quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Quarta do Terror - Possessão



Ficha Técnica:
Direção: Ole Bornedal
Ano: 2012
País: EUA
Duração: 92 minutos
Titulo Original: The Possession


Sinopse:
Clyde e Stephanie Brenek estão separados, mas conseguem se relacionar para o bem das duas filhas do casal. Quando ele compra uma casa nova, sua filha mais nova Emily o convence a comprar algumas coisas de uma venda de fundo de garagem, entre elas, uma caixa de madeira muito bem trabalhada e ao mesmo tempo misteriosa, que não se pode abrir. Encantada pelo artefato, a jovem descobre como se abre, passa a ouvir vozes e, em seguida, estranhos acontecimentos começam a acontecer na casa. Desconfiado do comportamento da caçula, totalmente diferente, ele conversa com a ex que não dá ouvidos e eles começam uma nova crise. Quando a mãe se dá conta de que ele falava a verdade, já é tarde demais, pois a jovem está possuída por um espírito do mal, que se alimenta de seus hospedeiros. Começa então uma corrida contra o tempo para salvá-la e um exorcismo pode ser a solução.


Elenco:
O pai do Dean e do Sam do Sobrenatural, Brenda Leigh Johnson do Divisão Criminal, as filhas chatas, um monte de judeu, um Kapiroto pedófilo.

Crítica:
Hoje em dia, fazer um filme com a temática "possessão" ou "exorcismo" que seja inovador é uma missão praticamente impossível. Qualquer filme do gênero sempre ficará à sombra de clássicos como O Exorcista, que é considerado como um divisor de águas para o terror da 7ª arte. Manter o alto nível da produção e o interesse do público também é difícil. Porém, Possessão conseguiu algo que a maioria dos filmes de terror atuais não conseguem: admitir que não tem como superar os clássicos, e não se esforçar para surpreender, a ponto de deixar o filme maçante e apelativo, e isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Afinal, quantos filmes com grande potencial vimos serem jogados fora por causa de uma tentativa falha de renovação? E quantos filmes caíram no esquecimento por manterem sempre aquela "receita" típica de filmes de possessão?


Possessão é um filme sem grandes mudanças, com suspense e terror suficientes para entreter o espectador. A fotografia, além dos ótimos efeitos especiais, garantem cenas "bonitas" e interessantes, além de manter o clima tenso quando preciso for. Sobre a história, as caixas dibbuk fazem parte do folclore judaico, e servem para prender espíritos humanos que, devido aos seus pecados pregressos, vagueia incansavelmente até que encontre refúgio no corpo de uma pessoa viva. A parte de "baseado em uma história real" pode ser melhor entendida neste post AQUI.

Possessão não é surpreendente, mas está longe de ser um filme ruim. Vale a pena assistir.


Nota:


Assista:
Clique AQUI, depois em Assistir e escolha a primeira opção (VK).

Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário