sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Monstruosidades da Empresa Royal



Como todos já sabem, ativistas estão desde sábado na porta do Instituto Royal, em São Roque, protestando contra o que acontece atrás destes portões.

O Instituto Royal, sediado em São Roque, região de Sorocaba, é responsável por causar um dos maiores escândalos de maus tratos aos animais da atualidade. Centenas de Beagles - raça de cão escolhida para os testes, devido a sua natureza pacata e pequeno porte -, além de outros animais como ratos e coelhos, são brutalmente torturados todos os dias, em experiências dolorosas que causam em sua grande maioria, desde a amputação e necrose de membros, até a morte das "cobaias".

Alguns ativistas afirmam que os animais, que já nascem em situação crítica no próprio instituto, não chegam a completar um ano, tamanha brutalidade com que são manuseados.




Como se já não bastasse essa monstruosidade, os animais eram enjaulados em pequenos espaços, sem água, comida ou luz, onde permaneciam envoltos em suas próprias fezes, dontes, amputados, sofrendo dores que eu mesma não consigo imaginar.

Os protestos começaram no dia 22/09, mas tomaram força nesta sexta, dia 18/10, quando uma multidão formada por ONGs de proteção aos animais, pessoas de cidades vizinhas, famosos e até mesmo o grupos revolucionários Anonymous e Black Blocs, invadiram a Instituição e conseguiram salvar cerca de 200 animais em estado lastimável. Os ativistas afirmam que invadiram o local quando ouviram uma série de "gritos" dos animais, que provavelmente estavam sendo mortos como uma provável "queima de arquivos".

"Os gritos eram horríveis, de puro sofrimento." afirma Ricardo Ligiera, Presidente da Comissão de Proteção
e Defesa animal da Ordem dos Advogados do Brasil em entrevista ao programa Hoje em Dia.

Dentre os sortudos que foram resgatados, havia fêmeas prenhas, animais sem patas e sem olhos e filhotes. Ao que parece, alguns cães foram sedados para que não fizessem barulho enquanto eram sacrificados.

Nas imediações do terreno onde o laboratório é instalado, foram encontrados ossos de animais, possivelmente cães, e documentos rasgados. Dentro do Instituto, ainda foi encontrado uma grande quantidade de animais congelados em Nitrogênio liquido.

Sobre os protestos, o movimento reivindica o fechamento do laboratório sob a acusação da prática de atos de crueldade contra animais em meio a testes com produtos farmacêuticos e cosméticos. O grupo garante ter juntado uma série de provas que atestam o exercício de atividades irregulares no local e agora cobram o apoio da Prefeitura de São Roque e também uma ação efetiva do Ministério Público (MP) na causa.

Segundo eles, as irregularidades detectadas no laboratório do instituto vão muito além dos atos criminosos praticados contra os animais. “Estamos repudiando a conduta do instituto, que é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), se utiliza de dinheiro público e não tem as licenças e alvarás para executar as atividades que pratica”, explicam.

Existem uma série de métodos alternativos e mais garantidos, tais como:


Cultura Celular

    Método cada vez mais utilizado pelos laboratórios industriais e de pesquisa. Consiste em cultivar células isoladas fora do  meio normal. Essas células são provenientes de fontes humanas, animais e vegetais.
    Os tecidos humanos poderão ser obtidos na ocasião das operações cirúrgicas, biópsias e autópsias, ou retiradas de fetos ou placentas.
    Os tecidos animais podem ser buscados nos matadouros ou em animais de laboratório abatidos humanamente, por meio de anestesia e depois a aplicação de injeção letal.
    As células podem crescer e multiplicar, mediante recebimento de substâncias nutritivas, fora do meio natural. Algumas têm um potencial de vida limitado, outras podem viver indefinidamente, permitindo estudos de vários meses. Um só doador é necessário.
    A cultura celular é, também, menos onerosa, além de produzir resultados científicos mais confiáveis.

Utilização Combinada de Testes

             Trata-se de outra técnica que se utiliza da cultura de tecidos vivos, a cultura orgânica.
            É feita a conservação, em vidro, de parte ou de todo um órgão, de maneira a salvaguardar sua estrutura fundamental e seus caracteres bioquímicos.
            As bactérias e os organismos unicelulares são freqüentemente utilizados como instrumentos de experiência.
            A utilização combinada desses testes com outros métodos tais como ensaios químicos, modelos matemáticos, e enquetes epidemiológicas, não só reduzirá o número de animais em escolas, laboratórios industriais e universidades, nos centros de pesquisas, como será muito proveitosa aos que dela se utilizarem.

Pesquisa Epidemiológica

            Esse tipo de pesquisa permite, principalmente, o estudo das doenças humanas em indivíduos infectados ou em populações específicas.
            Utiliza-se de voluntários, estudo clínico de casos, relatório de autópsias e análise estatística aliada à observação mais acurada.
            Ademais, permite observação dos fatores ambientais ligados à doença, o que não é possível em animais confinados.

Beagle congelado em Nitrogênio Liquido

Técnicas de Imagens Não Invasivas

            Alguns exemplos dessas técnicas são CAT, MRI, PET e SPECT, as quais têm revolucionado a pesquisa clínica, permitindo a avaliação de doenças humanas nos pacientes.
            O CAT (Computerized Anatomic Tridimentional) utiliza computadores na reconstrução de imagens tridimensionais do corpo humano por meio de Raio X.
            O MRI (Magnetic Resonance Imaging) permite a visualização de imagens detalhadas do interior do corpo humano, sem injeção de substâncias radioativas.
            O PET (Positron Emission Tomograph) e o SPECT (Single Photon Emission Computerized Tomograph) são usados em estudos de doenças cerebrovasculares e distúrbios vasculares.

Teste AMES

            Trata-se de teste inventado pelo Dr. Bruce Ames, da Universidade da Califórnia. É um teste in vitro, que checa a existência de substâncias cancerígenas usando a bactéria salmonella (uma das bactérias que mais assusta e provoca infecção intestinal, podendo matar), a qual produz câncer nos seres humanos e outros mamíferos.
            O teste dura de dois a três dias e o custo é inferior àquele realizado com o modelo animal.

Placenta

            A placenta humana, que é descartada após o nascimento de uma criança, pode ser usada na prática de cirurgia microvascular e no teste de toxidade de químicas, drogas e poluentes.
            Não tem custo e o material é 100% humano.

Farmacologia Quanta

            Técnica computadorizada utilizada na química teorética do estudo da estrutura molecular de drogas e seus receptores no organismo, sendo possível saber qual o efeito no órgão gerado pela droga, por meio de sua estrutura.


Eyetex

            Teste que pode ser usado em substituição ao Draize eye irritancy, prevendo o uso de uma proteína líquida que imita a reação do olho humano.

Cromotografia e Espectroscopia

            Usadas para separar drogas no nível molecular para identificar suas propriedades, podendo detectar a trajetória de drogas e seus danos aos humanos.

Corrositex
            Teste in vitro para avaliação do potencial de corrosividade dérmica de químicas diversas. Possibilita o teste de uma substância química ou várias (drogas) em barreira de pele artificial feita de colágeno.

Fonte: Tribunal Animal

Nossa legislação é falha, deficiente, mas é clara quanto à testes em animais: Se há medidas alternativas, os testes em animais são proibidos!

Alguns famosos se mostraram a favor das manifestações contra a empresa e principalmente contra os testes em animais:

Rita Guedes, atriz, pelo Instagram
"Gente sem alma! O governo TEM que tomar uma providência. instituto Royal esta assassinando cachorros, na maior crueldade!!!!!"

Fernanda Souza, atriz, pelo Instagram
"Gente, assinem essa petição, não leva nem 3 min, precisamos fazer alguma coisa para que parem com essa barbaridade! Ajudem!!! Repostem essa foto no Insta, Twitter e Face de vcs... #DigaNaoAoInstitutoRoyal"

Nani Venâncio, atriz, pelo Instagram
"Ajudem a divulgar!!! Chega de crueldade!!!!!"

Jesus Luz, ator e modelo, pelo Instagram
"Vamos além dos compartilhamentos no mundo virtual e vamos agir! Começamos aqui e terminamos protegendo os animais desses seres humanos insanos!"


Giovanna Ewbank, atriz, pelo Twitter
"Galera,,,entendam o caso do instituto Royal e nos ajude a parar com essa crueldade sem fim...NOS AJUDE!!!!!!Assine vc tbm!! E ajude a divulgar!!!!"

Marcelo Médici, ator, pelo Twitter
"#institutoroyal EMOCIONANTE VÍDEO DO RESGATE DOS BEAGLES DO INSTITUTO ROYAL"

Yasmin Brunet, atriz, pelo Instagram
"Nesse momento o Instituto Royal está matando todos os Beagles que mantinha em cativeiro. Com mais de 30 ativistas na porta, elas escutam eles gritarem. Eles ainda estão acobertados pela lei nesse país. Porfavor espalhem essa mensagem. Divulguem. #royalmorte"

Fernanda Paes Leme, atriz, pelo Twitter
"Que absurdo isso que a @yasminbrunet1 divulgou!! Essa Royal Farmácia Malditaaaaa, faz teste com beagles e está matando os bichinhos!Socorro!"

Gianne Albertone, atriz, pelo Instagram
"Bom dia! Quero agradecer a todos que se solidarizaram com com a causa dos animais maltratados pelo #institutoroyal. Todos foram resgatados por ativistas. Assinem a petição pública. Juntos somos mais!!!"

Luisa Mell, apresentadora, pelo Instagram
"Vc que respeita os animais, vc q tem ética: não se omita!! Precisamos nos unir!"

Tatá Werneck, atriz, pelo Twitter
"Instituto Royal esta matando cachorros para testar seus cremes de merda. Estou c a tia de um deles aqui e vou fazer um rímel maravilhoso'

Sthefany Brito, atriz, pelo Instagram
Bom dia!!! O que seria desses cachorros sem a coragem dos ativistas para salva-los??? Provavelmente estariam mortos... Obrigada a todos que foram até a porta desse inferno chamado #institutoroyal Voces sao anjos salvando anjos!!!!

A atriz e ativista Luisa Mell postou em seu site um artigo sobre tudo o que viu na invasão ao Instituto Royal (Clique AQUI para ver) e faz um apelo: Amanhã, dia 18/10 haverá uma passeata pacifica em São Roque, contra a empresa que financia essa monstruosidade e contra a vivissecção:



Para saber mais, visite as páginas Adote um animal resgatado do Instituto Royal, Anonymous Brasil e o site do Anonymous Brasil.

Vote no abaixo-assinado contra o uso de animais em experiências clicando AQUI 

Veja algumas fotos dos animais resgatados:











Assista a alguns vídeos e reportagens a respeito:






O pessoal que mora em São Roque e região, ajudem! Manifestem-se! Salvem esse animais que não sabem o que é ódio, não sabem causar dor nem sofrimento e que não merecem sofrer também! Ninguém merece um destino desses! Eles foram presos e sentenciados à morte lenta, sem sequer cometer um crime!

Desculpem se o post ficou meio fora de ordem, mas eu o fiz bem em cima da hora, não deu tempo de revisar muita coisa, mas o importante é passar as informações à todos.

2 comentários: