quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Creepypasta - As previsões no jogo Fallout 3



Se você pensa que lendas dos games é coisa só de consoles antigos, está muito enganado. Um exemplo é essa lenda sobre um jogo da geração actual, lançado em 2008. E como todo jogo moderno, Fallout 3 é mais um aluno da "escola GTA", ou seja, nele você pode andar para onde quiser, fazendo o que lhe der na telha.

Essa liberdade toda originou uma lenda, no mínimo, inquietante: seu herói possui um aparelho de comunicação chamado Pip-Boy, e com ele você pode sintonizar várias rádios espalhadas pela cidade (ou o que restou dela, já que o jogo se passa após uma guerra nuclear entre Estados Unidos e China). Uma das rádios mais legais para se ouvir em Fallout 3 é a GNR (Galaxy News Radio), graças às suas músicas animadas e ao seu engraçado DJ, Three Dog, um típico "nigga". Inclusive, uma das missões é ajudar Three Dog a ampliar o sinal de sua rádio, instalando uma antena num local bem alto.


Este é o Pip-Boy, aparelho que deu origem à lenda.
Mas, devido à liberdade do jogo, você pode decidir por não ajudá-lo. Pode, inclusive, matá-lo. E é aí que a coisa começa a ficar estranha: ele é substituído por Margaret, que aparenta não gostar nem um pouco de seu novo ofício. A lenda começa falando que, num certo momento, Margaret decide "chutar o balde" e a GNR passa a deixar de transmitir, quando você a sintoniza só ouvirá estática... por algum tempo! De tempos em tempos, a rádio volta a transmitir, e com a voz do falecido Three Dog! Só que aqui, ao invés de gírias, o DJ passa a dizer apenas uma sequência de números, que é seguida por alguns toques de código morse.

Isso significa que a GNR se torna uma "number radio", algo que chegou a existir (e segundo algumas pessoas ainda existe). As rádios numéricas, segundo informações, foram muito utilizadas durante as duas Guerras Mundiais e durante a Guerra Fria, com o objetivo de transmitir informações em código para espiões e agentes infiltrados. O estranho é uma number radio transmitindo código morse, afinal até uma criança pode decodificar uma mensagem assim (estudei com uns carinhas que usavam código morse para passar cola nas provas!). E devido a essa facilidade, as pessoas que afirmavam ouvir as transmissões numéricas da GNR começaram a decodificar as mensagens.

As frases aparentemente não faziam sentido, porém a coisa começou a ficar séria quando um dos jogadores decodificou a mensagem abaixo:

"1-2-0-5-5-2-8-2-0-1-0. Que papo é esse? Sentiremos sua falta."

A mensagem tem uma coincidência enorme com a morte do ator Gary Coleman (pra quem não sabe, era o menino do seriado Arnold, aquele mesmo que passava até bem pouco tempo no SBT!). Gary morreu às 12:05 do dia 28/05/2010, ou seja, se você colocar a data no formato americano (mês-dia-ano), a sequência numérica é exatamente hora e dia da morte do ator, junto a uma mensagem de pêsames. Detalhe: Gary morreu DOIS ANOS APÓS O LANÇAMENTO DO JOGO!

Gary Coleman (1968 - 2010), ator cuja morte teria sido prevista em Fallout 3
Ao descobrir isso, o tal jogador foi atrás de mais coincidências. Achou isso:

"9-4-5-4-2-0-2-0-1-0. Acidente no golfo, muitos mortos. Derramamento de óleo aparentemente evitado"

A data aqui é 20/04/2010, exatamente o dia em que a plataforma petrolífera Deepwater Horizon explodiu no Golfo do México, matando 11 operários e causando um dos maiores desastres ambientais da história. E o mais interessante é que, no dia do acidente, a empresa dona da plataforma não admitia o vazamento, exatamente o que diz a mensagem no jogo, que novamente parecia se antecipar em dois anos ao fato.

A plataforma em chamas dias antes de afundar, outra "profecia" de Fallout 3 que se mostrou "verdadeira"
O jogador decidiu publicar sua descoberta no fórum oficial da FalloutWiki, e logo outros jogadores começaram a reportar novas mensagens. Descobriu-se, inclusive, que não havia ali só premonições do futuro, mas também referências a fatos do passado, como por exemplo:

"2-2-1-6-4-1-8-1-8-6-5. Ele está morto e a culpa provavelmente cairá sobre aquele ator, Booth. É melhor que Johnson não me coloque fora do pagamento."

A referência aqui é ao assassinato do presidente americano Abraham Lincoln, que foi morto por John Wilkes Booth (que era ator) em 18/04/1865. O texto dá a entender que Booth foi um bode expiatório e a culpa era de outra pessoa, hipótese que é defendida pela galera das "teorias da conspiração". Outro fato interessante aqui é que o sucessor de Lincoln na presidência foi o seu vice, Andrew Johnson. Será?

Segundo o game, a morte de Lincoln teria sido bem diferente do que aparece nos livros de História...

Com isso, começaram a pipocar na FalloutWiki várias mensagens decodificadas que aparentemente eram transmitidas na GNR. Eis aqui algumas, já com as datas "traduzidas":

  • 19/03/2014, 4:02 - A Rainha morreu hoje. O mundo lamenta, em dias como este, todos nós somos britânicos.


  • 24/12/2022, 4:16 - Você assistiu meu vídeo no Youtube? Eu me filmei chutando as bolas de vagabundos.


  • 27/02/2023, 21:33 - Eu não acredito que a Britney ganhou um Oscar!
Elizabeth II morta? Britney Spears ganhando um Oscar? Segundo Fallout 3, é assim que vai ser!

A mensagem mais inquietante, no entanto, é a que tem a data mais adiantada:


06/07/2027, 1:27 - Eu não acredito que eles finalmente conseguiram. Nada mais resta. Eles foram avisados, mas continuaram a violar os limites da ciência. O som. Eu não aguento mais o som. E a luz, meu Deus! O Universo está lentamente se torcendo ao nosso redor. Eu não vou esperar pela morte. Eu tenho uma pistola no sótão.

Talvez seja interessante destacar que a última data de algumas mensagens é 1:27, 6 de Julho, 2027.

A fama das mensagens crescia mais e mais, até que um dia a moderação da FallotWiki passou o cerol: apagou todos os tópicos que falavam do assunto, baniu seus criadores e colocou um filtro que até hoje impede qualquer um de postar algo relacionado ao assunto. Será que os programadores sabem de algo e esconderam isso no meio do jogo? Será que alguém está tentando impedir o mundo de saber sobre uma experiência que pode acabar com todo o Universo? E, o mais importante, será que Britney Spears ganhará um Oscar no futuro?

7 comentários:

  1. Cara,eu até anotei o da morte da rainha,já que foi dito acontecer no ano atual. Se for verdade vou começar a jogar essa coisa só pra receber as mensagens 'o' vai que a grana gasta seja pra descobrir alguma doença não identificada na rainha né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então! Coloquei essa Creepy aqui porque daqui a pouquinho nós teremos certeza de que é ou não real HAHA!

      Abç
      Metzger

      Excluir
  2. ISSO É MENTIRA A RAINHA N MORREU HJ... ENTÃO A BRITNEY N VAI GANHAR O OSCAR!!! E O MUNDO N VAI ACABAR EM 2027!! ESSA HISTORIA É DIFAMADORA!!!
    PS: n estou falando nada mal do blog,( eu ADORO esse blog, é o melhor que já li pq tem mais comprovações tipo videos e fotos, e n so historinhas cliches) mas to falanDo que essa historia do fallout e dDIFAMADORA!!! eu apostei com meu colega que a rainha ia morrer!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, dsculpa acho que falei demais, antes da hora... tipo, se estou certo, de acordo com o fuso horario, quando em londres for 4:02, aqui vai ser 1:02 da manha... dsculpa ae, confundi com 4:02 da tarde...Mas se ela n morrer de madrugada, considerem meu comentario acima :)
      Dono(a) do blog, pfv, n remova meus comentarios, n to fazendo graça... mas é que depois de comentar isso, eu li o post de novo... e percebi meu erro e quis me retratar :)
      Então, depois das 1, se ela n morrer, considerem apenas meu comentario ali /\
      |

      Vou parar de comentar merda aqui, dsculpa

      Excluir
    2. João, você fez minha noite, cara. Tu não sabe o quanto eu ri do comentário de cima, pqp HAHAHAHAHA!

      Mas falando sério agora: você não deve acreditar em Creepypastas, geralmente são histórias inventadas só pra assustar. Não há nenhuma comprovação de que essa ou outras creepypastas sejam reais, inclusive, se você procurar mais afundo, vai achar apenas essa história, algumas vezes com datas ou informações modificadas, mas essencialmente semelhantes.

      Agora eu fiquei curiosa.. o que você apostou? HAHA!

      Abç!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ela morreu e foi substituída pelo seu 19° clone retirado das profundezas do calabouço da palacio de Bunkran

      Excluir