O último sábado, dia 8, foi marcado por aquilo que pode vir a ser considerado uma das maiores tragédias da história da aviação. Um boeing 777-200ER, da empresa Malasya Airlines, simplesmente desapareceu quando fazia o trajeto Kuala Lampur – Pequim, com 239 pessoas a bordo.
Falha, pane ou dano na aeronave, desorientação espacial dos pilotos ou até mesmo uma briga entre passageiros ou ato ilícito (como sequestro ou terrorismo) estão entre as possibilidades mais apontadas pelos especialistas em desastres aéreos.
As informações dadas pela Malásia são confusas e contraditórias, e os novos detalhes descobertos tornam este mistério cada vez mais difícil de concluir.
Hoje, iremos abordar teorias, circunstâncias e questões ainda sem resposta, que envolvem este caso em um abismo de dúvidas, até agora, de profundidade desconhecida.
Antes de mais nada, entenda melhor o caso, através de um artigo tirado do site R7:
Um avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo, que seguia para Pequim, perdeu contato com o controle de tráfego aéreo depois de deixar a capital malaia, Kuala Lumpur, informou a companhia.
Em nota, a empresa declarou que o voo MH370 desapareceu às 2h40 de sábado, horário local (15h40 de sexta em Brasília).
O avião, um Boeing 777-200, deixou Kuala Lumpur logo após a meia-noite de sexta-feira, com previsão de chegada a seu destino às 6h30 de sábado, no horário local (19h30 de sexta, em Brasília).
"No momento, a Malaysia Airlines está trabalhando com as autoridades, que ativaram suas equipes de busca e de resgate para localizar a aeronave", acrescentou a empresa.
A porta-voz da companhia declarou que ainda não há mais informações.
Os aviões da Malaysia Airlines (MAS) têm registro de poucos acidentes.
O que teria acontecido?
PASSAPORTES ROUBADOS
O mistério começa antes mesmo do avião ter decolado. De acordo com a Malasya Airlines, 2 passageiros estavam portando passaportes roubados, e o fato só foi percebido depois que o avião desapareceu.
Inicialmente, apenas um dos passageiros foi identificado, mas a identidade e a nacionalidade do homem não haviam sido divulgadas. Entretanto, uma informação dada pelo o chefe da agência civil de aviação da Malásia, Azharuddin Abdul Rahman, dizia que os dois não tinham aparência asiática.
Ao ser questionado sobre com quem o passageiro identificado se parecia, ele citou o nome do jogador de futebol italiano Balotelli.
Depois de indentificado o segundo passageiro, o secretário-geral da Interpol, Ronald Noble, disse que se tratam de dois iranianos, Seyed Mohammed Reza Delavar (29 anos) e Pouria Nourmohammadi, (18 anos). “O escritório em Teerã confirmou que nenhum dos homens tinha uma ficha criminal e ambos deixaram o Irã de forma legal”, disse.
Foto divulgada pela policia da Malásia;à esquerda, Pouri Nour Mohammadi, 19 anos; à direitaDelavar Syed Yohammad, 29 anos. (Foto: Policia da Malásia/AFP) |
O bilhete dos misteriosos passageiros foi comprado pelo empresário também iraniano Kazen Ali. Ele era dono de um restaurante na cidade malaia de Pattaya e costumava comprar pacotes em uma agência de turismo local. Antes do voo, ele ligou de um telefone do Irã, solicitando passagens para duas pessoas. Mais tarde, outro homem, também iraniano, passou na agência e pagou as viagens em dinheiro vivo.
Ainda que até o momento não haja nenhuma evidência de que os dois passageiros tenham conexão com o desaparecimento do avião, a Interpol (polícia internacional) adverte que o caso evidencia uma séria falha de segurança.
As teorias já começaram a pipocar na China e na Malásia. Seria um novo caso de terrorismo? O avião teria sido "sequestrado" por razões políticas?
Há talvez, a possibilidade de que este caso possa estar ligado há um atentado atribuído a grupos separatistas de Xinjiang praticado em 1º de março em uma estação de trem de Kunming, capital da província de Yunnan, que deixou 29 mortos e 143 feridos, mas as autoridades veem alternativa como pouco provável. Até agora, nenhum grupo reivindicou o ato.
Um outro fato que chama atenção, ocorrido antes do avião decolar:
5 passageiros fizeram check-in no aeroporto, mas não embarcaram. Segundo reportagem do jornal "Wall Street Journal", que cita fontes oficiais, os cinco passageiros passaram pelos controles individuais, mas não se apresentaram ao portão de embarque. As bagagens deles, que haviam sido embarcadas no avião, foram removidas antes da decolagem. - Trecho tirado do site Uol NotíciasPor que estes 5 passageiros mudaram de idéia bem na última hora?
SEM CONTATO
A última mensagem emitida pelo avião aos controladores de voo indica que tudo estava normal a bordo minutos antes do avião desaparecer. "Tudo bem, entendido.", foi a mensagem de rádio enviada pelo comando da aeronave, de acordo com autoridades da Malásia.
À 1h30 de sábado, a tripulação perdeu contato com a torre de controle. O corte de sinal foi repentino, sem nenhuma emissão de pedido de socorro.
Esta aparente tranquilidade da tripulação, adiciona mais um elemento ao drama. Se o avião sofreu algum tipo de pane antes de desaparecer, por que não houveram pedidos de socorro?
CELULARES TOCANDO
Os familiares e amigos dos passageiros do voo MH 370 ainda fazem uma revelação curiosa: os celulares dos desaparecidos ainda tocam e outras pessoas afirmaram que o status dos passageiros no QQ – um aplicativo chinês similar ao WhatsApp – segue como online.
Segue um trecho da reportagem do site Terra Notícias:
O celular de um passageiro do vôo da Malaysia Airlines teria tocado depois que a família tentou contato com o desaparecido, de acordo com o jornal inglês Daily Mirror. Um vídeo veiculado pela TV estatal chinesa mostra o momento em que a chamada é completada. Contudo, a ligação cai logo em seguida, antes que o telefone seja atendido.
De acordo com a mídia chinesa, outras famílias tentaram ligar para os parentes desaparecidos e o mesmo aconteceu: os telefones tocaram, mas ninguém atendeu a ligação, o que vem aumentando o suspense em torno do desaparecimento do voo.
Segundo o jornal Washington Post, familiares de outros desaparecidos teriam visto que seus parentes estavam online em uma rede social chamado QQ, no entanto, mensagens enviadas aos passageiros não foram respondidas.
Segue abaixo, outro trecho sobre o assunto, agora do site Veja:
Um trabalhador migrante que está no hotel que abriga os familiares dos passageiros afirmou que vários colegas da sua empresa, incluindo seu cunhado, estavam no voo. Ele disse ao jornal que suas contas no QQ ainda estão ativas, o que exigiria que os celulares estivessem conectados. Outros parentes também confirmaram ao jornal que, quando discam os números dos celulares dos desaparecidos, os telefones tocam, mas ninguém os atende.
Os chamados fantasmas representam mais um ingrediente de desespero e raiva para alguns familiares, diz o jornal. No domingo e nesta segunda, as famílias pediram para funcionários da companhia aérea e da polícia rastrearem os celulares dos passageiros para localizarem o avião, mas seus pedidos foram ignorados. De acordo com o jornal Singapore’s Strait Times, um oficial Malaysia Airlines, Hugh Dunleavy, disse às famílias que a empresa já havia tentado ligar para os telefones pessoais dos membros da tripulação e que eles também tinham tocado. A empresa afirmou que entregou os números de telefone para as autoridades.Ainda na Veja, esta anomalia nos celulares dos passageiros e da tripulação pode ter uma explicação:
De acordo com especialista em telefonia Jeff Kagan, ouvido pelo site NBCNews, os familiares que ligam para os passageiros podem sim ouvir o sinal de que o telefone está tocando do outro lado da linha. Isso acontece por causa de uma falha técnica que acontece em algumas redes de telefonia e aparelhos, que emitem sinal de que o telefone estaria tocando enquanto, na verdade, estão procurando a última localização em que o celular estava ativo. Por isso, quem liga tem a sensação de que o telefonema chamou diversas vezes, mas o telefone que deveria receber a ligação não necessariamente tocou – era apenas a rede de telefonia procurando o aparelho.Há pelo menos um relato de que a ligação foi atendida, mas ninguém respondeu do outro lado
Embora este fato possa, parcialmente ser esclarecido, há um que não tem explicação:
MUDANÇA DE ROTA
De acordo com informações, o avião pode ter mudado de rota pouco depois de perder o contato com a torre de comando.
Caminho que o Boeing 777 deveria ter seguido. |
Ao jornal malaio Berita Harian, o comandante da Força Aérea, brigadeiro Rodzali Daud, afirmou que o avião foi detectado pela última vez por um radar militar às 2h40 de sábado, pelo horário local, perto da ilha de Pulau Perak, no extremo norte do estreito. O voo MH370 teria mudado de curso depois de Kota Bharu, à oeste da rota original, e ficou numa altitude 1k vezes mais baixa. Conseguiu entrar no Estreito de Malaca, mas depois desapareceu.
Nenhum sinal foi enviado pela aeronave, que deveria ter seguido de Kuala Lumpur até Pequim. Isso deixa espaço para outras possibilidades serem debatidas, como a de o avião ter tentado retornar a Kuala Lumpur. O motivo da manobra ainda é desconhecido
A descoberta desperta questionamentos sobre por que a aeronave, que fazia o voo MH370, entre Kuala Lumpur e Pequim, não estava transmitindo sinais detectáveis por radares civis.
O jornal local Berita Harian citou o chefe da Força Aérea malaia, general Rodzali Daud, dizendo que o radar de uma base militar detectou o avião às 2h40 (horário local) de sábado perto de Pulau Perak, no acesso norte ao estreito, uma hidrovia movimentada que separa a costa oeste da Malásia da Ilha de Sumatra da Indonésia. "Depois disso, o sinal do avião foi perdido", afirmou Daud, conforme o jornal.
Outro oficial militar de alta patente envolvido na investigação confirmou o relato e disse ainda que a Força Aérea acredita que o avião voava baixo. O funcionário falou sob condição de anonimato devido à sensibilidade da informação.
CONSPIRAÇÃO
Veja alguns fatos que ainda não foram abordados, tirados do site Real News, que envolvem o boeing 777 à teorias conspiratórias:
Interessante a teoria de que o avião do vôo MH370 da Malaysian possa ter sido sequestrado por um a vião militar norte-americano. Fatos que apoiam essa teoria:
1. O Gen. Richard Meyers, ex-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas norte-americanas admitiu, numa audiência no congresso sobre o 11 de setembro, que eles têm a tecnologia e o poder de tomar o controle de um avião comercial em pleno vôo por controle remoto:
2.O MH370 desapareceu do radar de tráfego aéreo civil, mas ainda ficou visível no radar militar das forças armadas da Malásia por mais de uma hora, onde se verificou que ele fez uma curva e rumou para o Extreito de Malaca, na direção oposta ao seu destino. Radares militares são mais poderosos do que radares civis e são preparados para resistir a contra medidas eletrônicas, como por exemplo, executadas por aviões AWACS. (Artigo)
3. O piloto de outro avião foi solicitado a entrar em contato com o vôo MH370 pelo controle de tráfego aéreo do Vietnã. Esse piloto relatou que havia “muita interferência de rádio”, o que é consistente com a presença de um avião AWACS operando no vôo MH370. (Artigo)
4. As fotos do “terroristas iranianos” que, supostamente, utilizaram passaportes roubados foram forjadas. Repare nas pernas dos “passageiros” nas duas fotos apresentadas pelas autoridades Malaias:
5. A única agência no planeta que sabe exatamente onde os celulares dos passageiros estão é a NSA. Só que a NSA está calada. Por quê?
Também quero deixar uma coisa que eu percebi sobre os passageiros que entraram no avião com passaporte roubado. Mais acima, você poderá ler que o chefe da agencia civil de aviação da Malásia disse que um deles se parecia com o jogador de futebol Mario Balotelli.
Veja uma foto do jogador em questão:
Agora, veja novamente a foto dos passageiros:
Também quero lembrá-los de que, nos conflitos entre EUA e Russia, por causa da Ucrânia, a China ficou a favor da antiga URSS. Visto que a maioria dos passageiros da aeronave eram de origem chinesa, este poderia se tratar de um caso de represália por parte da terra do Tio Sam?
HIPÓTESES PARANORMAIS
1. ABDUÇÃO
Veja agora, um vídeo tirado do site Arquivo Ufo, que mostra mostra a aproximação de um OVNI no radar segundos antes da aeronave sumir por completo.
O vídeo mostra uma estranha anomalia no radar, que se move pelo menos 4 vezes mais rápido que os aviões comerciais comuns e que pode ter causado a mudança de rota e de altitude, não só do voo 370, mas de outras aeronaves próximas. (N/T: O ícone do avião não deve necessariamente aparecer no radar. As vezes, aparece mesmo como uma bola amarela. Isso não quer dizer que seja um OVNI, apenas que o sistema do radar não colocou o ícone certo. Não é por causa do ícone, que o objeto mostrado no vídeo é estranho.)
O boeing 777, aparece fazendo manobras estranhas, hora cortando pra direita, hora pra esquerda. A altitude também parece ter sido significantemente alterada: de 35.000 pés, passou à 0 pés em um piscar de olhos e sem nenhuma explicação. A velocidade se manteve a mesma até que o avião desapareceu dos radares.
Ainda quanto a este vídeo, também devemos considerar o fato de que ele mostra o Voo 370 sendo interrompido quando o avião se encontra à uma baixa altitude. Contudo,a informação é que, na verdade, o avião não estava em sua rota quando desapareceu, fato este que discorda do vídeo mencionado acima. Na notícia da CNN também é mencionado que o transponder (ou caixa preta) da aeronave havia sido desligado antes dela mudar de rota.
O transponder é um dispositivo de comunicação cujo objetivo é receber, amplificar e retransmitir um sinal. Tecnicamente, ele trabalha como um espelho de aumento: Ao receber o sinal de um radar, ele irá aumentá-lo e retransmiti-lo. Isso é importante em caso de acidente, já que os radares irão receber o sinal e assim poderão encontrar os destroços. Um transponder pode seguir enviando o mesmo sinal durante quase um mês, mesmo se o acidente ocorrer em mar aberto.
Assim sendo, se os pilotos sentissem que algo estava errado com a aeronave, por que o transponder foi desligado? Quem ou o que o desligou? Por que?
Será que este desaparecimento pode ser atribuído à uma "abdução coletiva"?
2. TRIANGULO DO DIABO
Há também quem diga que este sumiço pode ser atribuído há uma anomalia semelhante ao "Triagulo das Bermudas", mas que ao contrário do famoso, este por sua vez, ocorre em águas asiáticas.
O site Ufos Online faz um post explicando mais sobre aquilo que ficou conhecido como "Triangulo do Diabo". Para ler, clique AQUI.
3. SUPERSTIÇÃO
Na Malásia, muitos usuários veem um mau sinal no código do voo, associando as letras MH à expressão "masih hilang" -- "ainda perdido", em malaio.
O jornal malaio New Straits Times, geralmente comedido em suas versões e alinhado com o governo local, ouviu um xamã segundo o qual o avião foi "sequestrado por elfos" e estaria suspenso em pleno ar. (euri)
SEIS IMPORTANTES FATOS QUE NÃO ESTÃO TE FALANDO
O site NaturalNews publicou um artigo intitulado "Six important facts you're not being told about lost Malaysia Airlines Flight 370" (traduzindo: “Seis fatos importantes que não estão te falando a respeito do Voo 370 da Malaysia Airline"), que eu traduzi para vocês:
Há alguns fatos surpreendentes que não estão sendo contados sobre o vôo 370, da Malásia Airlines, que simplesmente desapareceu sobre o Golfo da Tailândia, com 239 pessoas a bordo.
O mistério do desaparecimento repentino e completo do vôo deixou as autoridades superiores do mundo da segurança aérea perplexos. "As autoridades de segurança aérea e antiterror em dois continentes parecem igualmente perplexas sobre qual direção a investigação deve tomar", relata o Wall Street Journal.
O jornal informa:
"Por enquanto, parece simplesmente inexplicável", disse Paul Hayes, diretor de segurança e de seguros da Ascend Worldwide, uma empresa de consultoria e inteligência da aviação britânica.
Enquanto os investigadores estão perplexos, a grande mídia também não está contando a você toda a história. Por essa razão, coletei os seguintes fatos que devem levantar sérias reflexões nas mentes de quem acompanha a situação.
Fato # 1
Todos os jatos comerciais Boeing 777 são equipados com as chamadas caixas pretas, gravadores que podem sobreviver a qualquer explosão a bordo.
Nenhuma explosão do avião, em si, pode destruir os gravadores da caixa preta. São estruturas à prova de bomba que possuem gravações digitais de conversas de cabine, bem como dados de vôo detalhados e dados da superfície de controle.
Fato # 2
Todas as caixas pretas transmitem sinais localizadores por pelo menos 30 dias depois de uma queda no oceano.
No entanto, a caixa preta deste incidente em particular não foi detectada até o momento. É por isso que os pesquisadores estão tendo tanta dificuldade em encontrá-la. Normalmente, eles só precisam sintonizar o transmissor da caixa preta. Mas, neste caso, a ausência de um sinal significa que a própria caixa preta - um objeto projetado para sobreviver a explosões poderosas - desapareceu, ou apresentou defeito ou foi destruída por uma poderosa força para além dos piores medos de engenheiros de design de aeronaves.
Fato # 3
Muitas partes de aeronaves destruídas bóiam naturalmente e irão flutuar na água.
Em casos anteriores de aeronaves destruídas sobre o oceano, ou que se destroçaram de encontro com o oceano, os destroços sempre foram localizados flutuando na superfície da água. Isso porque - como você deve se lembrar do aviso de segurança que já aprendeu a ignorar - "seu assento pode ser usado como um dispositivo de flutuação".
Sim, almofadas de assento flutuam. Assim como muitas outras peças não metálicas das aeronaves. Se o vôo 370 foi derrubado por uma explosão de qualquer tipo, haveria destroços boiando no oceano, o que não seria difícil de detectar. O fato de que ainda não foram avistados só contribui para o mistério de como o vôo 370 literalmente desapareceu da face da Terra.
Fato # 4
Se um míssil destruiu vôo 370, ele teria deixado uma assinatura nos radares.
Uma teoria circulando na net é que um míssil derrubou o avião, de alguma forma transformando o avião e todo o seu conteúdo em “pedacinhos" – tão pequenos que seriam indetectáveis.
O problema com esta teoria é que não existe um míssil conhecido, terra-ar ou ar-ar, com tal capacidade. Todos os mísseis conhecidos geram tremenda quantidade de destroços quando explodem no alvo. Tanto o míssil quanto os destroços produzem grandes assinaturas de radar, que seriam facilmente visíveis tanto para os navios militares quanto para as autoridades de tráfego aéreo.
Fato # 5
A localização da aeronave, quando desapareceu, não é um mistério.
Os controladores de vôo têm detalhes completos de quase exatamente onde a aeronave se encontrava no momento em que desapareceu. Eles sabem a localização, a elevação e a velocidade do ar - três dados que podem facilmente ser usados para estimar a localização provável dos destroços.
Lembre-se: os investigadores de segurança aérea não são pessoas estúpidas. Eles trabalharam com explosões em pleno ar anteriormente e sabem como destroços costumam se espalhar. Já existe um conjunto de dados substancial sobre explosões e acidentes aéreos a partir do qual os investigadores podem formular suposições bem fundamentadas sobre onde os destroços podem ser encontrados. E, no entanto, mesmo armados com toda essa experiência e informações, eles permanecem totalmente confusos sobre o que aconteceu com o vôo 370.
Fato # 6
Se o vôo 370 foi seqüestrado, não teria desaparecido do radar.
O seqüestro de um avião não faz com que ele simplesmente desapareça do radar. Mesmo que os transponders sejam desativados no avião, radares de solo ainda podem rastrear facilmente a localização da aeronave usando o chamado radar "passivo" (sistemas de radar clássicos terrestres que emitem um sinal e acompanham a sua reflexão).
Assim, a teoria de que o vôo foi sequestrado não faz qualquer sentido. Quando os aviões são sequestrados, eles não somem como por mágica do radar.
A conclusão inevitável a partir do que sabemos até agora é que o vôo 370 parece ter completa e inexplicavelmente desaparecido. É evidente que não foi sequestrado (a menos que estejam encobrindo informações em relação aos dados de radar), e podemos estar cada vez mais certos de que não foi uma explosão no ar (a não ser que se conclua que os destroços desapareceram completamente) .
- CONCLUSÃO: o vôo 370 não explodiu, mas desapareceu.
A conclusão inevitável é que a aeronave do vôo 370 simplesmente desapareceu de uma forma tal que ainda não podemos compreender. Isso é o que está originando todos os tipos de teorias bizarras na internet, incluindo discussões sobre possíveis testes de armas militares secretas, ondulações no tecido do espaço-tempo, como no Triângulo das Bermudas, e até mesmo a conjectura de tecnologia extraterrestre possa ter teletransportado a aeronave.
Pessoalmente, eu não estou comprando nada disso sem que surjam mais provas. A explicação mais provável até agora é a de que os destroços simplesmente ainda não foram encontrados porque cairam sobre uma área que está, de alguma forma, fora da zona de pesquisa. Mas a cada dia que passa, mesmo essa explicação torna-se cada vez mais difícil de engolir.
A parte assustadora disso tudo não tem a ver com a descoberta dos destroços, mas com a possibilidade de nunca os encontrarmos. Essa possibilidade significaria que alguma força, totalmente desconhecida, misteriosa e poderosa está agindo em nosso planeta, capaz de arrancar aviões do céu sem deixar sequer um fragmento de evidência.
Se já existe uma arma com tais capacidades, quem quer que a controle já tem a capacidade de dominar todas as nações da Terra com uma arma militar temível de poder inimaginável. Esse pensamento é muito mais assustador do que a idéia de uma aeronave sofrer uma falha mecânica fatal.
Falha, pane ou dano na aeronave, desorientação espacial dos pilotos, briga entre passageiros, abdução, terrorismo.. a lista de possíveis motivos para o desaparecimento da aeronave MH-370 aumenta gradativamente, assim como também aumentam as perguntas sem resposta.
Até o momento, há poucas informações concretas sobre o que pode ter ocorrido com o avião. 10 países se juntaram nas buscas dos destroços do MH-370 e as áreas de busca foram ampliadas, mas nada foi achado ainda.
Todos estamos esperando por notícias boas, mesmo que a chance de as termos pareçam menores a cada segundo.
Essa história do avião é tão intrigante,...imagina o desespero dos familiares!
ResponderExcluirObs: Onde que eles acharam a semelhança do Balotelli com o cara foto? o.O
Boa pergunta..
ExcluirCara… xamãs precisam ir prum hospício.
ResponderExcluirVai saber se o Legolas não aparece em um vídeo, pedindo resgate.. HAHA!
ExcluirOtimo post
ResponderExcluirNão sei o que esse xamã fumou mas eu quero rsrs
Valeu Silvio!!
ExcluirOlha, seja lá o que ele tiver fumado, eu não quero, não.. vai que essa brisa não passa HAHAH!
Abç!