quinta-feira, 19 de março de 2015

Quarta do Terror - Sinais


Ficha Técnica:
Direção: M. Night Shyamalan
Ano: 2002
País: EUA
Duração: 106 Minutos
Título Original: Signs


Sinopse:
No condado de Bucks, Pensilvânia, vive Graham Hess, um viúvo com seus dois filhos, Morgan e Bo. Também mora com eles Merrill, o irmão de Graham. Ele reside em uma fazenda e era o pastor da região, mas recusa ser chamado como padre, pois questionou sua fé desde que sua mulher, Colleen, foi morta ao ser atropelada por Ray Reddy, um morador da região que dormiu enquanto dirigia. Repentinamente os Hess ficam bastante intrigados com o surgimento de misteriosos e gigantescos círculos, que surgem inesperadamente em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez ou por qual motivo teriam sido feitos.


Elenco:
William Wallace, Imperador Cómodo, Macaulay Culkin e Et Bilu.

Crítica:
Sabe aqueles filmes que fazem você se apaixonar completamente, mesmo não sendo aquelas coisas? Esse é Sinais..

Acho que um dos motivos que levaram Sinais a ser um filme tão apaixonante na minha opinião, foi a simplicidade dos personagens principais. Ao contrário de outros filmes que envolvem alienígenas, em Sinais, não vemos aquela guerra entre humanos e aliens, não vemos armas de fogo, não vemos especialistas e militares criando planos mirabolantes ou heróis ou qualquer coisa do tipo, só vemos uma família do interior tentando lidar e defender-se da maneira que podem contra uma ameaça que desconhecem ou que sabem muito pouco. E acho que essa simplicidade foi a chave para que o filme chamasse atenção e ficasse com esse ar tão "real".


E falando nos personagens, o filme conta com atores experientes como Mel Gibson e o delicinha do Joaquin Phoenix, que abrilhantam o enredo com suas ótimas atuações, e ainda dão um toque de drama e humor à Sinais.

Outro ponto que vale muito a pena ser mencionado é a trilha sonora, que ficou muito famosa e é usada até hoje em vídeos de suspense no Youtube. Ouso dizer até que a música tema de Sinais é quase tão conhecida quanto a música do seriado Arquivo X.

É claro que nem só de ótimos atores e uma trilha sonora fantástica vive um filme. É preciso também - e julgo esse fator como o mais importante na concepção e criação de um filme - que o enredo seja bom, coerente e estável, e infelizmente Sinais peca nesse requisito. Vemos o tema principal - alienígenas - misturado à outros temas distintos, sem que haja uma ligação racional entre elas. Essa pluralidade de temas acaba deixando o enredo muito confuso e cheio de buracos.


Mas em resumo é um ótimo filme, que sempre assisto e sempre gostei. Vale imensamente a pena assistir.

Nota:

Assista:
Clique AQUI e escolha a opção DropVídeo.

Bom filme!

2 comentários:

  1. A maior parte do filme considero excepcional, porém os últimos 15 minutos são controversos....., até hoje não sei se gostei ou não.

    Recomendo ao pessoal assistirem os filmes Contatos de 4º Grau ( o único porém: o filme é protagonizado pela Milla Jovovich; mas incrivelmente não compromete o filme), Fogo no Céu (relata a suposta abdução de Travis Walton - seu caso passou no Paranormal Witness do SyFy) e Os Invasores de Corpos (com Donald Sutherland, pai do Kiefer Sutherland) que é de 1978, mas vale o esforço para assisti-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é exatamente sobre o final que me referi quando disse sobre a pluralidade de temas. Acho que, embora o decorrer dessa parte tenha sido interessante, pensando de uma maneira mais crítica você fica tipo "tá, mas o que o cu tem a ver com a calça?"

      Sobre os filmes que tu recomentou só assisti o Contatos de 4º Grau (que eu confesso que não curti) e Os Invasores de Corpos (que fez parte da minha infância e me deu muitos pesadelos HAHA!). Esse Fogo no Céu eu não vi, mas vou assistir e postar no Quarta do Terror dessa semana.

      Excluir