sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O quarto mais silencioso do mundo provoca alucinações

Ás vezes procuramos alguma paz no sossego e no silêncio, mas parece que demasiado silêncio pode nos levar à loucura, ...pelo menos nos faz ter algumas alucinações. Foi isso que os cientistas descobriram ao estudar como o ser humano reagia na câmara anecoica (câmara acústica) de Orfield Labs em Minneapolis.

Uma câmara anecoica (an-echoic, sem eco) é uma sala projetada para conter reflexões, tanto de ondas sonoras quanto eletromagnéticas. Elas também são isoladas de fontes externas de ruído. A combinação de ambos os aspetos significa que elas simulam um espaço aberto de dimensão infinita, que é uma característica útil quando influências externas podem interferir nos resultados.

O termo câmara anecoica foi originalmente utilizado no contexto de acústica (ondas sonoras) para minimizar as reflexões em uma sala. Mais recentemente, salas projetadas para reduzir a reflexão e o ruído externo em rádio frequência tem sido utilizadas para testar antenas, radares ou interferências eletromagnética.

Câmaras anecoicas podem variar desde pequenos compartimentos do tamanho de um forno de microondas doméstico até o tamanho de grandes hangares para aeronaves. O tamanho da câmara depende do tamanho do objeto a ser testado e do espectro de frequência dos sinais utilizados, apesar de modelos em escala poderem ser utilizados algumas vezes para testar comprimentos de onda menores.

No caso da “câmara anecoica” criada na Orfield Labs, para entrar na sala é necessário passar por duas portas que parecem as de um cofre de banco. No interior da sala podemos ver material acústico no formato de triângulos pontiagudos com 1 metro de comprimento que revestem as paredes e o teto, no chão o mesmo material só que coberto por uma tela que permite que a pessoas andem sobre ele.

O nível de som no quarto é de -9.4 decibéis, pelo que detém um lugar no Guiness World Record como o quarto mais silencioso do mundo.

O silêncio é tal que, o que passamos a ouvir é o interior do nosso corpo, (barulhos estomacais, a corrente sanguínea, etc.). Para se ter uma ideia o ouvido humano começa a detetar o som a partir de zero decibéis; e dentro da sala com -9.4 decibéis o próprio ouvido começa a produzir um som de zumbido que pode levar a pessoa à loucura. Outro sintoma detectado nas pessoas que passaram mais de 30 minutos na sala é que os outros sentidos do corpo como a visão, o tato e o paladar ficam mais aguçados.

O silêncio em demasia da sala juntamente com as alucinações, é tão desconfortável, que o máximo de tempo que alguém conseguiu ficar trancado lá foi de 45 minutos.



Você teria coragem de ficar numa sala dessas?

Um comentário:

  1. Bem legal! Eu teria coragem! Na verdade tô muito curioso pra conhecer essa sala

    ResponderExcluir