domingo, 25 de janeiro de 2015

Homem vive preso em Déjà-vu por 8 anos

Déjà-vu nada mais é que aquela sensação de já ter passado por uma situação ou local antes. Você provavelmente tem déjà-vus de vez em quando, e sabe como é estranha essa sensação. Imagine então viver em um loop de déjà-vus por 8 fodendo anos!!

Um britânica de 23 anos de idade é conhecido pela mais assustadora experiência de déjà-vus já registrados na história da medicina moderna. Nos últimos 8 anos, ele ficou presso em um loop intenso de déjà-vus, sentindo como se cada momento de sua vida já tivesse sido passado antes.

A condição começou em 2007, pouco depois do homem, que não teve sua identidade relevada, matriculou-se em um colégio da universidade local. Frustrado, o jovem saiu da escola, evitou assistir TV, e parou de ler jornais e revistas, porque, bem, para que continuar, se você já fez isso antes?

Os médicos dizem que este é o primeiro caso deste tipo, e que o jovem não sobre de qualquer condição neurológica típica observada em pessoas que sofrem com frequentes déjà-vus. Testes cerebrais não mostraram nenhum sinal de convulsão ou lesão neurológica, e testes psicológicos resultaram-se normais. Porém, o indivíduo possui condições comportamentais bastante incomuns, incluindo uma história de ansiedade e medo de germes, o que o levavam a lavvar as mãos com frequência e tomar banhos de duas à três vezes por dia. Sua ansiedade aumentou depois que ele começou a frequentar a universidade e os eventos de déjà-vu começaram depois de parar os estudos.

O homem descreveu os episódios como "assustador" e extremamente intenso. Um médico relatou no Journal of Medical Case Reports:

"Ao invés de simplesmente passar por sentimentos familiares que são normalmente associados ao déjà-vu, o paciente parece estar realmente recuperando experiências anteriores, não apenas achando-as familiares."

O homem relatou que, quando ele tenta assistir televisão ou ler um livro, ele se sente como se ele já tivesse visto ou lido seu conteúdo. Estranhos na rua parecem familiares para ele, as novas músicas do rádio soam como se tivessem sido ouvido centenas de vezes antes. Ele lembrou uma recente viagem de férias enlouquecedora, durante o qual ele se sentia como se cada lugar que visitou ele já tvessei visto antes.

Neste ponto, os médicos acreditam que os episódios estão relacionados com a sua ansiedade, que podem "causar um disparo neuronal no cérebro, o que provoca mais déjà-vus e por sua vez traz mais ansiedade." Ninguém sabe ao certo exatamente como ou por que déjà-vu acontece, mas pensa-se ser um fenômeno que surge da atividade anormal dentro do lobo temporal do cérebro. Há uma teoria de que o disparo neuronal no lobo temporal pode causar uma falha temporária no processamento de informações de entrada no cérebro que resulta na intensa sensação de familiaridade.

Cientistas do Reino Unido, França e Canadá foram chamados para ajudar no estudo deste bizarro caso
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário