quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Quarta do Terror - 1408


Ficha Técnica:
Direção: Mikael Håfström
Ano: 2007
País: EUA
Duração: 104 Mnutos
Título Original: 1408



Sinopse:
Mike Enslin (John Cusack) é escritor cético e famoso por suas obras sobre paranormalidade, as quais começou a escrever após a morte da filha. Para terminar seu livro Dez Noites em Quartos de Hotéis Mal-Assombrados, hospeda-se no hotel Dolphin e passa uma noite no quarto 1408. Mesmo com os avisos do gerente Gerald Olin (Samuel L. Jackson) sobre a morte de quase 60 pessoas naquele quarto, ele decide enfrentar os medos e encarar o desafio.

Crítica:
Peço perdão à vocês, mas infelizmente a crítica de hoje será mais curta que de costume. Infelizmente essa semana não tive muito tempo para assistir um filme com calma, tampouco para escrever uma crítica bem elaborada.

Eu lembro como se fosse ontem, da estréia deste filme nos cinemas. Não lembro exatamente do contexto do momento, mas lembro de estar com grandes expectativas para assisti-lo, já que 1408 é um filme baseado no livro "Todo é Eventual" (valeu pela correção, Malu!) do grande Stephen King, autor de obras primas do terror como Cujo e Pet Sematary. Mas eu também lembro de muitos amigos meus, me "aconselhando" a não "gastar meu dinheiro", pois o filme era "muito ruim". Graças a estas pessoas, acabei acreditando que este filme era ruim, sem ter sequer assistido. Acontece que, enquanto eu buscava um filme novo para o Quarta do Terror, acabei caindo sem querer neste título, e minha curiosidade foi mais forte. Acabei me entregando, mesmo descrente. 

Notei que 1408 é mais um daqueles filmes estilo "ame-o ou odeie-o". Enquanto metade dos espectadores afirmam veemente que este longa é ótimo, a outra metade insiste em dizer que é uma porcaria. Filmes assim são os mais difíceis de comentar, justamente por conta desta heterogenia nas opiniões. Cada um dos lados tem pontos de vista válidos que devem ser levados em consideração durante uma crítica. Então qual deles está certo?

Na minha humilde opinião, o filme é bom. Contando com um roteiro bem elaborado e com um elenco de peso, com Samuel L. Jackson e John Cusack, 1408 não é um filme comum, que se utiliza unica e exclusivamente de artimanhas como sombras, música alta e jumpscares sem sentido, mas também penetra em seu subconsciente, criando um cenário perfeito para o terror psicológico.

Inclusive este terror psicológico pode ser o grande motivo de tantas pessoas terem odiado 1408. Sabe aquela história de "uma imagem vale mais de mil palavras"? Esta frase talvez não se adeque tão bem quando falamos de Stephen King. As imagens às vezes não conseguem captar com precisão as entrelinhas das brilhantes histórias escritas pelo autor, como no caso de 1408, que de fato ficou confuso para uma boa parte dos espectadores. Afinal, os fatos narrados no filme aconteceram mesmo ou foi tudo fruto da imaginação de um homem louco e cansado? É interessante assistir o declínio emocional de um homem até então totalmente cético, passando por cada um dos estágios da aceitação de sua situação inevitável.

Obviamente, o filme também tem seus pontos negativos, que envolvem desde buracos no roteiro à clichés comuns de filmes de suspense.

No geral, 1408 é um bom filme, que entretém e prende a atenção do espectador. É interessante também notar cada uma das referências de outros longas de suspense/terror que fizeram sucesso, como o carrinho, do Bebê de Rosemary, a curtina de Psicose e o grande corredor do hotel de O Iluminado. A menção honrosa de melhor trilha sonora "solta pregas" fica para The Carpenters - We've Only Just Begun, com um refrão bem propício à situação.

Nota:

Assista:

Bom filme!

3 comentários:

  1. metz, só uma coisa: "1408" é um conto do livro "Tudo é eventual" (maravilhoso, diga-se de passagem, recomendo!). Assisti "the eyes of my mother" essa semana e "luna de miel". já viu? vale bem à pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Malu, verdade. Fui pesquisar melhor e vi minha burrada. Há anos atrás li muitos livros do Stephen King, mas hoje em dia já não tenho tempo pra leitura, que é algo que sinto muita falta de fazer. Obrigada pela correção <3

      Não tive a oportunidade, mas vou procurar pra assistir com certeza, valeu a dica!! <3

      Excluir