quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Scan revela múmia em estátua budista


As estátuas dos líderes espirituais conhecidos como "Buda" não poderiam ser menos comuns. Elas marcam o caminho até o topo das enevoadas montanhas do sudeste asiático e marcam a entrada dos quartos dos dormitórios das faculdades. São encontradas facilmente, espalhadas por todas as cidades budistas, e são veneradas como simbolo de espiritualidade e pureza mental.

Porém, uma destas estátuas é muito mais do que pouco diferente das demais. De acordo com um exame da Norway’s Meander Medical Center, há uma múmia de mais de 1000 anos dentro dela. Os cientistas chegaram a essa conclusão por intermédio de uma tomografia computadorizada do interior da estátua, feita de bronze. Nas imagens do scan, pode-se ver claramente os ossos da múmia, dispostas como se fossem da própria estátua.


Até setembro do ano passado, a múmia estava em exposição no Museu Drents, na Holanda. "Por fora, parece uma grande estátua de Buda", disse o representante do museu em um comunicado. "A digitalização mostrou o lado de dentro da estátua, e revelou que há em seu interior, uma múmia de um budista que viveu por volta do ano 1100."

Embora as informações acerca da múmia sejam ainda muito vagas, os investigadores cientificos que cuidam do caso afirmam que pode se tratar de um Sokushinbutsu, ou caso de auto-mumificação.


A estátua está atualmente em exposição no Museu Nacional de História Natural de Budapeste.

2 comentários: