quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A verdade por trás de A Hora de Aventura



Ultimamente, há uma estranha tendência nos desenhos animados do canal Cartoon Network e que, atualmente, andam se popularizando com uma velocidade assustadora: animações sem nexo. Basicamente, os desenhos aos quais estou me referindo trazem roteiros do tipo nonsense, onde um personagem é amigo de uma parede sorridente cujos dentes podem ser arrancados e comidos no café-da-manhã ou amigo de uma árvore falante cheia de espinhas (acnes) vivas que conversam e interagem normalmente com os demais.



A Hora de Aventura, ou Adventure Time é um desses desenhos com personagens e episódios cheios de psicodelia e lisergia numa profusão jamais vista em desenhos animados voltados para o público infantil.

Poderia ser apenas mais um desenho infantil, mas não é assim e passa muito longe de ser.

A primeira vista pode não parecer devido apresentação dos cenários compostos por cores vibrantes, ambiente normalmente ensolarado bem ao estilo fábulas, figuras delicadas mostrada a cada novo capítulo tendo principalmente nos cidadãos do Reino Doce, guloseimas providas de vida, seus principais coadjuvantes além da inocência do protagonista Finn, contudo, mascarado nesses fatores o enredo revela-se na verdade melancólico, levantando alguns questionamentos de teor adulto, exemplos: solidão e amores não correspondidos.

A estória se passa na Terra de OOO, até o presente momento nunca foi dito, mas existem indícios que seria a Terra num período pós-apocalíptico devido uma guerra nuclear mencionada como "A Grande Guerra dos Cogumelos", extinguindo os humanos, com exceção de Finn, do qual não se sabe a verdadeira história, originando as demais criaturas do lugar, provavelmente sendo mutações decorrentes aos ataques, dentre elas demônios, gigantes, animais falantes, homens de neve, fantasmas, dimensões diversas e etc.

Em inúmeros momentos durantes as aventuras do menino humano e do seu amigo, o cão mágico, pode ser reparado destroços da antiga civilização, não sabe os motivos que levaram a guerra apenas da transição de mil anos até o tempo atual da animação. Provido de um passado incerto alguns dos personagens principais presenciaram o apocalipse sendo eles Marceline, a Rainha dos Vampiros, e Rei Gelado, antes conhecido como Simon Petrikov, um bondoso antiquário diferente do que se tornou.

Exibido atualmente no bloco HAHAHA, do Cartoon Network, do qual engloba ainda O Incrível Mundo de Gumball, MAD e Apenas um Show, todos claramente voltados para comédia, diferente de Hora de Aventura, que apesar das ocasionais situações engraçadas está distante de pertencer ao gênero cômico, estando mais próximo de ser como o próprio nome da série diz, aventura e ainda dramática, sendo uma mistura muito bem elaborada que faz jus a consolidação do sucesso em cinco temporadas até agora.

A HISTÓRIA

Inicialmente,A Hora de Aventura foi produzido para Nickelodeon, principal rival da Cartoon Network, baseada num curta homônimo que fazia parte do projeto de novas animações intitulado Randon! Cartoons de autoria da Federator Studios, responsável por elaboração de desenhos como Os Padrinhos Mágicos e Fanboy & Chum Chum.

Como não existiu interesse do canal para desenvolvimento da série o episódio piloto terminou exibido na internet, onde virou um dos vídeos mais vistos nos Estados Unidos, ganhando repercussão. Devido ao repentino sucesso a Cartoon Network acabou adquirindo os direitos sobre a animação para produzi-la.

A estreia aconteceu em meados de 2010 através do episódio "Pânico na Festa do Pijama" no qual já apresentada as características que fariam parte da identidade do desenho, um futuro alternativo sem seres humanos, dominados por animais e criaturas falantes, incluindo zumbis.



A MISTERIOSA TERRA DE OOO

Pouco se sabe sobre a verdadeira formação da Terra de OOO e dos seus habitantes. Uma das possíveis teorias (acredito ser uma das mais plausíveis) é que "A Grande Guerra dos Cogumelos" foi provocada por uma invasão de criaturas de outras dimensões, a série já mostrou diversas vezes a pluridimensionalidade passando pelo que seria o inferno configurada através da Terra dos Mortos e da Noitosfera, até mesmo indo parar no planeta Marte governado pelo rei de lá, na verdade é o ex-presidente americano Abraham Lincoln.

No desenvolvimento do desenho quase inexiste informações do predomínio humano a não ser pequenos utensílios encontrados como antigas televisões, bicicletas, computadores, esqueletos e raros destroços de armas e edificações porque praticamente o lugar foi tomado pela vegetação, surgindo dessa forma florestas, bosques, pântanos além dos desertos e demais reinos como o do fogo e o gelado, preservando as características que dão nome aos reinados, vulcões para o Reino do Fogo e gelo no Reino Gelado além dos doces no Reino Doce.

A Terra de OOO ainda apresenta diversos tipos de princesas, curiosamente muitas sem mesmo um reino para governar ou parentes vivos, que são na maioria das oportunidades perseguidas por vilões, quase sempre pelo amargurado Rei Gelado (ele não é bem um vilão), recorrendo a Finn e Jake ajuda devido o fato deles serem os maiores heróis de OOO vivos. Ainda há outros tipos de personagens que fazem parte da realeza a exemplo de reis, duques e condes, mas de participações discretas.

O misticismo faz parte de OOO, inúmeros episódios retratam esse aspecto, incluindo o da terceira temporada "Morituri te Salutamus" (traduzindo, "nós que vamos morrer vos saudamos"), clara referência à época dos gladiadores romanos, representada por uma versão mágica do Coliseu habitada pelo estranho Rei da Luta revelando a existência de guerreiros fantasmas mortos na arena de batalha por seus próprios companheiros. Controlados pelo maligno anfitrião dando entender que melhores amigos terminavam se matando.

A geografia dessa terra dá sinais de ser irregular, talvez efeito das bombas nucleares lançadas durante a grande guerra apocalíptica, onde pode ser notado a proximidade de elementos distintos como terrenos áridos e glaciais, escondendo alguns tesouros seja moedas de ouro ou artefatos místicos, parte deles com grande força psíquica o que termina reforçando da tese da invasão de criaturas pertencentes a universos paralelos, quem sabe de um plano mágico, desencadeado assim "A Grande Guerra dos Cogumelos", uma possível retaliação a essa invasão.

A GUERRA DOS COGUMELOS


De acordo com o programa, mil anos atrás, a Guerra dos cogumelos teve lugar, e especula-se que o "cogumelo" refere-se às nuvens de cogumelo feitas por explosão de bombas nucleares. Desde então, a vida começou de novo, e uma mutação causou uma variedade de novas criaturas. Em quase todos os episódios, a referência à nosso já falecida civilização.

Edifícios destruídos, carros e similares estão geralmente parcialmente enterrados em um monte de lixo. Na intro de A Hora de Aventura, bombas nucleares e peças detonadas de tecnologia estão espalhados em um terreno baldio.


No episódio "The Linch", o grupo viaja ao longo de um corpo de água seguindo " Linch " para seu covil , onde ele parece usar resíduos tóxicos (possivelmente da guerra nuclear) para abastecer o seu poder. Seu esconderijo é em uma estação de metrô destruído, e ao entrar Finn e Jake são atacados por esqueletos possuíndo roupagem moderna, como se as pessoas morreram em um atentado à espera de seu trem. Na superfície, os tanques e bombas que não explodiram ainda podem ser vistos. No episódio "Susan Strong", a vida da espécie Hyoomen na cidade subterrânea abandonada, onde os seres humanos podem ter tentado viver depois da guerra antes de morrer ou sofrer mutação. É mencionado várias vezes na série que Finn é o último humano, ou que os humanos não têm sido vistos por um longo tempo . Marceline e o Rei Gelado são especulados como sendo sobreviventes da Guerra de fungos por causa de sua idade.

O APOCALIPSE

Ao longo das temporadas indiretamente sempre foi dito que os humanos tinham sido extintos por uma catástrofe, quem sabe ligada ao Enchiridion, apresentado como livro dos heróis, por sua vez relacionada a coroa do Rei Gelado, essa enlouquecendo qualquer ser que a usá-la, e pelo o maior vilão da série, o Linch (na versão original dublado pelo ator Ron Perlman, o Hellboy), espírito de um maligno feiticeiro mestre nas artes negras que pode ter desencadeado o fim do mundo assim como aberto o portal para outras dimensões.


Até hoje não teve um episódio específico explicando as origens do apocalipse, quase todas as informações são expostas em trechos muitas vezes imperceptíveis num primeiro olhar, revelando a necessidade de prestar atenção nos curtos onze minutos de duração a cada novo capítulo. As exceções ficaram por conta da passagens acompanhadas em "Segredos de Holly Jolly - Parte II", "Eu me Lembro de Você" e "Simon e Marcy", narrando acontecimentos no passado durante o período da tragédia na visão do Rei Gelado (ainda humano) e Marceline.

Uma das chaves para tentar desvendar o mistério sobre o fim do mundo, é isso que está dando entender, esteja envolvido pelo passado secreto de Simon Petrikov (Rei Gelado) devido desde que ele passou a ter em posse tal coroa a Terra começou sofrer alterações e nisso sucederam vários acontecimentos, incluindo sua eminente destruição, o período pós-apocalíptico e o surgimento de novos serem que passaram a dominá-la, de início seres humanos transformados supostamente pela radiação das ogivas nucleares.

O ar pesado e de certa maneira sombrio desse lado da história da formação da Terra de OOO é constantemente amenizado seja pela pouca profundidade dada ou por outros contos de maior destaque na série, lembrando serem todos pano de fundo para uma história mais complexa, até porque normalmente não há continuidade de uma episódio para o outro, somente fragmentos de acontecimentos e revelações, como um imenso quebra-cabeças ainda em formação, entretanto, reforçando a ideia que o final do programa deve estar próximo.

Pode soar precipitado afirmar da possível aproximação do encerramento das incríveis aventuras de Finn e Jake, contudo, a própria animação dá entender isso. Durante a primeira temporada era apresentado a ambientação e construção dos personagens, a segunda e terceira da criação do misterioso passado da Terra de OOO e a vinda do cruel vilão Linch, atacando os moradores do Reino Doce, enquanto as partes quatro e início da quinta forçam a entender que as peças até então discretamente lançadas começarem a se juntar iniciando um único desfecho.

ENCHIRIDION, O ELO PERDIDO

A animação Hora de Aventura demonstra claros sinais de possuir elementos inspirados junto as obras de J.R.R. Tolkien e sua vastidão no quesito fantasia e como esperado neste ponto tendo alguns artefatos de grande fonte de poder capazes de mudar o destino do mundo, dessa maneira surge em cena o manuscrito Enchiridion.


O livro seria a resposta para maioria das dúvidas no qual gira o mistério de OOO, nele estão uma série de feitiços que sugere a expansão de novas dimensões até aquele momento desconhecidas, no entanto, numa situação ainda não revelada algo acontece e as pessoas incumbidas nas tentativas de desvendar esse segredo acabam amaldiçoadas, entre elas Simon.

Simon Petrikov tendo em mãos a coroa que originaria mais tarde o Rei Gelado passa ter terríveis previsões sobre a tragédia pagando um alto preço para se manter a salvo inclusive sua sanidade e seu grande amor.

SIMON E MARCY


Um dos melhores episódios até hoje da animação sem dúvida alguma foi "Simon & Marcy" por fazer paralelo com o passado de Marceline e do Rei Gelado no período que a humanidade ruiu começando então a aparição de novas criaturas no lugar dos seres humanos, de início deformadas, numa época devastada pelos mísseis nucleares. Simon, já sofrendo transformações devido uso constante da coroa, era o único protetor da jovem vampira, ainda criança, em meio a destruição onde aparentemente só havia restado eles.

O capítulo quatorze da quinta temporada transcorre quarto anos após "A Grande Guerra dos Cogumelos", narrado por Marceline, já que o Rei Gelado não recorda desse tempo porque a coroa terminou roubando a sanidade apagando da memória quem ele era antes, a destruição do mundo e as pessoas que fizeram parte da sua vida; esse aspecto mostra que a loucura do rei é justificada e que sua busca por princesas tem fundamento decorrente a perda da noiva, Betty, e da solidão ao longo dos séculos.

Diferente do que é normalmente mostrado na série esse episódio conta em detalhes a luta pela sobrevivência de Simon, naquela circunstância com 47 anos e não mais 23, quando encontrou a coroa na Escandinávia, e de Marceline, 7 anos, numa terra devastada e sem algum sinal de melhoras ou ajuda. O ambiente retrata cidades desertas na qual escondem multantes asquerosos, pouco parecido dentre as devidas proporções e através do cenário criado, com o clima pós-apocalíptico de The Walking Dead.

Algumas perguntas anteriores são respondidas entre elas a profundidade da relação vivida por Simon e Marceline onde ele termina suprindo a necessidade de pai por parte da garota e ela também desempenhando um papel fundamental na história do futuro rei do gelo no qual é dito que "Gunter", nome dado pelo rei aos seus pinguins no tempo atual que a trama se desenvolve, em especial a um considerado o ser mais malvado de todos, segundo Hunson Abadeer, pai de Merceline e senhor absoluto da Noitofera, pode ser na verdade referência a outro apelido de Marcy.

Uma passagem com grande carga emocional, tornando até mesmo a assimilação por parte de quem tenha mais idade complexa, transmitindo a ideia que é possível após acontecimentos catastróficos existir esperança do surgimento de bons sentimentos incluindo amizades inusitadas. É um dos melhores, talvez até aqui possar ser o melhor dos episódios, graças a ousadia em não mascarar fatos tão importantes para entendimento do enredo geral, abrindo espaço para fortes acontecimentos ligados ao desenrolar da história.

MARCY E AS LEMBRANÇAS


A única personagem que se lembra de toda transformação sofrida pela Terra de OOO é Marceline. Ela sobreviveu, ainda sem explicação de como ficou sozinha antes de ser encontrada por Simon, a guerra nuclear, viu o surgimento das novas espécies predominantes, a ascensão dos reinos que foram sendo criadas ao longo do tempo e as novas dimensões.

Durante esse processo, por enquanto implícito,  passou por grandes desilusões envolvendo o pai, o próprio Rei Gelado e um antigo namorado que terminou desfazendo de seu ursinho de pelúcia, Hambo, dado a ela por Simon Petrikov quando a encontrou chorando junto a destroços de uma cidade fantasma.

A inusitada amizade dela com Rei Gelado foi somente revelada já perto da conclusão da quarta temporada também trazendo à tona todo carinho que ambos tinham um pelo outro, esquecida através do tempo.

O MISTÉRIO DO CARACOL


O Caracol é um personagem secundário na Adventure Time que regularmente faz aparições, atualmente possuído pelo Lynch, suas aparições são um mistério.

Antes, o Caracol era apenas uma piada, até que Linch o possui, arregalando seus olhos e fazendo com que suas grandes pupilas verdes se tornem evidentes.

Este Caracol aparece em absolutamente todos os episódios, com a exceção do Problemas no Espaço Irregular:













Para ver mais imagens do Caracol,clique AQUI

CREEPYPASTA

Conheça agora, a creepypasta de A Hora de Aventura:


Todos vocês já devem ter ouvido falar do novo desenho do
Cartoon Network, chamado "Hora de Aventura". E todos vocês
provavelmente já viram a estreia... ou pelo menos acham que viram.

Eu estava acordado na sala, eram cerca de 3:30 da manhã, e eu estava assistindo a TBS. Estava passando de canais procurando algo bom pra assistir, até que me deparei com um novo episódio de "Hora de Aventura", chamado "Socrates Wish". Nisso, coloquei no Cartoon Network, e a introdução do show já estava terminando. Encostei-me a minha poltrona, esperando para assistir o mais novo episódio da série. O que vi foi extremamente desagradável. O episódio começou no Reino Doce, com Finn e Jake correndo para as portas principais do castelo.

Eles empurraram a porta violentamente, e eu vi que a cabeça do Mordomo havia sido mordida por algum tipo de dragão que estava ao seu lado. O sangue esguichava do pescoço de PB, e o dragão olhou para Finn e Jake. Rapidamente, o dragão em questão voou para longe.

A dupla andou pelo castelo, se deparando com todos os tipos de cidadãos do Reino Doce mortos, ou apenas sentados, sorrindo ameaçadoramente.

Eles passaram ao lado de Cinnamon Bun, que estava sentado e sorridente, quando de repente, ele agarra a perna de Jake. Finn tentou jogá-lo para longe, mas não conseguiu. Jake, então, ficou completamente marrom, e alguns barulhos de esmagamento podiam ser ouvidos, enquanto ele caia no chão duro como uma pedra. Depois de alguns segundos encarando o corpo de Jake, Finn, cauteloso, continuou a andar pelo castelo.

Ele chegou à parte principal do palácio. Princesa Jujuba podia ser vista sentada em seu trono.

"Oh, Finn, obrigado por ter vindo! Todos os meus cidadãos se transformaram em zumbis!"
Eu mal pude entender isto, devido ao fato de que o áudio estava um pouco distorcido.

"Sem problemas, princesa. Mas acabei perdendo Jake no caminho pra cá... Alguma chance de você ajudá-lo?". O áudio se distorce novamente.

"Finn, não podemos ajudar as pessoas no Japão, podemos?".

Finn se aproximou. "No Japão, mas o que--". De repente, o trono gira rapidamente, revelando outro trono por trás dele. Nele, estava a Princessa Jujuba, toda esverdeada e com metade de seu corpo faltando. Tudo o que restava eram os ossos. Ela pulou em direção ao Finn, mordendo violentamente sua cabeça. Muito sangue escorre de sua ferida, até que Finn cai, morto.

Uma musica estranha de violino (parecia com a musica de abertura do desenho, só que mais lenta) começou a tocar enquanto alguns zumbis carregavam os cadáveres de Jake e Finn pra fora do castelo. Eles atiraram-os do penhasco, e em seguida, comemoraram. De repente, eles voltaram ao normal, mas pararam segundos depois e fixaram para o penhasco, sem se moverem. A cena abruptamente muda para preto, e então um texto branco aparece, mostrando o seguinte:

"ESTE EPISÓDIO DE HORA DE AVENTURA FOI RETIRADO DO AR PELO GOVERNO DEVIDO AO SEU CONTEÚDO IMPROPRIO. VOLTAREMOS EM INSTANTES COM NOSSA PROGRAMAÇÃO DO CARTOON NETWORK. SENTIMOS MUITO PELO TRANSTORNO."

Foi uma experiência traumática, com certeza. Demorei muito tempo pra conseguir pegar no sono, apenas para ser acordado pela minha mãe logo em seguida: era meu primeiro dia de volta as aulas.




24 comentários:

  1. A aventura vai começar...kkk
    hora de aventura é meu desenho favorito. E oq mais me chama atenção é que como ele é simples e complexo ao mesmo tempo... Acho esse desenho revolucionário, junto com regular show...
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma forma nova de fazer desenhos, que chama atenção de crianças e adultos. Na minha época, desenho estranho era Coragem, o cão covarde HAHA!

      Excluir
    2. Coragem tbm é uns dos meus favoritos, apesar dele me traumatizar alguns vezes... Kkk

      Excluir
    3. coragem o cão covarde era o mito *-* gosto ate hj rsrs

      Excluir
  2. onde encontro o episodio Sorates Wish ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como trata-se apenas de uma Creepypasta, é muito provável que não exista de verdade.
      Abç

      Metzger

      Excluir
    2. Esse episódio nunca existiu, na verdade, é uma fanfic escrita por um fã.

      Excluir
    3. Socrats wish é esctrita por um fã,nunca passaria um episódio de hora de aventura as 3:30 da manhã,e a foto do finn e do jake em esqueleto é cortada,na verdade é o episódio "morte em botão"que eles matam a flor da princesa jujuba e eles vão até a morte pra conseguir que a flor viva de novo.

      Excluir
  3. Se vocês pararem pra analisar também, na introdução , no min 02:00, uma braço, com o que parece ser, marcas de sangue, surge de dentro da árvore!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PUTA MERDA! Eu não tinha reparado!

      Pra quem quiser ver: http://i.imgur.com/EGsbMWd.png

      Valeu pela dica, Nath!

      Excluir
  4. Oi, eu de novo, hue! Queria avisar que percebi outra coisa na árvore, um colar rosa com uma pedra brilhante.. Não sei se é importante, mas taí! http://prntscr.com/3qhuwq

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cê tem um olho, que pelamor, hein. Nunca que eu ia reparar nessas coisas HAHA!

      O que poderá ser? Hmmm...

      Excluir
    2. n e aquele q ela usa pra se comunicar com o finn?

      Excluir
  5. kkkkkkkkkkkkkk, Bom sei lá, mas se não me engano, a Princesa Jujuba tem um igual, eu acho!

    ResponderExcluir
  6. Ta bom''Hora de Aventura'' tem algumas coisas estranha e subliminares mas e daí!E qual problema em ter misticismo e qual o problema a terra do ooo ser o nosso mundo depois de uma guerra,na verdade a terra do ooo é um lugar muito melhor do que onde vivemos,pelo menos a terra do ooo não pedofilos nem drogados ou autoridades q são para proteger os cidadãos e no fim acabam nos afrontando.O criador de ''Hora de Aventura'' esta totalmente certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Princesa Jujuba é uma rainha controladora e autoritária! Desculpe por mostrar a verdade para você!

      Excluir
  7. Gosto muito desse desenho agora que descobri a verdade por que eu achava o desenho esquisito agora que eu sei a verdade e estou sla chocada!!

    ResponderExcluir
  8. Gosto do desenho mas sempre achei ele meio estranho!!! Agora eu entendo.

    ResponderExcluir
  9. Gosto do desenho mas sempre achei ele meio estranho!!! Agora eu entendo.

    ResponderExcluir
  10. Fazem ai uma atualização até a 8 temporada para entendermos melhor agora é estranho o desenho é tem tantos animes japonês massa por ai e fazem esses desenhos distorcidos para mim desenhos assim é para adolescentes e adultos e não crianças

    ResponderExcluir