segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tipos de Assombrações

Muita gente não sabe, mas existem vários tipos de assombrações que podem residir uma casa. Conheça quais são os mais comuns:

FANTASMAS:




De acordo com a crença popular, fantasmas são almas de seres humanos que faleceram, mas que ainda não abandonaram o plano carnal.  A manifestação pode variar de o fantasma para fantasma. Alguns são invisíveis, outros visíveis. Fantasmas são conhecidos como espíritos inquietos que não alcançaram a paz devido a algum tipo de ação que não fora completada enquanto ainda vivo. Entretanto, existem inúmeros exemplos distintos de fantasmas.
Pode-se denominar como "fantasma", os seguintes tipos de assombração:


  • Fantasma não humano: É raro, mas este tipo de fantasma se trata de qualquer espírito que não seja oriundo de um ser humano, geralmente relacionado à fantasmas de animais ou mesmo demônios (vide ultimo ).
  • Fantasma Humano: Esta entidade tem a forma semelhante a de um ser humano, podendo ser apenas uma impressão no tempo ou uma entidade inteligente.
  • Invisível: Este tipo de fantasma é conhecido por se comunicar ou mostrar sua presença através do toque, som, manuseio de objetos ou pela utilização de algum aparelho eletrônico, como rádios ou televisão. É conhecido por não demonstrar nenhum tipo de forma física.
  • Visível: É a mais clássica. Geralmente se mostra visível fisicamente, tanto inteira como parcialmente.

Ainda se tratando de fantasmas, temos as outras seguintes características:

  • Assombração Residual: São os mais comuns. Geralmente, ocorrem quando a energia de alguém é gravada em um ambiente, durante um ato em que essa pessoa estaria envolvida. Quando você houve passos, sente cheiros ou até mesmo ouve ou vê uma entidade, o que você realmente está presenciando pode ser uma  reprodução gravada do que aconteceu no passado. É como se fosse um vídeo: você grava uma pessoa em um ato qualquer, reproduz quantas vezes quiser e verá a mesma pessoa fazendo a mesma coisa. Este tipo de fantasma não ouve, vê ou interage com seres vivos, pois ele não está lá realmente, apenas sua energia. Esse ciclo continua no mesmo lugar ao mesmo tempo, geralmente em dias e horários definidos até que a energia se dissipe.
  • Tradicional, ou Inteligente: São mais raros, mas são os mais conhecidos. Esses sim, são espíritos de pessoas que não conseguiram passar para o plano espiritual por causa de assuntos pendentes, medo, por ter uma ligação muito forte com seus entes queridos ou pelo fato de sua morte ter ocorrido tão abruptamente que eles nem mesmo tem a consciência de que estão mortos. Esse tipo de fantasma interage com o ambiente e com seres humanos. Em muitas vezes, esse tipo de entidade pode se tornar violenta, pois considera outros seres vivos que agora vivem em sua casa como invasores, mas não podem atacar fisicamente, já que isso requereria muita energia dos mesmos. 
  • Homens-Sombra: Não se pode saber ao certo de onde surgiu esse tipo de fantasma. Geralmente são massas disformes de cor negra que podem ser percebidos mais comumente pela visão periférica. Podem se mover através das paredes, não tem rosto ou expressões faciais discerníveis e não usam qualquer tipo de roupa. Essas entidades passam a sensação de medo a quem quer que as presencie. Algumas pessoas afirmam que parecem feitas de fumaça ou vapor e que estes mantém-se sempre de cabeça baixa.
Fantasmas, geralmente estão ligados ao ambiente onde vieram a falecer. Por exemplo: se uma pessoa morreu em sua casa, o espírito dessa pessoa pode se ligar ao lugar para não ter que fazer a "passagem" para o próximo plano, e ficar nesse local por décadas.
Uma purificação no ambiente geralmente resolve esse tipo de assombração, mas é aconselhável procurar por ajuda profissional, já que pode também deixar a assombração mais forte e brava. Algumas pessoas conseguem conviver tranquilamente com os espíritos, impondo regras que estes devem seguir. Tente dizer alto e com a voz firme: "Está é minha casa agora, e se você quiser ficar aqui, deve seguir estas regras..."



POLTERGEIST:




Do alemão polter, que significa ruído, e geist, que significa espírito, este tipo de assombração é conhecida por se manifestar deslocando objetos e fazendo ruídos. Manifestações poltergeist já foram registradas em muitas culturas e países.
Não se pode definir ao certo de onde vem esse tipo de assombração, mas existem 3 hipóteses que são bem mais aceitas:


  • Pode ser causada por alguém com algum tipo de paranormalidade, onde involuntariamente, essa pessoa causa as ocorrências físicas graças à energia psicocinética escondida, que se manifesta sem que a pessoa tenha consciência ou mesmo controle sobre ela. Esse tipo de incidente é denominado como RSPK (Psicocinese Recorrente Espontânea) 
  • Pode ser causado por vários tipos de fantasmas inteligentes que, por algum motivo queiram causar mal a alguém.
  • Pode ser causado por uma entidade não humana, como demônios.

Acredita-se que o foco dessa perturbação é muitas vezes uma criança na fase da puberdade, em geral do sexo feminino. O evento caracteriza-se por estar relacionado a um indivíduo e por ter curta duração, que podem passar em cerca de um ou dois meses.
Os poltergaeists são conhecidos por serem violentos, e causarem medo extremo às pessoas. Eles, ao contrário de fantasmas, são perturbadores físicos. Eles podem mover objetos, mudar coisas de lugar, materializar liquidos ou fogo, fazer surgir odores diferentes, tocar seres humanos e até atacá-los, atirando pedras ou os empurrando. Há muitas vezes movimentos diários e destruição de pratos ou objetos de vidro, móveis e outros artigos domésticos movíveis.
Existem relatos de pessoas que chegaram a ouvir e até a ver esse tipo de assombração se materializando, mas são raros.
Como dito mais acima, esse tipo de assombração deve desaparecer dentro de alguns meses, mas se persistir, é aconselhável a busca de ajuda profissional de um médium ou de um centro espírita. Tente não fazer algo por conta própria, pois pode tornar a assombração mais forte.


DEMÔNIOS:




De acordo com a Bíblia, demônios são anjos caídos que buscam a perdição da humanidade. Muito se fala sobre possessões demoníacas, onde um indivíduo é atormentado por um demônio.
Os demônios são o tipo de assombração mais violento que os demais, e geralmente estão ligadas à pessoas e podem segui-las para outros locais. Porém, podemos dizer que o demônio faz tudo para não ser descoberto, mostra-se muito lacônico e procura todos os meios para desencorajar o paciente e o exorcista.
Ele se alimenta sobretudo da energia das pessoas, submetendo suas vítimas ao medo, cansaço, desanimo e brigas constantes, tudo para deixar sua vítima mais fraca e indefesa, tornando-a cada vez mais receptiva ao demônio.
Este tipo de assombração é comumente confundido com um poltergeist, devido a fúria em que emprega em suas ações e pode também materializar objetos e pode atacar fisicamente seres humanos.
Um exemplo de demônio que sobrevive perseguindo pessoas é o Incubus, que se alimentam da energia vital das vitimas através de relações sexuais enquanto estas estão dormindo, entretanto, qualquer tipo de demônio tem o poder de dominar uma pessoa.
Esse tipo de assombração só pode ser tirada da pessoa apenas através de um exorcismo que pode durar horas. A vítima de um demônio não conseguira resistir muito tempo sem a ajuda de profissionais, já que sua energia vital estará sendo sugada constantemente.

3 comentários:

  1. Que post interessante! O trecho sobre Poltergeist me fez lembrar do filme Apartamento 143, eles dão uma explicação para os fenômenos como a da postagem. ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei das explicações. Há montagem em muitos vídeos e fotos, porém, há certas explicações sobre formas e tipo de manifestações, que fazem sentido.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa tem algum fantasma, ja vi objetos se mexerem, algo puxar minha coberta, meu irmão viu uma sombra negra que parecia estar de capuz.

    ResponderExcluir