quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Quarta do Terror - Espelho


Ficha Técnica:
Direção: Sung-ho Kim
Ano: 2003
País: Coréia do Sul
Duração: 113 Minutos
Título Original: Into the Mirror


Sinopse:
Woo foi um dos melhores policiais de seu país. Mas depois de um acidente de trabalho, o homem magro e alto abandonou o batalhão e hoje é chefe de segurança em uma loja onde estão acontecendo estranhas mortes. Todas elas têm algo em comum. Há um espelho em cena e muito medo ao seu redor. Experiente, ele desconfia que os policiais que cuidam do caso estão na pista errada e o sangue que molha os espelhos pode ser o fruto de assassinatos. Mas quem será o matador que está eliminando os funcionários da loja?

Elenco:
Chun Li, Shang tsung, Bruce Lee, Quan Shi, Shenlong, Liu Kang e Kung Lao.

Critica:
Você já assistiu Espelhos do Medo? Se sim, quero lhe informar que Espelhos do Medo foi um remake do filme apresentado no Quarta do Terror de hoje. Mas se você não gostou do remake, não pare de ler o post ainda, porque você pode se surpreender.

Sabemos perfeitamente que o mercado de filmes de terror está em decadência nos EUA, (temos como exemplo o filme Annabelle, que foi uma bosta com "B" de bastante) por isso, uma estratégia que ainda rende lucros às grandes distribuidoras de filmes é a "adaptação" (lê-se: "kibe") de filmes de outros países. Em termos simples, eles enxugam a história, adaptam de maneira que o enredo, bem como os personagens sejam melhor colocados em um âmbito mais condizente com os EUA (vulgo: americanizam a história), e tentam desesperadamente forçar o interesse do público, com efeitos especiais mais bem elaborados ou com atrizes gostosas, por exemplo. Essa é basicamente a receita de sucesso para os remakes. Porém, nunca uma adaptação será melhor que a obra original. Lembram-se do filme REC, que logo que saiu dos cinemas, ganhou uma adaptação horrível norte-americana (acho que chamava Quarantine ou algo assim)? E quantos remakes o filme Carrie - A estranha ganhou durante tão pouco tempo, simplesmente pra contar a mesma história que, francamente, é melhor lida do que assistida?


O fato é que existem inúmeros remakes que ficaram aquém do filme original, não importa quantos efeitos especiais de última geração coloquem neles. Eu disse tudo isso simplesmente pra provar pra você que o que você viu em Espelhos do Medo (aproveitando o ensejo da piadinha) é um simples reflexo embaçado do filme original.


Dito isso, falemos sobre o filme em si:


Espelhos trás uma trama bastante cativante e complexa, e segue num ritmo constante, o que ajuda a não cansar o espectador, mesmo depois de quase duas horas de filme. O roteiro foi escrito com tamanha perícia, que é quase impossível prever o que acontecerá e quando acontecerá. Você é basicamente surpreendido a cada cena nova, e isso também ajuda o espectador à digerir melhor as informações. Ressalta-se também a maneira como o filme aborda, não só o enredo principal, como também a história por trás do ex-detetive Woo, que vive um drama emocional depois de ser responsável pela morte do parceiro. Conforme o filme vai chegando ao climax, ambas as histórias acabam por se completar, o que, na minha opinião, torna tudo ainda mais interessante. E por falar em Woo, o ator Ji-tae Yu  é impecável em sua atuação, conseguindo prender a atenção do espectador mesmo nas cenas menos empolgantes do filme. Os demais atores fazem seu trabalho com a mesma maestria, claro.


As cenas de morte são, no mínimo, agoniantes e muito bem feitas. Destaque para a morte do elevador, que eu simplesmente não consegui olhar porque me deu aflição (sim, sou dessas). 

Há ainda o fator "paranoia". Existe uma infinidade absurda de espelhos espalhados por todo o filme. Logo no começo do longa, o espectador mais atento irá perceber até as pequenas diferenças nos reflexos dos espelhos, e conforme a história discorre, você com certeza se sentirá compelido a checar cada um dos reflexos, esperando ver algo.


É claro que o filme não é perfeito. Existem algumas cenas que, francamente, eu descartaria ou mudaria de alguma forma, e pode ser bastante confuso para alguns, devido a sua complexidade, mas Espelhos só mostra o quanto o cinema especializado em filmes de terror tem a ganhar com essa "miscigenação" de filmes, e é claro, é um excelente indicador de que nem toda a criatividade está perdida.


Enfim, um filme muito bom, tal qual havia muito tempo que eu não via. Vale a pena assistir!

Nota:

Assista:


Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário