quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Documentário - Pompéia à Sombra do Vesúvio



Localizada ao sul de Nápoles, na Itália, a cidade de Pompeia, fundada entre os séculos VI e V a.C., foi construída próxima ao vulcão Vesúvio. Ali foram encontrados por arqueólogos corpos petrificados, em posição fetal ou de proteção, chocando e intrigando todos os pesquisadores.

Acontece que, em  79 d.C ocorreu um grande abalo sísmico que acabou por soterrar Pompeia e outras cidades vizinhas. O terremoto provocou a erupção do vulcão Vesúvio, jorrando pedras incandescentes, lava vulcânica, poeira e fumaça tóxica. A população foi totalmente consumida pela atividade vulcânica, intoxicada pela chuva de cinzas, carregadas de vapores clorídricos. Em poucas horas cerca de 80% da população já havia falecido, cerca de 16 mil habitantes.

Protegidas por cinzas e lama as construções e objetos ficaram praticamente intactos aos efeitos do tempo. Os corpos das vítimas foram moldados por essa cobertura, provocando sua petrificação exatamente do modo que seus corpos foram atingidas pela erupção. A descoberta revelou um sítio arqueológico extraordinário, que permite visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.

Entretanto, o que mais impressiona é a maneira como os corpos foram encontrados. Vários homens, mulheres e crianças em posição de oração, abraçando seus entes queridos ou em posição de proteção, revelando a forma dramática e trágica de sua morte. Alguns ladrões foram encontrados entre os corpos, tentando roubar joias e pertences das casas de famílias que já haviam fugido. Provavelmente, morreram intoxicados enquanto procuravam objetos de valor.

Foram encontrados mais de mil cadáveres, que hoje estão em exposição no sítio arqueológico. Conheça mais sobre a trágica história de Pompeia no documentário Português (Pt-Pt ó pá!):


Fonte: Macaco Velho

Nenhum comentário:

Postar um comentário