quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Quarta do Terror - Invocação do Mal


Direção: James Wan
Ano: 2013
País: EUA
Duração: 112 Minutos
Título Original: The Conjuring



Sinopse:
Baseado em uma história real, Invocação do Mal conta o terrível episódio de como os investigadores paranormais mundialmente renomados Ed e Lorraine Warren foram chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma presença obscura em uma fazenda isolada. Forçados a confrontar uma poderosa entidade demoníaca, os Warrens viram-se presos no caso mais terrível de suas vidas.


Crítica:
Antes de sermos apresentados à história principal de Invocação do Mal, o filme nos leva para 1968, época em que um dos mais famosos casos de Ed e Lorraine Warren ocorreu. Para quem não conhece ainda a história da boneca possuída Annabelle, recomendo fortemente que entrem NESTE LINK. Esta cena é importante, e serve principalmente para conhecermos o casal e entendermos seu trabalho, principalmente para aqueles que não estão familiarizados com a história da dupla de investigadores paranormais. Além disso, esta cena inicial deixa Invocação do Mal dá a todo o filme um ar mais forte de "baseado em fatos reais".

Em seguida, somos levados para 1971, onde a trama principal do filme toma seu lugar. Conhecemos a família Perron, composta por Carolyn e seu marido Roger, e uma caralhada de filha. Os Perron tornam-se protagonistas de um pesadelo sem fim, logo após mudarem-se para uma grande casa de fazenda. Interessante mencionar que, diferente de vários outros filmes do gênero, os Perron demonstram ser uma família simples, grande e feliz que se descobriram em uma situação da qual não procuraram. Eles simplesmente se mudaram para uma casa inadvertidamente repleta de assombrações. Esse pequeno fator ajuda a criarmos um vínculo com a família, "gente como a gente", que não procurou de forma alguma este destino.

Os acontecimentos ocorrem em um ritmo confortável: nem muito rápido, de modo que o espectador se perca no suspense, nem muito lento, o que impede que o filme se torne maçante. As quase duas horas de filme passam sem que você perceba.


A forma criativa como as cenas foram gravadas também chama atenção. As câmeras, sempre em movimento, sugerem a sensação de que algo sempre irá acontecer. As cenas longas, por sua vez, nos levam a um tour em uma grande casa assombrada, nos deixa alertas à tudo e a todos. Você é colocado em uma casa enorme, que, por conta da grande quantidade de personagens de repente parece pequena demais. É uma quantidade incrível de informações em um único quadro, que mantém a apreensão do espectador ligado no 220 em quase todo o longa. Tudo aqui pode ser fonte de jumpscares.

Invocação do Mal conta ainda com um elenco acostumado à filmes de suspense. Vera Farmiga, que já deu o ar da graça em A Órfã, Patrick Wilson, de Sobrenatural e Sobrenatural 2, e Lily Taylor de A Casa Amaldiçoada, compõe o conjunto dos pesos pesados do cinema, que com muita maestria fazem seus papéis.


E por falar em Lily Taylor, a menção honrosa deste QdT fica inteiramente à ela. Com aquela cara de mulher sofrida (gente, alguém da um bolsa família pra essa moça), é muito fácil o espectador assimilá-la no papel de Carolyn Perron, uma dona de casa que pariu 5 crianças. Digamos apenas que a atriz caiu como uma luva para interpretar Carolyn Perron.

Em suma, o filme é excelente, consegue manter o espectador interessado até o final.

Nota:


Assista:
Clique AQUI e desça a página até encontrar os servidores. Eu aconselho Player G HD que está em ótima qualidade.

Bom filme!

4 comentários:

  1. Um dos meus filmes favoritos, e eu fiquei TÃO feliz que Invocação do Mal 2 é tão bom quanto o primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando nisso. o Quarta do Terror dessa semana tem o Invocação do Mal 2!

      Excluir
    2. Eu vi agora, gostei tanto quanto o primeiro, adoro a história dos Warren. Inclusive ganhei um livro sobre eles.

      Excluir
    3. Também sou fã do casal. Conheci a dupla lá pra 1990 e caralhada, quando eu era pequena e o Ed ainda era vivo, e a impressão que eu tive foi que os dois eram super heróis de verdade.

      Excluir