sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Flash de luz misterioso transforma noite em dia na Russia


Moradores de Sverdlovsk entraram em pânico depois que uma luz amarela muito forte cruzou os céus da cidade russa na noite de 14 de novembro de 2014. Cientistas e autoridades locais ainda não sabem o que causou o enorme clarão de luz, que transformou a noite em dia. Teorias incluem exercícios militares (não há bases militares na área), uma explosão em uma fábrica (ninguém relatou um incêndio ou evento catastrófico), queda de um meteoro (astrônomos russos desconsideram essa hipótese por causa da cor), ou até uma explosão de um UFO.

O flash de luz ocorreu por volta das 18:39 em 14 de novembro e durou cerca de 11 segundos, enquanto engolia boa parte do céu noturno. A luz parece ter se originado na região de Sverdlovsk da Rússia nos Urais. Embora o evento tenha sido testemunhado por muitos espectadores, ainda não há explicação para o que parece ser uma explosão bastante maciça.

A assessoria de imprensa militar russa disse aos jornalistas que haviam exercícios militares em andamento naquele dia, e inclusive provou que haviam unidades militares baseadas na área.

Serviços de emergência regionais não relataram acidentes ou incêndios na área também. Testemunhas apontaram que nenhum som de explosão foi ouvida durante o flash de luz.

Os astrônomos dizem que a cor do flash torna improvável que fosse um meteoro. Além disso, os meteorologistas dizem que, de acordo com seus sistemas de radar, nada caiu do céu no dia do flash.

É digno de nota que não foram encontrados destroços ou relatos de uma missão de recuperação até agora e o mais recente lançamento da Agência Espacial Federal Russa ocorreu no dia 29 de outubro, sem lançamentos planejados até 24 de novembro.

Veja um compilado com filmagens de pessoas que presenciaram o fenômeno:


Já já vou abrir um Marcador no blog só para a Russia..

6 comentários: