quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Criptozoologia - O Homem de Gelo de Minnesota


Durante a década de 1960, uma estranha criatura congelada conhecida como "Minnesota Iceman" (o Homem de Gelo de Minnesota), ficou em exposição popular, viajando por todo o território norte-americano e sendo exibido em shoppings, feiras e eventos escolares. Também chamado de "elo perdido", o Homem de Gelo possuía quase 2 metros de altura e pelos por todo o corpo.

A criatura foi baleada em Wisconsin (inicialmente acreditava-se que foi morto na Sibéria) por um homem chamado Frank Hansen que prontamente colocou o cadáver da criatura em um freezer em sua casa. Os olhos da criatura foram explodidos e seu braço quebrado durante o encontro, o que adicionou ao corpo, um elemento grotesco e intrigante.


Pouco depois de balear a criatura, Hansen o encerrou em um grande bloco de gelo e o levou em uma turnê por todo o país. Diz-se que o Homem de Gelo era do sexo masculino e possuía uma aparência humana, porém tinha cauda, pelos, pés e mãos grandes demais. Criptozoologistas sugerem que a criatura foi um Neanderthal ou uma espécie de Pé Grande, enquanto detratores afirmam tratar-se apenas de um primata desconhecido ou uma simples farsa, - o que jamais foi comprovado, porém essas teorias são bastante debatido até hoje.


Alguns examinadores observaram que havia putrefação onde partes da carne do animal haviam sido expostas a partir do derretimento do gelo, o que comprova e dá crédito ao fato de que realmente ali estava um animal que outrora vivia, ao invés de um mero boneco. Até mesmo o FBI quase se envolveu nas investigações, depois de pensar que Hansen estava exibindo o corpo de uma vítima de assassinato. Quando o Museu Smithsonian manifestou interesse na criatura, Hansen retirou o Iceman de exibição pública e substituiu-o por um modelo de látex. Até este mês, o paradeiro da criatura tem permanecido desconhecida.


Steve Busti, proprietário do Museum of the Weird (Museu do Estranho) em Austin, Texas, passou os últimos dois anos pesquisando o Minnesota Iceman e tentando determinar sua localização. O cadáver da criatura finalmente apareceu no eBay por um preço inicial de US $ 20.000 e Busti rapidamente comprou o homem de gelo da família Hansen, em Minnesota. Os detalhes da compra permaneceram em segredo até terça-feira, quando o Minnesota Iceman foi destaque do A&E network show. A fim de ajudar a financiar os custos de transporte de Minnesota para Austin (toda a remessa foi estimada a pesar mais de 400 kg), Busti fez um acordo com a rede para filmar o movimento da criatura de Minnesota para Austin.
O Minnesota Iceman ficará exposto em Austin, em 3 de julho de 2013. Não se sabe ainda se a criatura a ser exibida será a real ou a cópia em látex.

Veja mais fotos:










Nenhum comentário:

Postar um comentário