária, por isso, tecnicamente ele pega uma informação e, por meio do ASCII, transforma a porra toda em código binário. A mensagem começa no centro do disco e percorre em sentido anti-horário até se aproximar dar bordas, curiosamente da mesma forma de leitura padrão dos CDs e DVDs.

Bom, ele então descobriu que o tal disco portava uma mensagem em código ASCII, e assim que terminou de decodifica-la. se surpreendeu ao notar que a mensagem estava em inglês, e dizia:
"Beware the bearers of false gifts and their broken promises. Much pain, but still time. EELRIJUE. Believe there is good out there. We oppose deception. Conduit closing. 0x07"
Traduzindo:
"Cuidado com os portadores de falsos presentes e suas promessas quebradas. Muita dor, mas ainda há tempo. EELRIJUE Acredite que ainda há o bem lá fora. Nós nos opomos à decepção Fechando canal. 0x07" 
O código binário de 0x07 no final da mensagem produzia um som de campainha semelhante ao de um velho som de máquina de escrever/sino, parecido com um "DING!".

Nem preciso dizer que a comunidade ufológica ficou abismada com a descoberta desta mensagem, que praticamente nos diz que, em breve, receberemos a visita de uma civilização alienígena que nos enganará e nos trará muita dor, pede para nos preparemos para este acontecimento e afirma que, embora esta raça alienígena seja cruel, existem outras boas que se opõe. E I T A  P O R R A !

Mas o que quer dizer a face alienígena que foi desenhada junto ao disco? Algumas pessoas teorizam que a civilização que nos alertou sobre a vinda de seres malévolos nos enviou "uma foto" de como nossos algozes se parecem. Outros afirmam que a imagem pertence aos alienígenas que nos enviaram a mensagem, mostrando sua fisionomia para nós, o que explica o porquê da imagem parecer estar "segurando" o disco com a mão esquerda.


A origem deste desenho é desconhecida, mas uma coisa curiosa pode ser observada no agroglifo de 2002. Note que do lado esquerdo da "foto" do alienígena, existem 3 pontos, o que pode sugerir a origem de nossos vizinhos extraterrestres - ou os bons ou os ruins, provavelmente os ruins. De fato, estes 3 pontos se assemelham ao chamado "cinturão de Orion" ou também conhecido como "As Três Marias". Orion é uma constelação muito conhecida e fácil de ser observada à olho nu, e fica há cerca de 1.500 anos-luz de distância da Terra. Nesta constelação também se encontra uma das raras nebulosas que podem ser vistas a olho nu, a Nebulosa de Órion que é uma região de intensa formação de estrelas.


Então finalmente temos a prova concreta de vida extraterrestre? Na minha opinião, este caso é um dos mais impressionantes de todos os tempos, e eu acredito que seja real. Os agroglifos foram feitos de forma totalmente diferente da usada pelos falsificadores, e estas técnicas nunca foram observadas antes. Infelizmente, depois de 2002, nenhuma outra mensagem do tipo foi observada, o que sugere que os alienígenas já não mais desejam nos contactar. Deixe sua opinião!


Fontes da pesquisa:
Wikipédia: Circulo nas plantações
Wikipédia: Seti Institute
Seti Institute
Wikipédia: Radiotelescópio de Arecibo
Wikipédia: Mensagem de Arecibo
Thoth 3126: Crop Circle de Chilbolton e a Mensagem de Arecibo de 1974
Tech Mundo: o que é código ASCII
Tech Mundo: Aprenda a ler e mandar mensagens codificadas em binário
Humans are Free: Crop Circles decode - The Two most important Aliens Messages

7 comentários:

  1. Sou muito cético com coisas de ufologia. E sobre o que foi exposto agora eu posso dizer que eu acho idiotice sem tamanho mandar essas mensagens com tantas informações pro espaço. É como eu faz divulgar na rádio meu endereço e a senha do alarme dá casa. E sobre "as respostas", sou mais cético ainda. Afinal, só porque a técnica é nova não significa que seja alien e parece aquele ditado, quando é esmola demais até o santo desconfia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não vou mentir pra vc não, eu tbm pensei nisso. Achei bem arriscado enviarem tanta informação importante que poderia ser usada para nos prejudicar. Agora em relação às respostas, confesso que fiquei impressionada, pois acho pouco provável que alguém ou mesmo um grupo de pessoas, mesmo com aparatos profissionais próprios conseguissem produzir aqueles crop circles da noite pro dia ao lado de um fodendo observatório, mas não ponho minha mão no fogo quanto a isso, pq já vi o ser humano fazendo muita coisa louca..

      Excluir
  2. Uma das melhores postagens que já vi até hoje, parabéns :)

    ResponderExcluir
  3. Realmente seu blog é o melhor!! Parabéns pelo conteúdo e pela interação com seus fãs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigada mesmo pelos elogios, M. Soledad. Não considero ninguém aqui fã, mas sim, bons amigos :)

      Excluir