sábado, 13 de dezembro de 2014

Criptozoologia - O Monstro marinho de Hook Island


O Monstro marinho de Hook Island foi uma misteriosa criatura fotografada em Hook Island, uma das ilhas que formam o arquipélago Whitsunday Islands em Queensland, Austrália por um casal em 1964.

Robert Le Serrec e sua esposa, acompanhados de mais dois amigos, Henk e Jong, estavam atravessando Stoneheaven Bay a bordo de um pequeno bote, quando a mulher percebeu uma estranha movimentação na superfície da clara água da lagoa. Os quatro amigos se aproximaram e depararam-se com uma estranha criatura, semelhante a um girino, estimado a ter quase 10 metros, há poucos centímetros abaixo da água. Eles tiraram inúmeras fotos da criatura, enquanto lentamente se aproximavam da mesma.
Le Serrec finalmente tomou coragem, e seguido por seu amigo Jong, mergulhou próximo ao monstro marinho, e notaram que a criatura era muito maior do que se imaginava, chegando a ter quase 25 metros. Como a criatura parecia não se mover, Le Serrec supôs que tratava-se apenas de uma carcaça, mas assim que resolveu filmá-lo, o monstro abriu sua gigantesca boca e começou a se movimentar. Le Serrec e Jong voltaram rapidamente para o barco, mas assim que subiram, a criatura havia ido embora.


Uma grande ferida pálida era visível no lado direito da cauda do animal, e sugeriu-se que esta ferida (talvez causada por hélice de um navio) tinha obrigado a criatura a buscar refúgio na baia rasa. Os olhos, localizados na parte superior da cabeça e bem longe da frente do focinho, estavam pálidos e possuíam pupilas em forma de fenda. Principalmente de cor preta, o animal tinha listras transversais marrons e sua pele era suave na textura. Ele não possuía barbatanas nem espinhas de qualquer tipo e as testemunhas afirmam não terem percebido qualquer tipo de presa ou dente em sua boca.


As as teorias por trás das fotos tiradas por Le Serrec são inúmeras. Uma investigação posterior aos fatos prova que o casal havia deixado credores na França, e que as fotos tiradas renderam-lhe um bom dinheiro e gá boatos de que o casal era procurado pela Interpol. Ivan Sanderson, um biólogo famoso da época, concluiu que o objeto poderia ser um saco de plástico usado pela Marinha dos EUA para experimentos em reboque de gasolina, um balão skyhook deflacionado coberto de erva daninha, ou um rolo de tecido que havia se soltado de algum barco. Mais tarde, Sanderson voltou atrás, e sugeriu que a criatura poderia ser um synbranchidae gigante, ou uma enguia do pântano, embora as enguias sejam menores de 60 cm de comprimento e não tenham formato de girino. Outros biólogos marinhos afirmam que poderia tratar-se de um selachian-eel  (um tipo de tubarão-enguia) ainda desconhecido.


O fato é que até hoje não se sabe ao certo se o monstro marinho de Hook Island realmente existiu ou se foi apenas armação de Le Serrec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário