sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Desenhos de pacientes com esquizofrenia - Pt 1


A esquizofrenia é uma doença mental muito complexa. Pessoas com esse tipo de doença acabam sofrendo uma dificuldade grave em distinguir experiencias reais de fantasias imaginadas, o que pode acarretar em  alucinações visuais, sinestésicas ou auditivas, delírios, fala desorganizada e depressão. Embora essa mazela não seja tão "incomum" (atinge em torno de 1% da população), as causas que levam uma pessoa a sofrer de esquizofrenia ainda são desconhecidas.

Abaixo, veja algumas imagens desenhadas por pacientes que sofrem com esquizofrenia, e entenda um pouco mais sobre o mundo em que vivem:

1. Denominado como "Eletricidade te faz voar", o desenho de Karen Blair pode apontar uma tendência suicida da paciente.



2. Observe as várias criaturas crescendo no topo da cabeça do homem. Essas criaturas possuem cada uma, um humor distinto. Isso reflete a confusão de temperamento que um esquizofrênico pode ter.


3. As duas imagens abaixo foram desenhadas pelo mesmo paciente, que tentou capturar a essência abstrata de seus pesadelos, de acordo com a sua percepção.



 4. Este desenho datado de meados de 1900 foi feito por Edmund Monsiel, um artista que acredita-se ter sofrido esquizofrenia. Observe o homem cercado por centenas de rostos.


5. Esta pintura foi encontrada nos documentos de um antigo asilo. O artista sofria de esquizofrenia paranoica.


6. Erik Baumann representou em sua obra todo sofrimento de ser esquizofrênico.


7. Em 1950, Charles Steffen começou a fazer compulsivamente desenhos como esse. Sua obsessão com metamorfoses é clara.


8. O autor deste desenho sofre com uma condição rara de esquizofrenia psicótica, que causa alucinações visuais. Uma dessas visões, uma criatura chamada "Wither" (Murcho) foi ilustrado por ele.


Imagens retiradas de: 9GAG

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Interessante você dizer isso. Algumas pessoas afirmam que a esquizofrenia é realmente um tipo de paranormalidade muito acentuada, e que a ciência explica como uma doença mental.

      Excluir