quinta-feira, 19 de junho de 2014

Desastres do Futebol Parte 2

Na segunda edição de Desastres do Futebol, falaremos sobre o incêndio no Valley Parade Stadium:



Brasão do Bradford City Football Club.
O incêndio no Valley Parade Stadium, lar do time de futebol de Bradford City é considerado até hoje como o pior desastre da história do futebol inglês, e foi o responsável pela melhoria nas normas de segurança nos estádios por todo o Reino Unido.

A tragédia aconteceu em 11 de maio de 1985, e teve inicio aproximadamente às 15:43, durante uma partida da terceira divisão entre os donos da casa contra o time de Lincoln City. Na ocasião, o estádio estava em seu número record de espectadores, o que agravou ainda mais a tragédia.

Depois de 40 minutos do inicio da partida, o primeiro sinal do incêndio foi notado por John Helm, o comentarista da partida, logo atrás do blogo G. Os espectadores do jogo, inicialmente, sentiram um forte calor vindos debaixo da arquibancada de madeira; um deles até correu em busca de extintores de incêndio, mas não havia nenhum no lugar.

Os policiais que faziam a segurança começaram a evacuar a arquibancada, mas, em menos de 4 minutos, o incêndio já havia tomado proporções calamitosas, e as chamas já haviam consumido os bancos e o telhado. Uma testemunha, Geoffrey Mitchell, disse à BBC : "Espalhou-se como um flash. Eu nunca vi nada parecido. A fumaça estava sufocante e você mal podia respirar..."

Estádio antes do incêndio.
A fumaça escura começou a invadir os outros blocos do estádio, e o desespero tomou conta dos presentes. Muitas pessoas simplesmente pularam para o campo, na esperança de fugir das chamas, e o calor tornou-se insuportável.

O teto de madeira, que foi coberto com lona e selado com asfalto e betume, ardia à uma altíssima temperatura, e materiais fundidos caíam na multidão localizada no gramado, como bolas de fogo. A fumaça espessa envolveu a passagem atrás do suporte, onde muitos espectadores estavam tentando fugir.

Não havia extintores de incêndio no local, e um espectador correu para a sede do clube em busca de uma, mas foi pisoteado por outras pessoas que tentavam escapar. O estádio não possuía cercas de perímetro, por isso, as saídas e entradas eram todas trancadas por stewards durante a partida. Quando o incêndio começou, muitos stewards ou fugiram ou ficaram no campo ajudando no resgate às vitimas, e grande parte das saídas permaneceram trancadas. Porém, sete delas foram arrombadas pelos espectadores, como disse Geoffrey Mitchell: "Houve pânico quando as pessoas correram para uma saída que estava trancada. Dois ou três homens corpulentos colocaram seu peso contra ela e quebraram o portão. Graças à eles, eu não teríamos sido capazes de sair". Na frente do estádio, os homens atiravam crianças por cima do muro para ajudá-los a escapar. A maioria dos que fugiram para o campo foram salvos.


Os policiais e os próprios espectadores foram os primeiros a socorrer as vítimas. Algumas pessoas de idade tiveram que ser resgatadas da arquibancada, e muitas foram arrastadas para longe do stand. Um homem escalou a arquibancada em chamas para salvar uma pessoa e até mesmo o jogador Jon Hawley do Bradford City ajudou nos resgates. O técnico do Bradford City, Terry Yorath , cuja família estava no estande, correu em campo para ajudar a evacuar as pessoas.


No total, 56 pessoas morreram no incêndio. Destes, 54 eram torcedores do Bradford City e 2 eram do Lincoln. Entre as mortes, 3 deles morreram ao tentar fugir pelo banheiro, 27 foram encontrados carbonizados em uma das saídas, além de 2 idosos que foram encontrados em seus assentos, cobertos de pedaços de lona queimada. Muitos morreram esmagados enquanto tentavam rastejar sob as catracas para escapar do fogo. Metade das vítimas fatais morreram com idade inferior a 20 ou superior a 70 anos, o mais velho, Sam Firth, com 86 anos. Mais de 265 pessoas ficaram feridas. Um trabalhador aposentado foi visto caminhando totalmente em choque, em chamas dos pés a cabeça, pelo campo. As pessoas presentes o derrubaram no chão e apagaram o fogo com suas blusas, mas ele não resistiu às queimaduras morreu no hospital. A cena foi gravada e televisionada pela Yorkshire Television para todo o país (veja o vídeo mais abaixo).


O corpo de bombeiros chegou 4 minutos depois do inicio do incêndio. No entanto, o fogo havia consumido a arquibancada a tal ponto, que eles foram confrontados com enormes chamas e fumaça densa. Haviam muitos torcedores sendo resgatados no momento, e por isso, eles foram incapazes de começar imediatamente combater o fogo. A polícia trabalhou até 4:00 da manhã do dia seguinte, para remover todos os corpos do lugar.

Investigações posteriores ao desastre levam a crer que o incêndio teve início quando um espectador deixou um fósforo aceso cair depois de acender o cigarro ou por causa de uma bituca descartada. O fósforo teria caído através das aberturas dos bancos até um monte de lixo acumulado embaixo da arquibancada. Uma testemunha afirma ter visto papel ou detritos em chamas, cerca de nove centímetros abaixo as tábuas do assoalho. Os bancos não tinham suporte, e esse fato permitia um enorme acúmulo de lixo e papel sob a arquibancada.


A tragédia recebeu atenção e apoio da mídia de todo o mundo, incluindo a rainha Elizabeth II, o primeiro-ministro Margaret Thatcher e Papa João Paulo II.

O presidente do clube, Stafford Heginbotham, disse: "Era para ser o nosso dia."; O treinador Terry Yorath descreveu os eventos como "o pior dia da minha vida"; O superintendente da Polícia Barry Osborne, disse que muitos dos seus oficiais choraram quando viram o quanto as pessoas haviam sido queimadas.


O incêndio levou a implementação de novas normas de segurança nos estádios britânicos. Algumas das medidas dizem respeito às arquibancadas de madeira, que foram proibidas, bem como a proibição do fumo em stands de madeira.

O Bradford Disaster Appeal fund, fundo de amparo à vítimas de queimaduras do incêndio de Bradford, foi criada 48 horas após o incêndio, arrecadando cerca de £3,5 milhões para auxiliar às vítimas da tragédia, e que mais tarde continuou o trabalho com outras vitimas de incêndios.


Quatro policiais e dois espectadores, foram agraciados com a Medalha de Bravura pelas mãos da Rainha por suas ações, e alguns deles também receberam a Comenda da Rainha por Admirável conduta. No total, 28 policiais e 22 torcedores, que foram documentados publicamente como tendo salvado pelo menos uma vida, mais tarde, receberam comendas da polícia ou prêmios bravura. Juntos, ladeado por partidários sem documentos, eles conseguiram limpar todos, mas uma pessoa que chegou à frente do stand.

Veja outras fotos:



Memorial às vitimas.

Flores deixadas sobre os destroços da arquibancada, em respeito às vitimas.



Tentativa de reanimação à uma das vitimas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário