sábado, 13 de dezembro de 2014

As imagens mais estranhas capturadas em Marte


Ossos, bolas, répteis e até rostos já foram "vistos" nas fotos da superfície de Marte tiradas pela sonda Curiosity. A NASA, responsável por publicar essas fotos em seu site afirmam tratarem-se apenas de formações rochosas naturais.


Aparentemente essa situação desagradou a NASA, já que um grupo de pesquisadores, ao olhar para o "antes e depois" das fotos, descobriu que eles vem acobertando algumas dessas imagens, "limpando" não só fotos como vídeos no photoshop. A NASA explicou que em alguns casos, as imperfeições da câmera devem ser corrigidas utilizando softwares - como o Photoshop.

Ainda assim, apesar da manipulação comprovada das fotografias de Marte, pesquisadores perspicaz continuam a encontrar anomalias incomuns nas fotografias da superfície marciana e a se perguntar: "Você alguma vez na sua vida já viu uma formação rochosa natural que se parece com isso aqui na Terra?"

Abaixo, confira uma pequena coleção dessas estranhas imagens capturadas em Marte:

1. O fêmur


Semelhante ao osso da coxa dos seres humanos, este estranho objeto foi dito pela NASA como sendo uma "pedra brilhante" que  havia sido esculpida pela erosão (vento ou água). Outros, contudo, apontam que a possibilidade de uma erosão ter esculpido uma de formato tão bizarro é praticamente impossível. O fêmur foi fotografado em agosto de 2014.

2. O roedor de Marte


Parecido com um rato ou um esquilo amocado, o roedor de Marte foi capturado em filme pela sonda Curiosity em setembro de 2012, e gerou um grande interesse na internet, depois que um espectador notou que as características - olhos, nariz, orelhas, bochechas e pernas - da fofa criaturinha eram facilmente discerníveis.

3. O lagarto


A NASA rebola até hoje para tentar explicar como uma rocha pode ter o formato e as características tão claras de um lagarto. Isso inclui uma longa e fina cauda, que aparentemente seria impossível de ser formada pela erosão natural. O objeto teria sido descoberto por um pesquisador japonês em março de 2013 e parece mostrar uma cauda, quatro pernas, e outras características óbvias de um lagarto.

4. A mulher congelada


Fotografado pela sonda Spirit da NASA, esta mulher congelada no cimo de uma rocha faz muitos se questionarem se a chuva de fogo sobre Sodoma e Gomorra não aconteceu em Marte. A foto parece muito com uma figura feminina com um braço estendido. A imagem foi enviada de volta para a Terra pela sonds Spirit em 2008.

5. A iguana


A Iguana foi descoberta por um entusiasta perspicaz em 06 de novembro de 2013 em fotos tiradas pela sonda Curiosity. Sobre a foto, nem há o que se falar, é evidente a semelhança com uma iguana. A NASA foi informada da constatação, mas recusou-se a enviar a sonda até o local para mais investigações. Na época, alguns começaram a se perguntar se NASA propositadamente implantou formas de vida em Marte.

6. A bola


Com o formato perfeito de uma esfera, a bola foi descoberta no final de 2014 pela sonda Curiosity em um afloramento rochoso. O objeto perfeitamente redondo fica no topo de uma rocha plana e se parece com uma bala de canhão suja e enferrujada. NASA explicou-a como "concreção".

7. O totem marciano


Talvez não trate-se de um totem (ou um semáforo de trânsito), mas certamente não há qualquer formação natural comparável a ele na Terra.

8. Jelly Donut


A "rosquinha de geléia" não é conhecida por sua aparência incomum, mas sim pelo fato de ter se "materializado" enquanto a sonda Opportunity não estava olhando.

9. Crânios




Vários exemplos de crânios, tanto humana como animal, supostamente foram encontrados na superfície marciana. Abaixo estão alguns exemplos notáveis.

10. O rosto de Marte


Não podemos esquecer do mais antigo de todas. Tirada em 1976 pela sonda Viking 1, a foto acima mostra um rosto completo, com olhos, nariz e boca. A NASA explicou que tratava-se de uma formação rochosa.


Pareidolia, a NASA encobrindo uma missão destinada a semear um planeta com vida nova, ou evidência de uma civilização em Marte, que há muito que desapareceu?

6 comentários:

  1. Talvez sejam restos de uma civilização que n existe mais. O que vc acha sobre isso TIa Metzger?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil dizer.. acho que é muita coincidência e não sei se uma erosão natural pode transformar uma simples rocha em uma fodendo iguana HAHA!

      Excluir
  2. Nossa, tudo é pareidolia neçaporra? Coé NASA, tem desculpinha melhor não? ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!

      NASA, ceis pelo menos tão tentando???

      Excluir
  3. Acho que foi recentemente que saiu um boato de uma foto, onde apareciam 3 "pessoas" em marte... Bem, achei as imagens bem lokinhas, mas as única mais verídicas foram as dos crânios, a do rosto e a da iguana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foto eu não vi, vou procurar saber :3

      Não se pode duvidar de que há alguns casos que podem se tratar realmente de pareidolia, mas francamente, acho pouco provável que a "erosão natural" das rochas tenha feito uma bola perfeitamente redonda, por exemplo..

      Excluir